No dia 29/10 foi anunciado o resultado do concurso Internacional de projetos de desenvolvimento sustentável, SPONGE Campaign Korea 2021. Entre os 134 projetos inscritos, de mais de 20 países, o Projeto Verus, do Instituto Alpha Lumen, de São José dos Campos, conquistou o segundo lugar pelo júri especializado do eModelNations.
O Projeto Verus, desenvolvidos pelos alunos da instituição, é a sigla de Verificação de Enredos e Reportagens de Utilidade Social, que atua contra as fake news envolvendo a pandemia da Covid-19.
O evento incluiu países do mundo todo. O envio da inscrição deveria ser em inglês ou em outras línguas disponíveis, como francês, espanhol ou coreano, apresentando o trabalho realizado. O vídeo de apresentação do Alpha Lumen foi feito em inglês, roteirizado e traduzido pelos próprios alunos. Esse material recebeu a segunda colocação mundial.
Oferecido e organizado pela PEA UNESCO Korea e pelo Ministério da Educação da Coreia, o Concurso SPONGE (SDGs Project On Global Citizenship Education), foi criado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de projetos sociais e ecológicos que cumpram com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 – UNESCO.
A Agenda 2030 é um plano de ação global coordenado pela ONU, que propõe a ação de governos, instituições, empresas e sociedade em geral, para o enfrentamento dos desafios do mundo contemporâneo.
Ao empregar os objetivos de Igualdade de Gênero; Paz, Justiça e Instituições eficazes; Parcerias e Meio de Implementação; Redução da Desigualdade Social; e, principalmente, Educação de Qualidade, o Projeto Verus, por meio de uma página no Instagram, atinge causas de extrema relevância como a questão das fakes news, assim como a pandemia de Covid-19. Ambos problemas globais abordados nas postagens.
Este resultado destaca o reconhecimento da causa e da aplicação deste projeto por instituições globais. No entender dos integrantes do Verus, debater, criar soluções, divulgar conhecimento são instrumentos para desenvolver soluções para melhorar a condição de vida no planeta. Isso se encontra entre os princípios do Projeto Verus. A direção do Instituto Alpha Lumen parabenizou seus alunos e orientadores pelo merecido segundo lugar internacional.
Mais informações do projeto no Instagram em @projetoverus