Alpha Lumen comemora Dia Mundial do Livro da Unesco com incentivo à leitura

No último dia 23 foi comemorado o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, esta data foi uma escolha natural para a Conferência Geral da UNESCO, realizada em Paris em 1995, para prestar um tributo mundial a livros e autores nesta data, encorajando todos a terem contato com a leitura – a mais bela invenção para compartilhar ideias além das limitações humanas de espaço e tempo, bem como a força mais poderosas para a erradicação da pobreza e para a construção da paz.

 

Nova Biblioteca do Projeto Escola Alpha Lumen já conta com 5 mil livros.

 

E para comemorar juntamente com a UNESCO, o Instituto Alpha Lumen finalizou a sua nova biblioteca no Projeto Escola, retornou presencialmente com o CLUBE DO LIVRO e seguiu incentivado seus jovens escritores e leitores cada vez mais.

 

A Biblioteca Alpha Lumen é um resgate da literatura, do gosto pela leitura e neste momento de retorno pós-pandemia, nada melhor do que termos um espaço dedicado para todos que queiram colaborar, doar livros interessantes e ajudar nesta construção. “Os livros sempre foram minhas melhores companhias. Procuro mostrar para os aprendizes que ler não precisa ser ‘tarefa obrigatória’, mas momento de descontração, de descobertas. Por isso, compartilho com eles meu amor pela literatura com o “Clube do Livro” e os cuidados da nossa biblioteca. Tem dado muito certo!” comentou a professora Debora, responsável pelo Clube do Livro e pela organização da Biblioteca.

 

Voluntários, pais, professores sempre colaboram com doações de livros interessantes e coleções completas, mas lembrando que as doações devem ser alinhadas com o Projeto Escola antes de serem realizadas, pois o espaço físico da biblioteca precisa ser minuciosamente estudado para ocupação.

 

Um dos professores entusiasta da leitura e do universo dos livros é o poeta, crítico literário Emmanuel Santiago, Doutor de Literatura Brasileira pela USP. É autor de livros, incluindo Pavão Bizarro (Patuá, 2014). Emmanuel já ministrou palestra na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.

 

Doação da a coleção Percy Jackson que o professor Gabriel entregou para a Biblioteca – Foto: Arquivo IAL

 

Reconhecimento Internacional

 

A Fundação Edgar Morin com sede em Paris, na França emitiu um certificado de reconhecimento pelos trabalhos da Biblioteca da Alpha Lumen e os livros dedicado ao pensamento complexo, além disto, Edgar Morin e sua esposa Sabah realizaram uma doação de diversos livros do centenário filósofo que recentemente lançou mais uma obra.

 

Na Biblioteca Oficial do Projeto Escola Alpha Lumen temos um espaço reservado para a vida e obra de filósofos do Pensamento Complexo e diversos outros temas.

 

“Apoio calorosamente o Instituto Alpha Lumen fundada por Nuricel Villalonga Aguilera por iniciativa da biblioteca com livros de pensamento complexo.” Diz Edgar Morin.

 

Apoio ao talento

 

O Instituto Alpha Lumen segue apoiando o talento nos mais variados segmentos e vamos contar a história de pelo menos seis estudantes, Brunna Francielle, 15 anos, Maria Alice, 11 anos, Pedro Yamada 12 anos, Helena Yamada, 7anos, Sofia Toledo, 13 anos e Ana Cecília, 14 anos.

 

Uma das jovens apoiadas é Brunna Franciele, que está no 2º ano do Ensino Médio. A jovem escritora coleciona algumas importantes conquistas. Ainda criança, a estudante foi homenageada pela Câmara Municipal de São José dos Campos pelo primeiro lugar no Campeonato Arkos de Leitura, evento do qual ela participou por três anos consecutivos. Esta competição foi para alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de todo o país. No ano de 2014, com apenas 8 anos, a aluna conquistou o primeiro lugar, com 1.705 livros lidos durante a competição. Em 2015, ficou em segundo lugar, com 2.201 livros e em 2016 comemorou o primeiro lugar novamente, com 198 títulos lidos.

