Projeto Verus completa dois anos e deve chegar aos 100 posts até o final do ano

Estudantes do Alpha Lumen investigam fake news sobre emergências climáticas. Foto: Divulgação.

 

No dia 05 de setembro completará dois anos de atividade nas redes sociais do projeto de iniciação científica Verus, realizado por estudantes de ensino médio do Projeto Escola Alpha Lumen. A sigla do projeto quer dizer Verificação de Enredos e Reportagens de Utilidade Social (Verus) e em latim significa verdade. Apenas nos últimos 90 dias, 25 novas postagens foram feitas nas redes sociais.

 

O projeto Verus começou em 2019 como uma ferramenta para o combate as fake news sobre o Covid-19. Desenvolvido junto aos aprendizes do Projeto Escola, do Instituto Alpha Lumen, o Verus logo alcançou duas premiações internacionais e o reconhecimento público. Em 2022, seu foco foi alterado para acompanhar as emergências climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

 

Atualmente, são postados periodicamente no Facebook, Instagram e Tik Tok informações contra as fake news sobre o clima, no Verus Confirma, declarações de cientistas no Verus Alerta, entrevistas no Verus Entrevista, indicações de livros, sites e documentários e filmes no Verus Indica. Além de dados no Verus ODS. Os alunos, acompanhados por professores monitores, pesquisam sobre os temas e produzem conteúdos para as redes sociais numa demonstração de cidadania e responsabilidade planetária.

 

O Projeto Verus conseguiu premiações internacionais, como ter conquistado a medalha de Prata no Concurso Internacional da Coreia do Sul, realizado pelo Ministério da Educação da Korea com apoio da ASPnet Global Korea, e ainda a medalha de ouro na categoria Leis e Ética no concurso internacional de jornalismo dos Estados Unidos. E chamou a atenção de diversos especialistas pela qualidade informativa e seus efeitos benéficos junto a sociedade.

 

A intenção é estabelecer um fluxo com mais informações, sempre com ampla apuração em fontes confiáveis e científicas, e tendo como apelo à alfabetização cientifica. Pois assim será menor as chances da sociedade ficar exposta as fakes news e não ser instrumentalizada na propagação de inverdades.

 

Mais informações do projeto no Instagram em @projetoverus