02/06 – Webinar de Poesia Nacional com José Botelho e João Filho

José Botelho e João Filho

Galeria de Arte a Céu Aberto: 02/06 – Webinar de Poesia Nacional com José Botelho e João Filho. Foto: Divulgação.

 

A Galeria de Arte a Céu Aberto traz para o webinar de poesia nacional dois renomados nomes de jovens escritores e poetas. José Francisco Botelho, vencedor do Prêmio Jabuti e João Filho, vencedor do Prêmio Biblioteca Nacional em 2015.

 

José Francisco Botelho

 

Nasceu em Bagé (RS), em 1980. É jornalista, escritor e colabora em publicações como Superinteressante, Aventuras na História e Bravo! É Mestre em Letras pela UFRGS e autor do livro A árvore que falava aramaico, obra finalista do Prêmio Açorianos de Literatura/Conto de 2012. Ocupou-se da magistral tradução de Os contos da Cantuária, de Geoffrey Chaucer, para a coleção Penguin/Companhia das Letras, indicada ao prêmio Jabuti e já considerada uma referência contemporânea na tradução de Chaucer.

 

João Batista Fernandes Filho

 

Nasceu em Bom Jesus da Lapa (BA), em 1975, é um poeta, contista, tradutor e ensaísta brasileiro. Participou de algumas antologias, dentre elas: Terriblemente felices. Nueva narrativa brasileña, Emecé Editores, 2017, Argentina; 90-00: cuentos brasileños contemporâneos, Ediciones Copé, 2009, Peru; Geração Zero Zero, fricções em rede, Língua Geral, 2011, Brasil; Popcorn unterm Zuckerhut, Verlag Klaus Wagenbach, 2013, Alemanha.

 

Publicou Encarniçado, contos, pela Editora Baleia, em 2004, livro com recente tradução para o espanhol, editado no México, em 2015. Com Encarniçado. Obteve grande destaque individual na Festa Literária Internacional de Paraty de 2005. Contudo, voltou ao mercado editorial somente quatro anos mais tarde, com o livro de contos Ao longo da linha amarela, em 2009, dando sequência no gênero prosa com o volume de crônicas Dicionário amoroso de Salvador, editado pela Casarão do Verbo em 2014.

 

No gênero poesia, após uma estreia com o opúsculo As Três Sibilas, em 2009, publica A Dimensão Necessária pela Editora Mondrongo, 2014. O autor ganhou o Prêmio Alphonsus de Guimaraens de 2015, pela Biblioteca Nacional, por seu livro A Dimensão Necessária.

 

Para saber mais sobre a Galeria de Arte a Céu Aberto visite a página oficial e participe!!!

 

Acesse: www.alphalumen.org.br/galeria-de-arte-a-ceu-aberto