Oficina de Fotografia traz tema “O Astronauta” em homenagem a data ONU

Atividade promovida no Projeto Escola celebrou o Dia Internacional do Voo Espacial

 

O Dia Internacional do Voo Espacial Humano é celebrado em 12 de abril. A data marca a chegada do cosmonauta Yuri Gagarin ao espaço, em 1961. Ele foi o primeiro homem a orbitar a Terra.

 

 

Alunos buscando melhor ângulo para seus registros fotográficos. Foto: Divulgação.

 

A Assembleia Geral da ONU declarou em 2011 a celebração para lembrar anualmente “o início da era espacial para a humanidade”, reafirmando a importante contribuição da ciência e tecnologia espacial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

A Unoosa – United Nations Office for Outer Space Affairs realizou exibições, projetos e um bate-papo no twitter para marcar a data; diretora do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Sideral afirmou que a ciência e a tecnologia espaciais ajudaram a resolver problemas na Terra.

 

Ela também disse “que desde essa data, há 53 anos, mais de 500 homens e mulheres já voaram no espaço” – salientou Simonetta Di Pippo – Diretora da UNOOSA

 

 

A diretora disse que a ciência e a tecnologia espaciais ajudaram a solucionar vários problemas enfrentados na Terra.

 

Na semana passada, as oficinas de fotografia deram destaque ao tema. “Ser um astronauta ainda é um sonho de muitas crianças nesse mundo e inspirado no trabalho do fotógrafo espanhol Jordi Koalitic, nós do Instituto Alpha Lumen decidimos oferecer a oportunidade para nossos aprendizes de virarem um astronauta por um dia através de uma oficina fotográfica que usando a reflexão em vidros puderam ter a experiência de se sentir no espaço observando o planeta Terra.” Comentou Pedro Ivo, responsável pelas oficinas.

 

Os aprendizes realmente se sentiram no espaço e fizeram fotos impressionantes, é claro que tudo não passou de uma brincadeira com o intuito pedagógico, porém com o objetivo de ensinar o recurso de montar uma foto criativa para usarem se divertindo quando estão fotografando ou mesmo profissionalmente no futuro.

 

As fotos agora serão enviadas para UNOOSA das Nações Unidas juntamente com o relatório anual do PEA Unesco com as atividades escolares e da ONG do Instituto Alpha Lumen, vencedor de 4 prêmios ODS 2021.

 

Alunos buscando melhor ângulo para seus registros fotográficos. Foto: Divulgação.

 

 

 

Fotos realizadas pelos aprendizes das oficinas de fotografia no Projeto Escola e que serão enviadas ao eModelNations da ASPnet Global e para UNOOSA das Nações Unidas.

 

Sala foi batizada de HUBBLE

 

O telescópio Hubble, lançado em abril de 1990, foi responsável pela captação de imagens extremamente importantes para estudos relativos ao universo.

 

Projetado nos anos 1970 e 1980, o telescópio espacial Hubble foi lançado em 1990 e proporcionou uma revolução na Astronomia. As imagens captadas por meio das lentes desse telescópio revelaram um universo muito maior e mais belo do que o ser humano havia imaginado.

 

Para se ter uma ideia da precisão na formação das imagens do Hubble, por meio dele, é possível enxergar uma bola de futebol a 51 quilômetros de distância. Tal precisão permite a observação detalhada de corpos celestes.

 

As atividades ocorridas nos dias 28 e 29 de abril em homenagem ao Dia Internacional do Voo Tripulado também trouxe conteúdo da importância do poderoso telescópio Hubble que deu nome simbólico a sala.

 

 


Outras Oficinas de Fotografia no Projeto Escola:
alphalumen.org.br/oficina-de-fotografia-recebe-visitante-inusitado


 

 

Tags :