Após medalha de Ouro, time do interior do Nordeste sonha com prêmio máximo do Desafio APP

Quando seis jovens talentosos se reuniram virtualmente para se inscrever na OBT Olimpíada Brasileira de Tecnologia não imaginaram que chegariam tão longe na olimpíada. A Neurotechs representando a antiga escola Anexo Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães do Distrito de Caatinga do Moura, atual Escola Estadual de Jacobina, na Bahia, venceu a disputa entre os times das escolas públicas e conquistou a medalha de Ouro, juntamente com o time Mocha de Viçosa do Ceará/CE.

 

“Quando vimos a proposta da olimpíada pela primeira vez, ficamos encantados só de pensar em todo o desenvolvimento intelectual e social que a olimpíada poderia nos proporcionar. Nós nunca tínhamos visto uma olimpíada com uma preocupação social tão significativa a ponto de propor aos participantes a realização de um aplicativo que pudesse solucionar alguma problemática social. Então, isso foi algo que nos fez querer participar muito, porque, ao realizar algo que pudesse impactar positivamente diversos âmbitos da sociedade, nós conseguiríamos ter a completa realização de que estaríamos cumprindo a nossa missão no mundo”, salientaram os vencedores da OBT.

 

O projeto desenvolvido e inscrito pelo Neurotechs foi um aplicativo chamado SINENSI para tratamento de crianças com TDAH – Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. O aplicativo seria integrado ao tratamento terapêutico do diagnosticado. O TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida e diagnosticado somente por um médico e deve ser tratado de modo múltiplo, combinando medicamentos, psicoterapia e fonoaudiologia (quando houver também transtornos de fala e ou de escrita); orientação aos pais e professores e ensino de técnicas específicas para o paciente compõem o tratamento.

 

A equipe NeuroTechs está representando o Colégio Estadual de Jacobina e foi formada por seis jovens de cinco estados diferentes, Bahia, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, São Paulo e Paraná, de escolas rurais e estaduais que se uniram em um só propósito: construir uma solução criativa e inovadora para solucionar algum entrave social. Dessa maneira, os integrantes da equipe são estudantes que gostam muito de tecnologia e que sempre buscaram utilizar as ferramentas tecnológicas para o bem. Então, durante a pandemia, o contato do time foi completamente virtual, algo que demonstra que os jovens ultrapassaram as barreiras geográficas através da tecnologia e, com isso, conseguiram compartilhar diversos conhecimentos, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico.

 

Reuniões virtuais dos integrantes do time Neurotechs durante a OBT.

 

 

Pela equipe social integraram Yasmin Santos do Amorim, (17), Pedro Henrique de Oliveira, (17) Rocha e Ana Julia Santos Lopes, (16) cuidaram da parte social, da identificação do problema e a associação com os ODS da Agenda 2030 das Nações Unidas. A divisão das equipes foi uma parte bem interessante da olimpíada, porque os integrantes precisavam se autoconhecer para identificar quais eram as suas habilidades e em qual equipe cada componente gostaria de ficar.

 

Então essa etapa foi de imensa importância para os seus eles, porque foi possível conhecerem mais sobre o universo da Agenda 2030 das Nações Unidas, compreendendo a importância dos seus objetivos para que as pessoas tivessem acesso a uma vida justa e digna, ou seja, para que elas consigam viver com o básico inerente a existência como sociedade. “Pensar na realização de um projeto que solucionasse uma problemática presente na Agenda fez com que nós analisássemos com um olhar mais crítico os entraves do cotidiano social.” Eles escolheram trabalhar com os ODS 3. Saúde e Bem Estar e ODS 4. Educação de Qualidade.

 

Já na equipe de matemática os integrantes foram a Érika Ellen Sousa Bernardo (18), João Augusto Coelho Chagas e Isabelle Rosvadoski Nofre (17) que dedicaram a conquista do Ouro no apoio da escola e da professora orientadora “O apoio da professora responsável foi importante durante a nossa trajetória, visto que foi por causa de toda a orientação e disponibilidade da professora que nós conseguimos ter um bom direcionamento.”

 

Eles contam que ficaram surpresos com a primeira colocação numa olimpíada tão complexa e disputada. “Nós ficamos muito surpresos e felizes com a medalha de ouro, porque sabíamos que essa conquista tinha sido resultado de todas as madrugadas, feriados e finais de semana que passamos nos dedicando ao projeto.”

 

Os jovens contam que a parte mais criativa de todo o processo do time foi o brainstorming de ideias para montar o app, porque foi preciso um aprofundamento de conhecimento sobre diversos conceitos importantes para a construção do aplicativo, como por exemplo: análise do público alvo, pesquisa sobre quais seriam as funcionalidades cientificamente eficazes, gamificação para ajudar na jornada do usuário e entre diversos outros.

 

A etapa foi interessante, porque foi nela que obtiveram diversos conhecimentos através dos materiais disponibilizados pela OBT, já que foi apresentado conceitos imprescindíveis sobre o diagrama de ishikawa, softwares de prototipação, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e soft skills.

 

O time Neurotechs entende que existe uma ausência de aplicativos e divulgações que alinhem tecnologia com TDAH “muitas pessoas desconhecem a importância de falar sobre as dificuldades enfrentadas por crianças com TDAH. Ademais, não há tanta divulgação sobre a eficácia de metodologias gamificadas e lúdicas integradas ao tratamento terapêutico.” e complementam que “parte da sociedade apenas enxerga os jogos como atividades sem fins educativos e ainda apresentam um preconceito quanto a utilização delas.”

