Alpha Lumen retoma as competições regionais de robôs no TECH CHALLENGES 2022

EVENTO OCORRERÁ NO DIA 13 DE AGOSTO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. FOTO: DIVULGAÇÃO

 

A 4 ª edição do Tech Challenges ocorrerá no dia 13 de agosto, no Centro da Juventude, em São José dos Campos. O evento é promovido pelo Instituto Alpha Lumen. Nele são reunidas competições de robótica educacional, com a finalidade de tornar o mundo da ciência e tecnologia mais acessível a estudantes e professores da rede pública do Vale do Paraíba e região, além de estimular as áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

 

“Estimamos a presença de mais de 1500 pessoas entre alunos e professores de escolas públicas e privadas que participarão das competições e suas famílias, além de moradores de São José dos Campos e região interessados no evento”, comentou a diretora e fundadora do Instituto Alpha Lumen, Nuricel Villalonga Aguilera.

 

O IV Tech Challenges será palco de etapa regional São Paulo (SP) da Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR), a qual reunirá 37 times compostos por alunos e professoras de escolas públicas e privadas. A intenção é criar um dia de desafios na área de robótica educacional.

 

Essa edição também abrigará a 3 ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar que contará com cerca de 150 alunos de escolas públicas e privadas do Vale do Paraíba e regiões próximas. A prática do xadrez tem uma presença muito forte em escolas da região.

 

 

ESPAÇO NERD

 

Esse é um dos espaços mais aguardados do evento, pois além das competições de robótica e xadrez, o IV Tech Challenges terá um espaço dedicado ao mundo geek, com atividades de, cubo mágico e exposição de games. Esse tipo de atividade está cada vez mais ligada a robótica educacional e ao universo virtual.

 

Durante o evento haverá arrecadação de alimentos não perecíveis a serem doados ao Fundo Social de São José dos Campos/SP, ação social sempre integrada aos projetos e eventos do Instituto Alpha Lumen.  Também haverá um posto de coleta de lixo eletrônico para descarte adequado.

 

Mais de 12 mil estudantes já participaram do Tech Challenges  nas edições anteriores 2017, 2018 e 2019. Nos anos de 2020 e 2021 não foram realizadas as edições devido à pandemia de Covid 19.

 

Tags :