Instituto Alpha Lumen celebra a arte e a vida em mostra cultural

Depois que tudo isso acabar

Inscrições abertas até 05/06 com exposição de 18 a 20 de junho. Foto: Divulgação.

 

Traga a sua obra. As mais apreciadas pelo público vão ganhar muitos prêmios!

 

A superação desses tempos de pandemia com arte e criatividade. A proposta inovadora e ousada vem da ONG Instituto Alpha Lumen (IAL), com sede em São José dos Campos, que abriu as inscrições para a mostra de artes A Galeria a Céu Aberto sob o tema “Depois que tudo isso acabar”. Entre maio até a primeira semana de junho, estudantes de todo o país poderão inscrever seus trabalhos na primeira edição do projeto.

 

A proposta é criar uma galeria que qualquer pessoa possa ter acesso com segurança, por isso a céu aberto e sem perigo de aglomeração. O regulamento com as normas e a ficha de inscrição se encontra disponível do site do Instituto Alpha Lumen. Essa edição inicial já terá uma participação internacional que virá de estudantes de escolas públicas de Moçambique.

 

Segundo a direção da Alpha Lumen, a galeria é um movimento cultural para promover a expressão artística, seja por meio do desenho ou pintura, da poesia ou da fotografia, em murais, literalmente. O espaço de exposição dos trabalhos tem 400 metros de comprimento por 3 metros de altura, rendendo 1,2 mil m² que servirá também para interagir com a sociedade. Haverá QR Code de cada obra para o visitante acionar via celular e obter mais informações, inclusive músicas e detalhes dos trabalhos expostos.

 

Para a fundadora da entidade e criadora da proposta, a física e pesquisadora em Educação e Tecnologias da Inteligência Digital, Nuricel Villalonga Aguilera, a intenção é criar uma ação artística que estimule a sensibilidades e traduza anseios e esperanças dos jovens estudantes por meio de diferentes linguagens.  Espera-se que esse movimento contemple um grande número de escolas públicas de todo o país. “A concepção do tema vem da crença no amanhã, na superação das dificuldades atuais, será um “Museu de Artes” que dialoga com os espaços urbanos, onde os muros da cidade se transformam em grandes painéis de contemplação, reflexão e beleza”, comentou.

 

A mostra está aberta para 4 categorias, sendo elas para alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental e do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, além de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio. Porém haverá a categoria aberta para jovens de 18 anos de idade ou mais.

 

Cada participante poderá inscrever uma obra, de maneira gratuita, sempre com referência ao tema.

 

Todos os critérios estão expostos no regulamento publicado no site do Instituto (www.alphalumen.org.br).

 

galeria de arte inscricoes abertas

Para saber mais sobre a Galeria de Arte a Céu Aberto visite a página oficial e participe!!!

 

Acesse: www.alphalumen.org.br/galeria-de-arte-a-ceu-aberto