Estudantes do Projeto Escola Alpha Lumen recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia

A premiação da 23ª OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) 2020 foi realizada no dia 30 de junho de 2021, no Parque Tecnológico de São José dos Campos. O evento foi efetuado através de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a prefeitura.

 

O Projeto Escola do Instituto Alpha Lumen (IAL) incentiva e prepara seus estudantes para as Olimpíadas do Conhecimento. Na última edição da OBA de 2020, que teve sua premiação em 2021, os estudantes do Alpha Lumen conquistaram 137 medalhas entre ouro, prata e bronze.

 

Ministro Marcos Pontes participa de entrega de medalhas junto do prefeito Felício Ramuth. Foto: Divulgação.

 

A cerimônia teve a participação de 300 alunos de escolas públicas e privadas, sendo que 51 deles são do IAL. O evento contou com a participação de autoridades, como o ministro Marcos Pontes, o prefeito Felício Ramuth (PSBD), familiares de estudantes e professores.

 

As atividades da OBA e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) são abertas às escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para estudantes do primeiro ano do ensino fundamental ao último ano do ensino médio.

 

Medalhas comemorativas da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) 2020. Foto: Divulgação.

 

A Olimpíada de Astronomia tem como objetivo principal incentivar o estudo de disciplinas como astronomia, matemática, física e geografia. Um dos objetivos é despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia, abrindo as portas para o campo da astronomia teórica e prática.

 

 

Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes esteve presente durante a cerimônia. Foto: Divulgação.