Projeto Orquestra Jovem Alpha Lumen

PROJETO

ORQUESTRA JOVEM ALPHA LUMEN

A Orquestra Jovem Alpha Lumen é um projeto dedicado ao envolvimento de jovens e crianças de escolas públicas em comunidades carentes que demonstrem grande interesse e talento pela música erudita.

 

O foco do projeto é o aprendizado e a formação musical desses jovens conforme suas aptidões e interesses, até leva-los na produção cultural de música erudita em diferentes contextos.

A finalidade do Projeto é abrir espaço para que esses jovens possam se desenvolver musicalmente e também como pessoas, superando barreiras sociais e culturais que permeiam sua realidade, a relação presente entre eles mesmo, suas famílias, educadores e suas comunidades.

 

Outra finalidade do projeto é a formação de núcleos de orquestras.

Neste projeto que envolve jovens estudantes entre 6 e 17 anos, a ideia é levar a música clássica ao alcance de todos e efetivamente promover e privilegiar o interesse desse público por esse estilo musical.

É levar a música, clássica, erudita à realidade desses jovens da rede pública de ensino, o conhecimento e a importância histórica desta manifestação artística e sua influencia na sociedade, além de assegurar um direito fundamental numa sociedade civil organizada e democrática: o acesso a conteúdos artísticos e culturais.

``Você tem que sempre correr atrás dos seus sonhos, até o dia que seus sonhos vão correr atrás de vocês.``

Maestro João Carlos Martins

Padrinho da Orquestra Jovem Alpha

UMA ORQUESTRA CAPAZ DE TRANSFORMAR A VIDA DE CENTENAS DE JOVENS MÚSICOS E PROFESSORES.

CONTRIBUA COM ESTE PROJETO

Você pode destinar até 3%do seu IR devido para projetos sociais como o Orquestra Jovem do Instituto Alpha Lumen.

Multiarte e Cidadania

Desde 2015 o Alpha Lumen oferece oportunidades de Cursos Abertos à Estudantes das Escolas Públicas em arte e cultura. Todos os cursos são ministrados por professores especializados.

Os estudantes candidatos são selecionados a partir de uma avaliação criteriosa necessária para acompanhar atividades e dinâmicas de cada atividade em: Teatro, Orquestra (Violino e Violoncelo), Piano e Teclado, Canto Oral, Violão, Audiovisual, HQ, Fotografia, Cinema e Pintura.