Conexões 2020

PALESTRA MAGNA:

E. Jean Gubbins

(participação especial)

Um olhar mais atento às características dos alunos com superdotação e talentos

É Professora do Departamento de Psicologia Educacional da Universidade de Connecticut. Por meio de subsídios do Departamento de Educação dos Estados Unidos para o National Research Center on the Gifted and Talented (NRC/GT), a Dra. Gubbins implementou estudos de pesquisa com foco nas estratégias e práticas curriculares em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) para o Ensino Médio, educação em leitura e matemática no ensino fundamental, e desenvolvimento profissional e pedagogia de educação de superdotados para todos os alunos. Atualmente, é Diretora Associada do novo centro financiado por doações, National Center for Research on Gifted Education (NCRGE) da Universidade de Connecticut, com foco em práticas exemplares de identificação e programação para alunos superdotados e talentosos de grupos sub-representados. Ela é a pesquisadora principal do programa Thinking Like Mathematicians: Challenging All Grade 3 Students (Pensando como matemáticos: desafiando todos os alunos da 3ª série – trad. Livre) e co-pesquisadora principal do Project BUMP UP: Building Up Mathematics Proficiency Utilizing Push-in (Notificações Push são mensagens e alertas recebidas nas telas iniciais dos seus dispositivos). Ambos os projetos de pesquisa são financiados pelo Programa de Educação de Superdotados Jacob K. Javits. A experiência da Dra. Gubbins em avaliação de programas permitiu que ela conduzisse mais de 45 avaliações de programas para distritos escolares em todo o país e implementasse avaliações integradas de alfabetização e artes para organizações sem fins lucrativos. Seus interesses de pesquisa, avaliação e ensino derivam de experiências anteriores como professora de sala de aula, professora de alunos superdotados e talentosos, consultora de avaliação e desenvolvedora profissional. Ela ministra cursos de pós-graduação em educação de superdotados e desenvolvimento de talentos relacionados à identificação, programação, desenvolvimento de currículo e avaliação de programas. Artigos, capítulos de livros, livros editados e um e-book destacam a variedade de tópicos que ela aborda no campo da educação de superdotados e talentosos. Clique aqui para saber mais sobre suas publicações.

E. Jean Gubbins

MODERADORA:

Ângela Virgolim

Possui graduação e Mestrado em Psicologia, ambos pela Universidade de Brasília. Obteve seu PhD em Psicologia Educacional pela University of Connecticut (Uconn) nos EUA, especializando-se, nesta universidade, em Psicologia da Superdotação pelo National Research Center on Gifted and Talented (hoje Renzulli Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development). É atualmente professora adjunta do Departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB) do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Foi sócia fundadora e primeira presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação – ConBraSD, Editora-Chefe da Revista Brasileira de Altas Habilidades/Superdotação e é atualmente presidente desta instituição. Fez pós-doutorado na área de testes psicológicos no Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas da PUC-Campinas. Sua produção bibliográfica versa principalmente sobre os temas relacionados à inteligência, motivação, criatividade e superdotação. Recebeu o Prêmio Jabuti 2015 na categoria Educação e Pedagogia pela obra organizada “Altas Habilidades/Superdotação, inteligência e criatividade”, Ed. Papirus. É CO do Instituto Virgolim para as Altas Habilidades e Superdotação em Brasília, DF. Clique aqui para saber mais sobre suas publicações.

FÓRUM INTERNACIONAL DE SOLUÇÕES EM EDUCAÇÃO E O CONGRESSO NACIONAL EM ALTAS HABILIDADES JUNTOS EM 2020!