IV Tech Challenges trouxe alunos e robôs de toda região e grande São Paulo

O evento promovido pelo Alpha Lumen foi um sucesso de participação e qualidade das máquinas. Foto: Divulgação.

 

Estudantes de cidades do Vale do Paraíba e da Grande São Paulo estiveram com seus robôs na 4 ª edição do Tech Challenges, promovido pelo Instituto Alpha Lumen. O evento aconteceu no dia 13 de agosto, no Centro da Juventude, em São José dos Campos num clima de muita concentração para ajustarem as máquinas para a competição que foi uma das etapas regionais de São Paulo da Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR).

 

O evento promovido anualmente pelo Instituto Alpha Lumen. Nele são reunidas competições de robótica educacional, com a finalidade de tornar o mundo da ciência e tecnologia mais acessível a estudantes e professores da rede pública do Vale do Paraíba e região, além de estimular as áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

 

“Foi um evento vibrante, mostrando que a tecnologia e a ciência estão cada vez mais no cotidiano desses jovens”, comentou a diretora e fundadora do Instituto Alpha Lumen, Nuricel Villalonga Aguilera.

 

O 4º Tech Challenges , que abrigou a etapa regional da Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR), reuniu 37 times compostos por alunos e professoras de escolas públicas e privadas. A intenção de criar um dia de desafios na área de robótica educacional foi plenamente atingida.

 

Isso ficou explícito no entusiasmo do estudante Diogo Brandão Rodrigues, da Equipe Kitcat, do Colégio Cidade Jardim Cumbica, da cidade de Cumbica. Ele e seus colegas montaram um robô de resgate. Sua escola trouxe 22 alunos, monitor e professor, sendo 3 equipes de nível 1 e outras 3 de nível 2. “É importante ter eventos como esse, a gente se diverte e participa”, comentou o estudante.

 

Mais de 12 mil estudantes já participaram do Tech Challenges  nas edições anteriores 2017, 2018 e 2019. Nos anos de 2020 e 2021 não foram realizadas as edições devido à pandemia de Covid 19. E agora as competições foram retomadas com participações de alto nível.

 

Os campeões da Etapa Regional da OBR foram:

 

NÍVEL 1 – 1º Lugar: Alceu Robotics 2, 2º Lugar: Cumbica Winners Juniors Kitcat, 3º Lugar: Ana Herondina Robotics 1

 

NÍVEL 2 – 1º Lugar: Emak Robotics, 2º Lugar: Tesla Robótica 1, 3º Lugar: Ana Herondina Robotics 3

 

CLASSIFICADOS ESTADUAL OBR NÍVEL 1:  1. Alceu Robotics 2; 2. Cumbic Winners Juniors Kitcat; 3. Ana Herondina Robotics 1; 4. Cumbica Winners Juniors Beta; 5. Tesla Robotica 2; 6. Teslta Robotica 4 e em 7. Mariana Ribeiro Robotinic.

 

CLASSIFICADOS ESTADUAL OBR NÍVEL 2: 1. Emak Robotics; 2. Tesla Robótica 1 e 3. Ana Herondina Robotics 3

 

 

Tags :