Data Unesco: Por que celebramos o Dia Mundial do Rádio?

O Dia Mundial do Rádio das Nações Unidas foi criado em 13 de fevereiro de 1946. A data foi, portanto, uma escolha para celebrar esse meio de comunicação de massa. Pois a data comemorativa foi instituída pela ONU para marcar o lançamento, em 1948, da rádio da organização

 

 “Radio e Confiança”: esse é o tema da campanha da UNESCO neste ano e tem a intenção de celebrar uma das mídias mais confiáveis e acessadas do mundo, que proporciona há mais de um século uma maneira única de acessar conteúdo de credibilidade, estreitar laços e emocionar.

 

O rádio é um meio poderoso para celebrar a diversidade humana e constitui uma plataforma essencial para o discurso democrático. Essa capacidade única de alcançar o público mais amplo faz do rádio uma arena para todas as vozes se manifestarem, serem representadas e ouvidas.

 

O Brasil reivindica a primeira transmissão de áudio pelo sistema de rádio. A tecnologia desenvolvida por Nikola Tesla foi retomada e usada pelo italiano Guglielmo Marconi, que patenteou a transmissão-recepção eletrônica em 1896. Entretanto há registros que o padre gaúcho Roberto Landell de Moura já havia feito uma transmissão aqui no Brasil três anos antes.

 

Parceria pela Educação

 

Além de todas as atividades desenvolvidas relacionadas às rádios, o Instituto Alpha Lumen ainda mantém uma relação estreita com diversas rádios no Brasil onde de forma orgânica conseguiu estabelecer uma excelente parceria de divulgação das atividades em prol da educação.

 

Desde 2017 as rádios locais, estaduais e nacionais abriram espaço para entrevistas, divulgação e informações ao vivo durante a programação de cada rádio. Vale destacar o apoio de rádios como Rádio Jovem Pan 94,3 FM, Rádio Jovem Pan Capital Paulista 100,9 FM, Rádio Antena 1 Curitiba 91,5 AM, Rádio Alterosa MG, Rádio Bom Jesus FM 93,9 PR, Rádio Mensagem AM 1470 de Jacareí, Rede Difusora de Brasília, Rádio Band News FM 96.3, Rádio CBN Vale do Paraíba 750 AM, Rádio Estrada CCR FM NovaDutra – 107.5, Rádio Educativa UFMS 99.9, Rádio Grande Rio AM 680 – Petrolina / PE, RÁDIO HOTWAY – POA/ SP, Rádio Estadão Vale 1290 AM SJC, RÁDIO SHALOM SJC, RÁDIO SHOWTIME SJC, Rádio Ótima FM 90,3, Rádio Logos FM 105,9 , Rádio Alternativa FM 107,9, Rádio Cultural FM 107,9 e a RFI Rádio França Internacional foram as diversas emissoras de rádios parceiras da Alpha Lumen na divulgação de conteúdo educativo, seja processos seletivos, lançamento de olimpíadas, divulgação de eventos entre outras atividades desenvolvidas pela ONG.

 

Rádio Alpha

Diretora Fundadora da Alpha Lumen Nuricel participa nas rádios parceiras do IAL. Foto: Divulgação.

 

Rádio Alpha traz medalha de ouro em concursos de jornalismo internacional

 

Durante o evento MUNDIAL – Model United Nation Debate, simulado das Nações Unidas voltado para as escolas públicas e protagonizado pelos alunos do Projeto Escola Alpha Lumen foi instituído a Rádio Mundial para cobertura jornalística do evento em tempo real. A atividade tornou-se um braço do CII Comitê de Imprensa do Mundial e aproximou professores, alunos e todos os participantes com as informações das deliberações feitos em Podcast com auxílio da plataforma SoundCloud.

 

Inscrita na 12º edição do Aspiring Journalist High School Awards realizada nos Estados Unidos demonstrou organização e inovação com vinhetas personalizadas e conteúdo atrativo sobre o decorrer do evento. A Rádio Mundial concorreu com diversas iniciativas das escolas por todo mundo vinculadas a rede PEA UNESCO e superou na finalíssima o projeto RADIO TELEVISION WESTHILL da escola Westhill High School – USA e o projeto HANDS-ON RADIO da escola Millbrook School, também dos Estados Unidos, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. A menção honrosa ficou com a escola Lycée National Aprilov da Bulgária.

 

Veja a reportagem original:

The Short News (radio or television) – Aspiring Young Journalist Awards 2021

 

 

 

Rádio Amador

 

O radioamadorismo é uma atividade técnico-científica e um serviço de telecomunicação. É praticado em quase todos os países do mundo por pessoas habilitadas e licenciadas pelas autoridades de telecomunicações para a intercomunicação e estudos técnicos sem motivo de lucro. Em 2017 o Instituto Alpha Lumen trouxe para dentro do I Science Days um estande com demonstração da Associação de Rádio Amador Vale-paraibano trazendo uma vasta informação sobre a importância e espírito coletivo dos radioamadores.

 

Ainda sobre radioamadorismo a Alpha Lumen é cadastrada na Amateur Radio on the International Space Station (ARISS). É  um projeto patrocinado por várias instituições, entre elas: NASA, ARRL e AMSAT, e executado por astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional que possuam uma licença de radioamador, criado em 1996. A Rádio Amadora na Estação Espacial Internacional (ARISS) fez parceria com a NASA Space Communications and Navigation (SCaN) para inspirar jovens de todo o mundo a seguir carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) por meio da comunicação com a Estação Espacial Internacional em órbita tripulação via rádio amador.

 

A ARISS oferece uma oportunidade educacional para estudantes, professores e público em geral aprenderem sobre exploração espacial, tecnologias espaciais, comunicação por satélite, tecnologia sem fio e ciência do rádio.

 

Amateur Radio on the International Space Station. Foto: ariss-usa.org

 

 

Por que criar um dia para o rádio? Porque o rádio é um meio de baixo custo e popular, que pode alcançar as áreas mais remotas e as pessoas mais marginalizadas. Ele sempre continua transmitindo quando outras mídias param de funcionar em casos de comunicações de emergência ou após um desastre natural. Por fim, é um meio que tem sido completamente capaz de adaptar-se ao desenvolvimento de novas tecnologias, como a banda larga, a transmissão de áudio digital (digital audio broadcasting – DAB) e os dispositivos móveis.