 

Em 2014, Brunna Francielle foi vencedora na categoria 3º ano individual. (Foto: Arquivo Pessoal / Jaqueline Silva)

 

Além disto, Brunna é campeã de leitura em competição on-line, concorreu com jovens de todo o país e por este feito recebeu o título Honras do município e do estado de São Paulo. Aos 11 anos integrou a seleção de autores na publicação da antologia “Eu Sou o Samba” da editora Litteris , em homenagem ao centenário do samba, sendo a escritora mais jovem a participar deste evento. O livro é composto por 54 textos assinados por autores de todo o Brasil e foi publicado no dia 31 de março em comemoração aos cem anos do samba. Brunna foi a única participante de São José dos Campos, além de ser a única criança a colaborar com o livro. A obra conta sobre sua paixão pelo samba e pela escrita.

 

A jovem escritora contou sobre suas inspirações. “De acordo com cada assunto eu pesquiso e leio outros livros, mas minha grande fonte de inspiração são os professores, em especial, a Sandra, que é muito companheira”, disse Brunna.

 

Ela é autora de dois livros, o primeiro Um Amor Platônico – O Mistério de uma vida” lançado aos 12 anos na FLIP – Feira Literária Internacional em Paraty/RJ em 2018 e “Um amor platônico – A Verdadeira História”, também participou da Bienal SP. A seleção se deu pela editora para publicar o livro na feira. O drama conta a história entre dois amigos e a protagonista é uma menina paraplégica.

 

O livro se desenvolve por meio de um mistério, que envolve dois amigos. A escolha da protagonista da narrativa é o destaque do drama. “Ela (menina) sofreu um acidente na infância e perdeu uma pessoa importante na família dela, nisso se desenvolve a história. Tem várias surpresas”, disse.

 

Brunna começou a escrever este livro quando tinha 10 anos e estava na quinta série do ensino fundamental de uma escola pública de São José. Na época, o trabalho tinha um limite de páginas, mas ela ultrapassou o número base e deu continuidade a história. Quando ingressou no Projeto Escola do Instituto Alpha Lumen ganhou mais incentivo e apoio. “Eu conversei com a professora e continuei escrevendo, pois a história não poderia parar aonde estava. Eu tive que pesquisar bastante além do que eu já tinha feito para deixar a história bem legal”, conta a estudante.

 

Em setembro de 2021, durante o encerramento da 7ª edição da FLIM, a Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha de São José dos Campos, a jovem escritora foi convidada para compor a mesa ao lado de convidados, em especial a presença do ícone da música e cultura brasileira, o sambista Martinho da Vila, além de ter sido destaque na chamada oficial do site do evento.

 

Brunna Francielle com Martinho da Vila durante a Live de encerramento (Foto: Reprodução Internet)

 

A mãe de Brunna, Jaqueline Moraes, relembra que a filha aprendeu a gostar de leitura aos 4 anos de idade, no início de sua alfabetização. A partir daí, Jacqueline uniu forças com os professores para incentivá-la a escrever. A aluna participou de diversos concursos e foi um deles que rendeu a publicação de seu texto neste livro.

 

“O apoio e a orientação dos professores sempre foi muito importante na preparação para as competições de literatura. Esses ensinamentos são fundamentais não só para esses concursos, mas também para a preparação psicológica e o amadurecimento na escrita de Brunna”, contou a mãe.

 

Hoje, aos 15 anos, é bolsista no Instituto Alpha Lumen, estudante do segundo ano do ensino médio. A jovem escritora já leu mais de 2100 livros.

 

 

Jovens Leitores assíduos

 

Quando tinha apenas 10 anos, Maria Alice conquistou algumas premiações por ser considerada uma leitora assídua e ela conta como se apaixonou por livros “Minha mãe é professora e lá em casa temos muitos livros, então desde pequena sempre gostei muito de livros” conta a jovem leitora.

 

A aluna conquistou uma medalha na Árvore do Livro, considerada a segunda maior leitora de São José dos Campos em 2021. Foram 437 livros lidos somente ano passado que rendeu um troféu pelo desempenho on-line.

 

Ela ingressou ano passado no Projeto Escola Alpha Lumen por intermédio do Clube dos Sonhos e conta que é apaixonada por leitura, mas também por artes, astronomia e matemática. Maria conta que  seus livros preferidos no momento são “Harry Potter e o Prisoneiro de Azkaban” faz parte da coleção Harry Potter, eu adorei o livro ele é muito detalhado e muito emocionante cheio de aventuras, mistério e viagem no tempo.” Outro livro que despertou interesse da tímida Marina Alice é  “Timmy Fiasco errar é humano” é o diário de um menino que é um detetive ele bem é ruim em resolver mistérios Timmy tem um urso polar que se chama Total e a empresa dele se chama Fiasco Total Ltda”.

