AlphaCast – o podcast produzido pelos 5ºs anos

Foto: Divulgação.

 

O AlphaCast nasceu de uma ideia dentro das aulas de língua portuguesa, e no decorrer do ano letivo de 2021, foi amadurecendo até que as crianças, que tem entre 10 e 11 anos, colocaram no ar, em outubro, o primeiro programa totalmente produzido e editado por eles.

 

Todo o processo de estruturação do canal contou com o total protagonismo deles, que é uma das grandes marcas do Instituto Alpha Lumen. Para se ter uma ideia, eles criaram logo, nome e tudo muito democrático. Por meio de votação, as crianças escolheram o nome e o logo criados pelas turmas. E a cada novo episódio, há a reunião de pauta, é nesse momento que é decidido o assunto e quem será o convidado.

 

No primeiro episódio, foi decidido que seria uma apresentação da escola e do projeto e teve como entrevistada Maria Cristina Pavani, coordenadora do fundamental I do IAL. Na entrevista, ela aborda a importância do protagonismo do aluno no processo da construção do conhecimento. Essa entrevista foi gravada na escola com um celular.

 

Ao perceberem que a qualidade do áudio ficaria melhor gravando pela plataforma Zoom, optou-se, então, tornar padrão os encontros com os entrevistados de maneira remota, sendo assim, os aprendizes usam os equipamentos que possuem em casa.

 

Sobre a periodicidade dos programas, inicialmente, foi programado dois episódios por mês, entretanto, como tudo é um processo e nem sempre sai como o previsto, manteve-se um episódio por mês.

 

O foco do AlphaCast é fazer com que os aprendizes entrem em contato com os conteúdos curriculares de todas as disciplinas e desenvolvam habilidades como trabalho em equipe, oralidade, escrita, organização, planejamento, além descobrir o talento daquele aprendiz, que às vezes, em sala de aula, não teria a oportunidade e externalizar.

 

Para conhecer o resultado desse projeto, acesse o link:

https://soundcloud.com/alphinha-5o-ano

.