Fernando Anitelli é o escolhido para ser homenageado na 2ª Galeria de Arte Alpha Lumen

Poeta e cantor foi o fundador da Banda OTM – O Teatro Mágico em 2003.

 

 

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Alpha Lumen, ONG de Impacto Sociai traz o projeto GALERIA DE ARTE À CEU ABERTO, um espaço dedicado à expressão, por meio da arte, dos anseios e desejos de um porvir se restrições e pandemia.

 

As linguagens artísticas são as mesmas do ano passado, ou seja, Poesia, Fotografia, Desenho e Pintura. Em 2021 me mensagem foi “Depois que tudo isto acabar” onde a ideia principal era entender o que crianças, jovens e adultos estavam pensando e desejando para o futuro. Foram inúmeras obras inscritas de todo o Brasil e de Moçambique que podem ser acessadas pelo portal da Alpha Lumen. Ano passado o artista escolhido para a homenagem foi o poeta Braulio Bessa.

 

Este ano o artista escolhido para ser homenageado foi o paulista Fernando Anitelli, fundador da trupe O Teatro Mágico.

 

Foto: Divulgação de Internet

 

 

A narrativa deste ano por sua vez é “Reconectar, Ressignificar para Construir” onde desejamos ampliar o olhar nesta mudança do ano passado para cá por intermédio das expressões e linguagens artísticas.

 

Natural de Presidente Prudente, Anitelli brincava na pré-adolescência com arranjos e melodias. Formou a primeira banda ao entrar na faculdade de Comunicação Social, a Madalena 19, que considera sua primeira fase de amadurecimento musical. Foram quase dez anos de ensaios e apresentações de pequeno porte, mesclados à experiência como ator, trabalhando com diretores como Oswaldo Montenegro, Ismael Araújo e Caio Andrade.

 

A criação da trupe O Teatro Mágico se deu em 2003. O projeto é inspirado no livro “O Lobo da Estepe”, do escritor alemão Hermann Hesse, de onde também originou-se o nome do primeiro álbum, Entrada Para Raros, lançado em dezembro daquele ano. Com integrantes maquiados e vestidos de palhaço, a banda reúne elementos do circo, teatro, poesia, literatura, política e do cancioneiro popular. A discografia seguiu com mais quatro discos de estúdio e outros três álbuns gravados ao vivo. Em 2011, Anitelli lançou seu primeiro trabalho musical solo, As Claves da Gaveta, que reúne antigas composições próprias. A Trupe é uma das pioneiras do Brasil a disponibilizar músicas para download gratuito.

 

Foto: Divulgação de Internet

 

 

O Teatro Mágico é uma mistura de circo, poesia e discussões políticas, que debate temas como arte e cultura. Atualmente, Fernando também tem um trabalho solo chamado “Fernando Anitelli Trio”.

 

 

Para o Portal Infont recentemente, Anitelli comentou como nasceu o Fernando Artista “Bom, o artista surge na minha infância. Música, teatro, fazer vozes, sempre foram coisas que sempre gostei. Sempre gostei de estar nesse cenário lúdico. Na escola eu já participava de tudo que tinha a ver com música, teatro, inclusive eu até tinha uma banda. Foi na universidade que tive a oportunidade de conhecer excelentes profissionais que caminharam comigo em uma banda que durou 10 anos e se chamava Madalena 19, o Danilo Souza e o Ivan Parente. Quando a banda acabou, resolvemos criar um projeto que misturava tudo que a gente mais gostava, tudo que acontecia em um Sarau, música, teatro, poesia e foi assim que a Trupe Teatro Mágico foi surgindo. Criamos personagens que não são superiores, personagens que interagem de forma que dá a plateia a mesma importância de quem está no palco.”

 

No Projeto Escola do Instituto Alpha Lumen também é incentivada a exploração de várias artes nos mais encantadores projetos, tais como Jornadas das Humanidades, Alpha Em Canto, Show de Talentos, Canto e Coral, Orquestra entre outras atividades.

 

A 2ª edição da Galeria a Céu Aberto, promovida pelo Instituto Alpha Lumen, ocorrerá entre os dias 26 a 30 de maio em São José dos Campos. As inscrições estarão abertas para interessados de todo o Brasil pelo site da entidade, entre os dias 28 de abril até 30 de maio. Os trabalhos escolhidos serão expostos nos muros do Projeto Escola da instituição e os vencedores serão premiados. A divulgação dos nomes ocorrerá no dia 04 de junho, às 10 horas, pelo Zoom.

 

Foto: Divulgação de Internet

 

 


 

Tags :