De olho no futuro, equipe cearense vibra com a participação na OBT

Time do Colégio Militar Escritora Rachel de Queiroz conquistou o Bronze na Olimpíada. Foto: Divulgação.

 

Uma das principais motivações do grupo composto por quatro alunas do 8º ano, Cecília Goes, Érila Gomes, Mariana Jenniffer e Yasmin Silva e mais dois reforços dos alunos do novo ano, João Davi e Otávio Augusto foi a atividade ser em grupo o que proporcionou a troca de conhecimento e desenvolveu empatia entre os alunos.

 

O fato de ser da primeira edição de uma nova olimpíada, o que representou um desafio especial com estímulo ao estudo da matemática de forma diferenciada possibilitando concorrer a medalhas e prêmios com equipes de todo o Brasil também foi destacado pelos membros do time Firemath.

 

Os alunos já se conheciam de projetos anteriores, como os clubes de robótica e astronomia do colégio, além de serem participantes frequentes de olimpíadas. O entrosamento prévio e a diversidade de conhecimentos em diferentes áreas dos participantes predispunham o time a um ótimo trabalho conjunto.

 

Foto: Divulgação.

 

Os jovens contam que ficaram felizes com a notícia da medalha “Foi uma boa surpresa para a equipe, depois de duas etapas de diferentes assuntos, e todos ficaram felizes com a conquista. A escola participa de olimpíadas de diversas olimpíadas, como OBA, ONC, OBR, ONHB, ONEE, Canguru, OBMEP, OBI etc.”

 

Para participar eles formaram um time bem unido, dividindo as atividades para o grupo de pesquisa/matemática e o grupo social. “A união da equipe foi tranquila, pois os alunos já eram colegas. A divisão dos grupos foi de acordo com as preferências dos alunos e as habilidades demandas pela olimpíada. As soluções do problema apresentado foram pensadas em equipe.”

 

Os alunos comentaram da importância do apoio do colégio e também a participação e orientação do professor “O professor sempre compartilhava informações sobre a olimpíada, conversava bastante com os alunos e estimulava a melhor consecução dos desafios”

 

Eles contaram que a escola sempre apoia e incentiva os alunos a participarem de olimpíadas e o clube de robótica do colégio auxiliou no projeto final e quando souberam do avanço para a segunda fase, o time iniciou reuniões para realizar as atividades propostas pelo Instituto Alpha Lumen, tendo vários momentos criativos de pesquisar juntos. “tivemos um momento criativo de pesquisar e juntar ideias, um momento de agitação com risadas e debates.”

 

O time Firemath não estará presente da Semana da Escola Avançada de Tecnologia pois o evento é voltado somente para os inscritos no nível 2, ou seja, nível médio que concorrem ao Desafio APP. Quem for o grande ganhador visitará a sede do MIT nos Estados Unidos para uma série de atividades educacionais.

 

Foto: Divulgação.

.


Alpha Lumen organiza a Semana da Escola Avançada de Tecnologia em julho

 

Devido a pandemia com a variante Omicron,o Instituto Alpha Lumen, ONG de Impacto Social, prorrogou a data da Semana EAT de janeiro para julho. Será um dos mais impactantes eventos para alunos das escolas públicas e privadas e que abrange estudantes de todo o país no segmento de tecnologias de ponta.

 

Trata-se da Semana da Escola Avançada da Tecnologia, que acontecerá entre os dias de 18 a 23 de julho, em São José dos Campos. Neste encontro haverá um circuito de palestras com profissionais da área tecnológica, diversas oficinas e talk shows. Logo na abertura serão apresentados cerca de 20 projetos de vários grupos integrantes do evento.

 

No circuito de palestra haverá, inclusive, exposições com integrantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ambos parceiros na constituição do evento.

 

A semana já tem confirmado a presença de 21 times, formados por professores e alunos, de 12 escolas privadas e 7 públicas de diversas partes do país.

 


A OBT – Olimpíada Brasileira de Tecnologia tem o apoio e parceria com a STONE e CLOUDWALK.


.