 

A jovem Maria Alice orgulhosa da sua medalha da Árvore do Livro em 2021.

 

Já Pedro Yamada, 12 anos, foi considerado em 2018 como Honra ao Mérito por leitor assíduo na Biblioteca Cassiano Ricardo, em São José dos Campos, quando completava 50 anos.  Pedro conta que foi sua mãe Alyne que levou pela primeira vez na Biblioteca “Achei bem legal visitar pela quantidade de livros que tem no local”. Comenta o aprendiz que tem uma foto poster dedicado aos visitantes mais assíduos da Biblioteca na cidade.

 

Em 2018, Pedro Yamada aos 9 anos visitando a Biblioteca Cassiano Ricardo. (Foto: reprodução TV Vanguarda).

 

Seguindo os passos do irmão mais velho, Helena Yamada, 7 anos além de ser uma leitora assídua já escreveu seu primeiro livro “Felipe Cabrito” que tem um blogue personalizado e já foi baixado mais de 500 vezes.

 

Escoteira, sempre preocupada com a natureza, a jovem escritora entrou para o mundo letrado aos cinco anos de idade, além da leitura, Helena dá seus primeiros passos para ser uma violinista.

 

O livro pode ser baixado no helenayamada.blogspot.com gratuitamente.

 

Duas amigas de sala de aula, Sofia, 13 anos e Ana Cecília, 14 anos também são motivos de inspiração quando o assunto é amor pelos livros. Autora do poema Questionamentos da quarentena que concorreu na primeira edição do GALERIA DE ARTE A CÉU ABERTO 2021 com o tema “Quando tudo isto acabar” promovido pelo Instituto Alpha Lumen, Sofia Toledo também é uma leitora assídua e participa do Clube do Livros desde a sua formação.

 

Sofia teve contato com livros desde bebê, sua mãe lia para ela e contava história para que pudesse dormir. Ela tem um gosto eclético para livros, lê desde os clássicos como Dom Quixote e retrato de Dorian Gray, passando por ficção como Dunas e filosofia como o Mundo de Sofia, entre os outros gêneros.

 

Sofia diz “Eu gosto de ler porque com os livros eu entro e conheço esse outro mundo ainda desconhecido, conheço novos personagens, histórias e passo por aventuras que são impossíveis de acontecer em uma vida cotidiana”.

 

Sofia lendo seu livro atual com a sua biblioteca pessoal. Foto: Arquivo pessoal.

Já, a aprendiz Ana Cecília debutou na escrita com um poema em espanhol para Concurso Internacional de Escrita Criativa de Buenos Aires. O certame literário infanto-juvenil para estudantes do ensino básico fundamental e médio, promovido pelo projeto eModelNations com as escolas integrantes da redPEA. Essa rede reúne escolas do mundo todo associadas a Unesco e da qual o Projeto Escola Alpha Lumen faz parte.

 

O Alpha Lumen, além de estimular a participação de seus alunos em atividades humanitárias e de inclusão social, como diferenciais dentro da sociedade contemporânea.

 

Ana Cecília ganhou no requisito poesia sobre 5 mulheres da América Latina. Ela foi autora do poema em espanhol ‘Canarito’ e também o declamou em um vídeo enviado para a comissão julgadora do concurso. A orientação do trabalho da estudante foi da professora Ariane Alexandrina Nogueira.

 

Foram aceitos estudantes de 13 até 18 anos, que usam a palavra escrita para criar reflexões sobre a comunicação e a transmissão de conhecimento. O concurso constitui uma política pública de visibilidade de realidades dentro do universo feminino que, historicamente, foram ignoradas ou silenciadas.

 

Ela também se considera uma ótima leitura, já leu XIS livros e sempre tem incentivo a leitura em sua casa.

 

Ana Cecília durante a apresentação do poema para o Concurso Internacional. (Foto: Reprodução).

 


Veja mais:

alphalumen.org.br/aprendiz-do-projeto-escola-alpha-lumen-e-convidada-da-flim

g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/12/aos-8-anos-aluna-de-sao-jose-e-campea-nacional-de-leitura.html

www.flimsjc.com.br/page11.html

servicos2.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=26688

globoplay.globo.com/v/3806776

globoplay.globo.com/v/7099844

globoplay.globo.com/v/6907287

emodelnations.com/original-no-nativo-primer-puesto

alphalumen.org.br/alpha-lumen-tem-aluna-premiada-em-concurso-internacional-de-poesia

.

Tags :