O Festival MultiArte foi ovacionado em duas exibições de gala em São José dos Campos

Promovido pelo Instituto Alpha Lumen, ONG de Impacto Social, em parceria com a E.E. Benedito Matarazzo, o Festival MultiArte 2022 trouxe muita emoção no espetáculo de fomento à cultura, desenvolvimento e promoção das diferentes linguagens no campo das artes. O evento aconteceu em São José dos Campos em duas apresentações no dia 12 de dezembro com grande público, o que mostra que a filosofia da ONG Alpha Lumen em manter a cultura como um de seus pilares sempre gera uma resposta positiva e renovadora para a sociedade.

 

O projeto impacta crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, abrangendo estudantes de escolas públicas em situação de vulnerabilidade social.  Tudo isto partir da experiência estética, vivenciada por meio de um programa de atividades com diferentes linguagens artísticas – artes visuais, sonoras, performáticas e cênicas – as quais envolvem técnicas de desenho e fotografia, audiovisual e música, dança, drama e poesia, enriquecendo e ampliando as diversas formas de desenvolver aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento artístico.

 

Foto: Divulgação.

“O nosso objetivo é gerar impacto incentivando os jovens a retratar o mundo segundo sua ótica, por meio das artes. Estes jovens são postos como protagonistas em um trabalho de produção artística, com a construção do “eu”, a sua percepção do mundo que o cerca, as transformações que passam no seu amadurecimento, as suas perspectivas de futuro e de como pode superar estes pontos.” comentou Nuricel Villalonga, diretora fundadora.

 

FESTIVAL MULTIARTE 2022

Desenvolvido junto aos estudantes do Projeto Escola e com a participação dos alunos da Escola Estadual Benedito Matarazzo, o Festival MultiArte teve sessões lotadas no Teatro Univap e fila para a entrada no local. Os espetáculos ocorreram em duas sessões de abertura em que foram exibidas as atividades desenvolvidas ao longo do ano.

 

Os dois primeiros horários foram ocupados por amostras dos trabalhos desenvolvidos na parceria em Orquestra, Fotografia, Teatro, Coral, Dança, Banda Musical e Audiovisual.

 

Momento final do Festival com todos os artistas no palco ovacionados pelo público presente. Foto: Pedro Ivo/Alpha Lumen.

 

Com o apoio da Orquestra Órion da Alpha Lumen, o maestro William Wanderlan trabalhou com vários talentos da Escola pública, onde existe uma oficina de música dentro do projeto Multiarte durante o ano todo.

 

 

“Como somos uma orquestra de cordas com um piano, passaremos a ter um repertório mais eclético, com concertos temáticos e até mesmo rock. Foi algo mais moderno, com maior apelo popular, assim conseguimos engajar mais estudantes da escola pública também, alimentando os interesses destes jovens”, comentou o maestro

 

Jovens da escola Matarazzo se apresentaram no palco do Festival MultiArte juntamente com a Orquestra Orion. Foto: Pedro Ivo/Alpha Lumen.

 

O Festival MultiArte ainda contou com as apresentações de Dança Street Dance e uma belíssima apresentação de Canto e Coral envolvendo os estudantes do Projeto Escola Alpha Lumen e alunos da rede pública, em especial, a Escola Estadual Matarazzo.

 

Professor Maruan com seus estudantes apresentando Street Dance. Foto: Pedro Ivo/Alpha Lumen.

 

Sob a orientação do professor Rodrigo, estudantes mostraram seu talento em Canto e Coral no Festival Multiarte. Foto: Pedro Ivo/Alpha Lumen.

 

Uma das linguagens artísticas valorizadas no Festival foi a exposição de fotografias. São trabalhos realizados a partir de um tema central durante todo o ano que abrilhantam o evento artístico com imagens no telão sob a orientação do professor Pedro Ivo.

 

Durante algumas apresentações musicais, mais de cem fotos feitas pelos estudantes do Projeto foram exibidas no telão. Foto: Pedro Ivo/Alpha Lumen.

 

Além disso, tivemos uma super apresentação da Banda Musical com diversos instrumentistas, vocalistas e um repertório empolgante sob a orientação do professor Lira.

 

A banda que reúne músicos da escola pública e do Projeto Escola  tocaram a música “Clint Eastwood” da banda britânica Gorillaz que foi um dos grandes momentos que levantou o público na plateia, além de outras obras musicais.

 

Muito rock na apresentação da Banda no Festival MultiArte 2022. Foto: Pedro Ivo/Alpha Lumen.

 

O encerramento ocorreu com a adaptação livre da obra de Dias Gomes, a peça teatral O Pagador de Promessas, com o texto adaptado desenvolvido pelo estudante Tom Batista.

 

Estudante Tom Batista, autor que recriou o texto adaptado como Zé-do-Burro. Foto: Pedro Ivo/Alpha Lumen.

 

Prestigiaram o evento todo o pessoal do corpo de gestão e pedagógico da Escola Estadual Benedito Matarazzo, a Diretora Rosa Maria Dias Gonçalves e as vices-diretoras, Eliane Rangel Tarrasco, Cilene Maria Lombardi, Cristiane Fernandes, além das coordenadoras, Adriana Lopes Katayama e Marcia Conceição de Oliveira que ficaram encantadas com as apresentações destacando a importância e relevância do projeto MultiArte promovido pelo Instituto Alpha Lumen na escola pública.

 

Professor Ricardo Arte coordenou a peça que envolveu mais de 30 jovens atores estudantes das oficinas de teatro do Multiarte. Foto: Pedro Ivo/Alpha Lumen.

 

“Estarmos unidas aqui justamente para agradecer a Nuricel e todos do Instituto Alpha Lumen e ver este potencial dos nossos alunos envolvidos com o Projeto MultiArte é maravilhoso. Os professores e familiares aqui presentes estão orgulhosos dos nossos jovens” comentou a Diretora.

 

Representantes da Escola Estadual Matarazzo agradecendo ao Instituto Alpha Lumen. Foto: Pedro Ivo/Alpha Lumen.

 

Num dos momentos mais especiais, o Festival Multiarte trouxe dois super convidados JB Magalhães e MIc Rapper, oriundos das comunidades joseense.

 

JB Magalhães com a música Bons Momentos. Foto: Pedro Ivo/Alpha Lumen.

 

MIc Rapper com a música Luau. Foto: Pedro Ivo/Alpha Lumen.

 

Segundo Mic Rapper, autor da música Luau, “a orquestra e coral agregaram muito a música e valorizaram o conteúdo da letra”, o músico e agente social diz ter gostado muito de participar do show do Projeto Multiarte 2022 e espera repetir a apresentação no final deste ano.

 

As ações artísticas desenvolvidas envolveram professores e alunos da escola, com apoio do Instituto Alpha Lumen em parceria também com o Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA). As aulas de aprendizagem artística acontecem ao longo do ano e tem projetos comuns entre as duas instituições e os resultados são apresentados no final de cada ano.

.

.

Tags :