Alpha Lumen realiza evento cultural e homenageia 100 anos de Edgar Morin

 

O Instituto Alpha Lumen, de São José dos Campos, homenageou o centenário do antropólogo, filósofo e sociólogo francês Edgar Morin com um grande evento cultural: a Galeria a Céu Aberto. Esse projeto promoveu espaços para a expressão artística por meio de desenhos, pinturas, fotografias e poesias em um formato que todos puderam ter acesso com segurança. A temática do concurso foi “Depois que Tudo Isso Acabar”.

 

O evento aconteceu entre os dias 25 e 27 de junho e contou com trabalhos de estudantes da rede pública local e a participação especial dos alunos da escola de Escola Primária de Seresse, em Quelimane, Moçambique.

 

Foto: Divulgação.

 

Na abertura da exposição o Instituto Alpha Lumen também fez uma homenagem ao poeta Bráulio Bessa, que está se recuperando da Covid-19.

 

Os muros do Projeto Escola do Instituto Alpha Lumen, no Jardim Esplanada, Rua Coronel Manoel Martins Júnior, se transformaram em verdadeiras paredes de galerias de arte. Além de painéis afixados, o público pode interagir com as obras por meio de um QR Code, que apresentava descrições das obras feitas pelos próprios autores.

 

A Galeria a Céu Aberto teve quatro categorias, a primeira com alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, a segunda com alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental, a terceira com estudantes do 9º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio e a última categoria aberta, de 18 anos de idade ou mais.

 

 

O tema foi escolhido pela crença no amanhã e na superação das dificuldades surgidas com a pandemia. O objetivo é estimular a sensibilidade e o fortalecimento da evolução pessoal e construção de uma sociedade melhor e mais reflexiva sobre a própria condição da vida.