FAQ - Perguntas Frequentes

Aqui estão as perguntas mais frequentes sobre o Instituto Alpha Lumen e o Projeto Escola. Se, ainda assim, houver alguma dúvida que não foi respondida nesta página, entre em contato conosco.

SOBRE O INSTITUTO ALPHA LUMEN

O Alpha Lumen é uma ONG ou uma escola?

O Alpha Lumen é uma ONG sem fins lucrativos, que desenvolve uma série de projetos educacionais para contribuir com a educação brasileira, principalmente a pública. Entre os muitos projetos realizados, um deles é o projeto escola Alpha Lumen para lideranças e altas habilidades, que também é sem fins lucrativos. Neste projeto, além de 70% dos alunos possuírem algum tipo de bolsa e serem egressos da escola pública, é desenvolvido um trabalho de pesquisa educacional focado em altas habilidades.

Quais são os projetos do Alpha Lumen?

Os maiores projetos da instituição são ligados aos eixos de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), Artes e Socioemocional. Todos eles se conectam por serem direcionados à busca de soluções para a educação pública do Brasil. Anualmente esses projetos impactam cerca de 20 mil pessoas.

O que é o Clube dos Sonhos?

O Clube dos Sonhos é o programa de bolsas do IAL. Mais informações “aqui”.

Quem idealizou o Alpha Lumen?

O Alpha Lumen foi fundado pela física e astrônoma Nuricel Aguilera. Leia mais “aqui”.

Quem pode fazer doação de Imposto de Renda para o Alpha Lumen?

Todos podem, tanto empresa quanto pessoa física. Leia mais aqui (direcionar para doações) ou nos envie um e-mail para doe@alphalumen.org.br

O Instituto Alpha Lumen é certificado?

Sim, possuímos dezenas de certificações pedagógicas, financeiras e de complience. Também somos auditados pela Ernst Young. Saiba mais “aqui”.

Sou educador e quero divulgar a Alpha para meus alunos de escola pública. Como funciona?

Ficaremos muito felizes em contribuir com seu trabalho. Envie a sua proposta para o e-mail yuri@alphalumen.org.br que retornaremos o contato.

Vocês aceitam doações de materiais para projetos e atividades que desenvolvem?

Sim, aceitamos! Todo apoio será muito importante, mudaremos vidas juntos. Para fazer uma doação recorrente, clique aqui.

Quero replicar as iniciativas da Alpha em minha localidade? Como posso fazer isso?

Envie um e-mail para projetos@alphalumen.org.br

Posso ser apoiador do Clube dos Sonhos e custear um aluno que gostaria de trazer para a Alpha?

Sim, você pode ser apoiador no Clube dos Sonhos, mas todos os alunos precisam participar do mesmo processo seletivo. Você pode nos indicar algum e depois apoiar. Para saber mais clique aqui ou envie um e-mail para doe@alphalumen.org.br!

Gostaria de ajudar institucionalmente a Alpha? Como funciona?

Para parcerias com empresas e fundações, temos um setor inteiramente dedicado (inclusive para confecção de relatórios de impacto e acompanhamento de projetos), nosso e-mail é projetos@alphalumen.org.br

Sou gestor público e tenho interesse por convênios ou parcerias. Como posso entrar em contato?

Pelo e-mail projetos@alphalumen.org.br

Sou pesquisador e gostaria de tomar informações de publicações técnicas produzidos pela entidade. Onde posso encontrar este material?

Envie um e-mail para projetos@alphalumen.org.br

Quero trabalhar na Alpha, para onde envio o meu currículo?

Envie e-mail para financeiro@alphalumen.org.br

Não encontrei minha pergunta aqui, o que eu faço?

Envie um e-mail para contato@alphalumen.org.br ou doe@alphalumen.org.br que responderemos assim que possível.

SOBRE O PROJETO ESCOLA

Como faço matricular meu filho no Projeto Escola?

Independente da sua renda familiar, possuímos um processo seletivo único (mas que reserva 70% das vagas para crianças de família de vulnerabilidade social). A inscrição pode ser feita aqui. As crianças de famílias que precisam de algum tipo de bolsas devem credenciar-se pelo Clube dos Sonhos.

O ensino no projeto escola é gratuito? É uma entidade pública?

Não, o Alpha Lumen é uma entidade privada, porém, sem fins lucrativos: uma ONG. Não recebemos repasses diretos do poder público e não fizemos parte, de qualquer forma, da administração pública nem da prefeitura. O ensino no projeto escola pode ser gratuito para quem é aporte do Clube dos Sonhos. Todos os outros aprendizes fazem contribuições para instituição.

O ensino do projeto escola é reconhecido pelo MEC?

Sim.

O projeto escola Alpha Lumen é uma escola para gênios?

Não, não é.... O Projeto escola Alpha Lumen é um núcleo de pesquisa em altas habilidades. Isso significa que alguns dos nossos aprendizes (como chamamos nossos alunos) possuem altas habilidades (que eram chamados de “gênios” no passado). Essa pesquisa é toda voltada para encontrar soluções inovadoras para os problemas educacionais brasileiros, em particular, para o ensino para crianças com altas habilidades na rede pública.

O projeto escola tem “ranking” ou visa a aprovação em vestibulares?

Acreditamos em uma educação muito mais ampla do que algo voltado para o vestibular. Mas sim, temos excelentes resultados também sob essa métrica, tradicionalmente nosso projeto escola fica entre os primeiros colocados do ENEM do Vale do Paraíba e região. Somos, por exemplo, a maior nota de matemática (e uma das maiores do estado).

Vocês aceitam alunos de fora da localidade do projeto escola?

Sim, aceitamos através do Alpha Online. Descubra aqui.

Não encontrei minha pergunta aqui, o que eu faço?

Envie um e-mail para contato@alphalumen.org.br ou doe@alphalumen.org.br que responderemos assim que possível.

CONTATO

Fale Conosco