 

Além da medalha de ouro conquistada, o time Neurotechs ficou com o Top 9 de melhor vídeo produzido para a OBT. Confira o vídeo no canal de youtube criado pelo time.

 

 

O time desembarca em São Paulo no dia 18 de julho com destino a cidade de São José dos Campos para participar da Mostra do Desafio APP no Hotel Nacional Inn e participar da Semana da Escola Avançada de Tecnologia.

 

Durante uma semana eles representarão a Escola Estadual de Jacobina/BA juntamente com centenas de outros jovens de várias localidades brasileiras nas atividades desenvolvidas pela organização, tais como oficinas, tour tecnológico na região, apresentação dos aplicativos aos especialistas. O evento encerra dia 23 de julho no auditório do ITA Instituto Tecnológico Aeronáutica.

 

O vencedor do Desafio APP garante o prêmio máximo da competição, uma viagem ao Estados Unidos para participar de atividades no MIT Massachusetts Institute of Technology, em Cambridge.

 

Para conhecer mais sobre o trabalho do time Neurotechs acesse:

Facebook: www.facebook.com/profile.php?id=100076286332875

Instagram: www.instagram.com/sinensi.tech

Youtube: www.youtube.com/channel/UCKeh2citHyPdQZm409njcbg

 

 

Superando obstáculos

 

Um dos primeiros desafios do time Neurotechs foi a composição dos integrantes visto que todos os alunos quase não tiveram incentivo em suas respectivas escolas. “Ficamos em plena felicidade quando lá no início da inscrição tinha a possibilidade de integrantes de escolas mista. Como somos todos de escolas públicas, estaduais, rurais a gente desejava muito participar da OBT”

 

Ana Julia por exemplo veio da Escola Rural de Parnamirim, Rio Grande do Norte e fez parte da equipe social, ela conta que trabalhou duro para que a distância não atrapalhasse. “Estávamos todos em confinamento mesmo e creio que todos os participantes tiveram que se ajustar para conseguir dar conta, foi uma olimpíada bem intensa e com muitos detalhes”

 

Ela só garantiu presença na Semana da Escola Avançada muito tempo depois. “Fiz vaquinha, arrecadei recursos das mais variadas formas e estou repondo os valores investidos em mim. É uma grande oportunidade na minha vida. Agradeço demais ao Alpha por tudo que está fazendo por nós”

 

 

 

 

Ana Julia fez vaquinha pela internet para conseguir parte da sua passagem aérea.

 

A aluna Yasmim e a professora Cardíria foram contempladas pela organização, assim como vários outros representantes das escolas públicas. Mesmo assim, elas separaram os prêmios recebidos pela conquista da medalha de ouro e compartilharam com os outros integrantes, além de arcar com outras despesas da viagem.

 

“A Sinensi é uma conquista pessoal para todos da equipe, estamos muito felizes em poder entregar um aplicativo que futuramente irá ajudar muitas crianças com TDAH.”

 

 

 

João Augusto que vive no interior da Bahia também conseguiu sua passagem numa empreitada pessoal de arrecadação de milhas e já garantiu presença no evento.

 


Pedro Henrique que estará na capital paulista em julho também marcou presença e virá via terrestre.

 

Único paulista do time Neurotechs, Pedro Henrique estuda na Escola Estadual Isaí Leirner, zona leste da capital paulista, na Vila Invernada.

 

O time Neurotechs contou com os seguintes integrantes e suas respectivas escolas:

 

Ana Julia Santos Lopes – Escola Rural de Jundiaí – Parnamirim/RN

Yasmin Santos do Amorim – Escola Estadual Jacobina – Distrito de Caatinga/BA

Pedro Henrique de Oliveira – Escola Estadual Isaí Leirner – São Paulo/SP

Érika Ellen Sousa Bernardo – CEMEIT -Taquatinga/DF

João Augusto Coelho Chagas – EPG Vitória da Conquista/BA

Isabelle Rosvadoski Nofre – Colégio Santa Olga – Ivaiporã/SP

Profa. Cardíria Monte da Cruz Silva – Escola Estadual Jacobina – Distrito de Caatinga/BA

 

Alpha Lumen organiza a Semana da Escola Avançada de Tecnologia em julho

 

Desafio APP da OBT.

 

Devido a pandemia com a variante Omicron, o Instituto Alpha Lumen, ONG de Impacto Social, prorrogou a data da Semana EAT de janeiro para julho. Será um dos mais impactantes eventos para alunos das escolas públicas e privadas e que abrange estudantes de todo o país no segmento de tecnologias de ponta.

 

Trata-se da Semana da Escola Avançada da Tecnologia, que acontecerá entre os dias de 18 a 23 de julho, em São José dos Campos. Neste encontro haverá um circuito de palestras com profissionais da área tecnológica, diversas oficinas e talk shows. Logo na abertura serão apresentados cerca de 20 projetos de vários grupos integrantes do evento.

 

No circuito de palestra haverá, inclusive, exposições com integrantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ambos parceiros na constituição do evento.

 

A semana já tem confirmado a presença de 21 times, formados por professores e alunos, de 12 escolas privadas e 9 públicas de diversas partes do país.

 


A OBT – Olimpíada Brasileira de Tecnologia tem o apoio e parceria com a STONE e CLOUDWALK.