Resiliente, ético e focado!! Gui Maia é exemplo da educação transformadora

Aluno ingressou no Clube dos Sonhos da Alpha em 2018, superando adversidades foi construindo uma evolução que resultou no 1º lugar na UNESP 2022

 

Guilherme Maia é o exemplo de como a educação pode transformar a vida de um jovem. Em pouco mais de três anos no Projeto Escola Alpha Lumen, Gui como é conhecido, teve uma grande transformação, sem deixar de lado o seu jeito doce de ser, sua busca pela justiça e em busca de um mundo melhor.

 

Inúmeras foram as conquistas, mas recentemente passou em primeiro lugar no concorrido vestibular da UNESP no curso de Geografia.

 

 

Guilherme Maia – Delegado Destaque em 2018 no I Mundial. Foto: Divulgação.

 

“Por conta da base teórica que o Alpha pode me proporcionar, sinto que consigo me desenvolver muito mais do que acreditava em mim. Agora na universidade, conteúdos que até eu tinha um pouco de receio, me sinto mais confortável e tendo maior compreensão.”

 

Guilherme teve o seu primeiro contato com os projetos do Instituto Alpha Lumen em 2018 a convite do Casdinho para participar do II Science Days e do Tech Challenges. Ele comenta que estas atividades impressionou bastante já que na escola anterior onde era bolsista não tinha tantos eventos e projetos. “Não tínhamos incentivo para participar de olimpíadas científicas, fui conhecer mais de perto quando realizei um sonho de passar no Casdinho. Um dos momentos mais felizes naquela época”

 

O pontapé inicial foi quando Guilherme Maia participou do I Mundial – simulação das Nações Unidas realizado pelo Instituto Alpha Lumen onde participam alunos do Projeto Escola e convidados das escolas públicas da região. O jovem entusiasta das humanidades foi Delegado Destaque na ocasião o que chamou a atenção da organização pela entrega, oratória e argumentação.

 

O evento foi determinante para deixar Guilherme Maia mais otimista e motivado, ele conta no vídeo de 2018 que sua participação o inspirou a buscar realizar mais um sonho: ser um aprendiz Alpha.

 

Durante os anos de Alpha Lumen, o aluno teve uma evolução fantástica, sua curva de aprendizado foi motivo de orgulho para os professores, além da resiliência em superar momentos mais adversos, como a distância da cidade de Jacareí para o Projeto Escola em São José dos Campos, muitas vezes sem o devido transporte. “Ele nunca esmoreceu, nunca desistiu” comentaram alguns dos seus professores.

 

Guilherme Maia – Diretor do II Mundial 2019. Foto: Divulgação.

 

Mesmo sendo um garoto empático, solidário, Guilherme Maia que havia perdido o seu avô antes de ingressar na Alpha já havia experimentado a sensação de injustiça no mundo com o desdobramento pessoal em torno da falta do avô. Em seu vídeo de apresentação há quatro anos ele comentou muito sobre a palavra JUSTIÇA, além disto recentemente num outro vídeo já totalmente transformado pela educação, voltou a contextualizar sobre o tema. “Para mim, justiça é a equidade e a união da sociedade em prol do desenvolvimento humano em conjunto da manutenção de seus defeitos. A sociedade no momento peca de diversas formas quando a um sistema que faça com que todos dêem partida de um ponto igual. Claro que nunca irá sempre acontecer, porém, devemos estudar e discutir as possibilidades para uma maneira de todos terem as mesmas oportunidades e mesmos incentivos.”

 

Prof. Rafael (História) entrega o certificado 2021 para Gui Maia. Foto: Divulgação.

 

Com resultado expressivo no ENEM Exame Nacional do Ensino Médio e aprovações em alguns vestibulares de ponta, Guilherme Maia foi 1º lugar no vestibular da UNESP para o curso de Geografia e conta o que leva para a vida do que aprendeu no Instituto Alpha Lumen. ” O que mais eu aprendi, no final das contas, foi o ato de ajudar o outro. Mesmo que sejam pequenos atos de caridade e de construção, eles evoluem cada vez mais a sociedade em que vivemos.”

 

Guilherme Maia se mudou para a cidade de Ourinhos e frequenta a Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação (FCTE) – Unesp tornando seu sonho em realidade, lá no início durante o processo seletivo já comentava em suas apresentações que gostava muito de Geografia, seu curso escolhido.

 

Agora Alumni Alpha, Gui conta que gostaria de estar trabalhando junto com a faculdade. “Não (estou trabalhando), mas queria estar. Por conta de eu ainda ser menor, não contratam tanto. E normalmente o que mais pega é trabalho noturno em restaurante e lanchonete, porque tem muito na cidade. Eu estou me mantendo, agora, só com a minha pensão e esperando sair o resultado do auxílio.”

 

Guilherme Maia em 2022 já no Campus da UNESP em Ourinho. Foto: Divulgação.

 

Sobre a Guerra Russia-Ucrânia

 

Em 2018 durante a simulação MUNDIAL da Alpha Lumen, Guilherme Maia que foi delegado destaque representou a Federação Russa na ocasião e comenta sobre as dificuldades de exercer o posicionamento russo e também sobre a crise atual.

 

“A diplomacia russa sempre foi um papel duro de representar, na minha opinião. Por conta de ser um estado autocrático e uma antiga potência, possui diversas características da antiga União Soviética. Isso é inevitável. Eles possuem uma política de manter suas bordas com o máximo de segurança e tem grande influência política sobre os países ao seu redor. Um país que, antes do Euromaidan*, tinha grandes laços com a Rússia e agora se aproxima do Ocidente cada vez mais, é um grande problema para a integridade russa como potência regional. Mesmo com todos os problemas da Rússia, a representação deve ser feita de acordo com sua política e com sua diplomacia agressiva como sempre.

 

Recentemente, venho acompanhando o caso no Leste Europeu por meio de mídias alternativas, como a VICE e matérias brasileiras sobre o assunto.”

 

*Euromaidan, também chamado de Primavera Ucraniana, foi uma onda de manifestações e agitação civil, na Ucrânia, entre 2013 e 2014. Os manifestantes exigiam maior integração europeia, além de providências quanto à corrupção no governo e a eventuais sanções por parte da Rússia

Tags :