IR2022: Você pode doar parte do imposto devido para os projetos do Instituto Alpha Lumen

Que tal fazer a diferença? Doe até 3% do imposto devido aos projetos do Instituto Alpha Lumen

 

A declaração do Imposto de Renda pode ser uma ferramenta de solidariedade. Até o dia 31 de maio a Receita Federal espera receber 34,1 milhões de declarações para o IRPF 2022 e em muitas delas será gerado o imposto devido – o que será preciso pagar ao governo federal. Parte deste valor pode ser doado para uma causa social.

 

Para isso ocorrer basta na declaração do IR destinar até 3% do imposto devido ao Instituto Alpha Lumen no âmbito municipal (CMDCA) ou estadual (CONDECA). Com isso diversos projetos sociais e educacionais, de extrema importância, continuarão a ser realizados.

 

Veja como é fácil doar e faça a diferença!

 

 

Para fazer a doação veja os passos abaixo:

 

Hora de doar!

 

Antes de fazer uma doação por meio do próprio programa de declaração de Imposto de Renda da Receita Federal, seja site ou aplicativo, o interessado precisa saber que as doações podem ser destinadas para fundos controlados por conselhos municipais, estaduais e nacionais do Idoso e do Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Cada fundo pode receber até 3% do valor do imposto devido. Esses fundos ficam, então, responsáveis por repassar os recursos às instituições de apoio a crianças, adolescentes ou idosos O Instituto Alpha Lumen está cadastrado nas entidades que podem receber esses recursos (veja os projetos no box em destaque). Por isso a importância de enviar o comprovante de arrecadação (Darf) e a indicação do projeto que deseja apoiar.

 

Primeiro, o interessado precisa saber se possui algum imposto devido e seu valor. Para isso, acesse a área “Resumo da Declaração” e clique em “Cálculo do Imposto”. Depois, localize o campo “Total de Imposto Devido”. Tudo isso após concluir o preenchimento da declaração e antes de transmiti-la.

 

Depois de verificar se possui algum valor de imposto a ser pago, então pode-se doar. E para fazer a doação o caminho é simples. É só seguir esse passo a passo:

 

  1. Localize a ficha “Doações diretamente na declaração” e clique em “Novo”
  2. Escolha a aba “Criança e adolescente” se desejar fazer doação a fundos ligados ao Estatuto da Criança e Adolescente.
  3. Depois, selecione o “tipo de fundo”, que pode ser “Nacional”, “Estadual” ou “Municipal”, sugerimos escolher “Municipal” para os projetos aprovados no CMDCA.
  4. O campo “CNPJ” será preenchido automaticamente.
  5. O próximo passo é preencher o “valor” que será doado.
  6. Clique em “OK” para concluir o preenchimento da ficha.

 

 

Precisa pagar o Darf para a doação acontecer.

Se essa não é a primeira declaração de Imposto de Renda com imposto devido a pagar, basta repetir o procedimento envolvendo os Darfs (Documentos de arrecadação federal). Caso não conheça, veja sobre o assunto abaixo:

 

“Darf é como se fosse um boleto, mas um boleto específico a tributos federais para o pagamento daquele valor devido. Quando você fizer a doação, você vai gerar esse documento para o pagamento e ele virá com o código de receita. Esses códigos são diferentes uns dos outros, e é dessa forma que eles reconhecem a natureza de cada tributo ou destinação de valor.”.

 

Para imprimir os Darfs das doações, é necessário acessar o menu “Imprimir” e selecionar a opção conforme o tipo de doação a ser feita: “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Atenção: não se esqueça de pagar também o Darf com o imposto devido.

 

Receba o SELO ALPHA DE APOIADOR!

Uma das novidades da campanha IRPF 2022 foi a criação do Selo e Certificado de Apoiador, uma forma de agradecermos aos parceiros pela doação e incentivo aos projetos e programas desenvolvidos pelo Instituto Alpha Lumen.

 

SELO ALPHA DE APOIADOR

 


 

Tags :