Estudantes da Alpha e da EE Matarazzo se unem no projeto de Iniciação Científica do ICT/UNESP

Difusão do conhecimento científico sobre ciências da saúde se utiliza de plataforma 3D com avaliação de estímulo gerado pela mídia social

.

Maria Filomena (UNESP), Julia Beatriz (UNIVAP), Ana Cecília (Projeto Escola Alpha Lumen), Juliana Pires (ALPHA LUMEN), Evellyn Gabrielli (E.E. Matarazzo e Marília Gabriela (UNIVAP). Foto: Pedro Ivo/IAL.

 

Estudantes do Projeto Escola do Instituto Alpha Lumen, em parceria com os alunos da rede pública, de São José dos Campos, retomaram em janeiro de 2023 as atividades do Projeto Vitalis, que é desenvolvido juntamente com a UNESP (Universidade Estadual Paulista) com apoio do CNPQ e a parceria da UNIVAP.

 

Trata-se de um projeto de Iniciação Científica PIBIC Ensino Médio . que tem como objetivo despertar a vocação científica na área da saúde e incentivar potenciais talentos entre jovens do ensino médio.

 

No planejamento do Vitalis há diversas ações, desde encontros semanais para difusão do conhecimento científico sobre ciências da saúde utilizando a Plataforma Multidisciplinar 3D (CSANMEK) até análises dos dados gerados e divulgados em redes sociais. Serão 52 semanas de atividades.

 

Entre os programas disponíveis na plataforma estão:  Atlas Anatômicos 3D com mais de 3000 estruturas identificadas e interativas; Atlas Fisiológico com interação em 3D; Atlas de Sistema Circulatório 3D, com movimentação cardíaca; Banco de dados para visualização com mais de 400 Lâminas de Histologia, Patologia e Parasitologia.

 

A Plataforma SENSE 3D CSANMEK foi obtida por recursos provenientes da parceria entre a UNESP, por meio de sua Pró-reitoria de Graduação (Prograd), e o banco espanhol Santander, que lançaram o Centro de Recursos de Ensino, Aprendizagem e Inovação (CREAI), visando promover inclusão digital e aprimorar intercâmbio virtual para ampliar as oportunidades de formação inovadora de discentes.

 

As ações são tão amplas que podem se utilizar dos conhecimentos gerados – principalmente – nas disciplinas de Anatomia Humana e Animal, Fisiologia, Histologia, Biologia Celular entre outras. E com isso criar conteúdo que estarão disponíveis aos estudantes de nível de ensino médio. Esse compartilhamento ocorrerá por meio das mídias sociais.

 

“A interdependência entre as áreas da comunicação, educação, pesquisa e saúde faz com que o pensar sobre a educação na área da saúde e consequente promoção dela, através da pesquisa e da educação de uma forma abrangente, esteja relacionado aos meios de comunicação.”

 

Com o crescimento da influência dos meios digitais, principalmente durante o período de ensino através da Internet, surgiu a necessidade de se estudar meios e formatos para estimulação da busca do conhecimento e conscientização sobre conteúdos adequados ao público jovem sobre ciências da saúde, através da mídia social. O papel da Universidade é realizar pesquisa em alto níve l científico, mas também atuar na sociedade estimulando potenciais jovens cientistas.

 

“Escolhemos o Instagram @icem.vitalis, rede social online de compartilhamento de conteúdo, como ponto de partida justamente pelo grande alcance. Com usuários diversos, a plataforma traz eficiência ao projeto.”

 

Julia Beatriz (UNIVAP), Ana Cecília (Projeto Escola Alpha Lumen), Evellyn Gabrielli (E.E. Matarazzo). Foto: Pedro Ivo/IAL.

 

SOBRE VITALIS

 

Esse é um projeto composto por jovens estudantes do ensino médio ( E E Prof. Benedito Matarazzo e Instituto Alpa Lumen)  e professores orientadores do ICT/UNESP/SJC e do Instituto Alpha Lumen.

 

O objetivo é criar conteúdo gratuito gerado por meio de programas adquiridos pela Unesp que permitem por meio de uma plataforma 3D interativa a visualização desde o nível celular até o anatómico, passando pela fisiologia dos diversos sistemas do corpo humano. E com isso estimular os jovens a se interessarem pela pesquisa na área da saúde.

.

 

Participantes:

 

Maria Filomena Rocha Lima Huhtala (mf.huhtala@unesp.br) – Professora da Disciplina de Dentística do ICT/Unesp/SJC (coordenadora)

 

Marília Gabriela de Oliveira Lopes – Professora da Disciplina de Anatomia Humana da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) (mariliaorto@gmail.com(colaboradora)

 

Juliana Alves Pires Biscuola Docente da área de Ciências Biológicas, Coordenadora Pedagógica e Orientadora de projetos do Instituto Alpha Lumen juliana@alphalumen.org.br)

 

Lucas Gabriel Costa – Coordenador de projetos do Instituto Alpha Lumen (lucasgabriel@alphalumen.org.br(colaborador)

 

Julia Beatriz Alves da Silva, 7º período do curso de graduação em Biomedicina na Faculdade de Ciências da SaúdeUNIVAP (colaboradora)

.

 

Estudantes:

 

Ana Cecília Magalhães Diniz, 1º ano do Ensino Médio do Ensino Médio do Instituto Alpha Lumen (Iniciação Científica CNPq S/B)

 

Júlio César Dos Santos Neto, 1º ano do Ensino Médio do Instituto Alpha Lumen (Iniciação Científica CNPq S/B)

 

Evellyn Gabrielli Teixeira Panzan, 1º ano do Ensino Médio da escola EE Deputado Benedito Matarazzo (Iniciação Científica  com bolsa CNPq)

 

Yasmin Khiara Vaz dos Santos, 1º ano do Ensino Médio da escola EE Deputado Benedito Matarazzo (Iniciação Científica  com bolsa CNPq)

 

Utilização da plataforma 3D CSANMEK pelos estudantes do Projeto Vitalis Foto: Pedro Ivo/IAL.

.

Tags :