Time MOCHA da Escola Estadual sonha em conquistar o Desafio APP

Alunos cearenses se preparam para a Semana da Escola Avançada em São José dos Campos visando MIT. Foto: Divulgação.

 

A Escola Estadual Victor Fontenelle Filho está localizada na cidade interiorana de Viçosa do Ceará. E foi neste município cearense de pouco mais de 60 mil habitantes que surgiu a história de 6 jovens em busca de realizar sonhos, alunos que sempre demonstraram interesses em olimpíadas científicas e agora com a OBT vislumbraram uma oportunidade única: conhecer a sede do MIT nos Estados Unidos.

 

“A participação na OBT – Olímpiada Brasileira de Tecnologia – foi uma grande novidade, pois nunca tínhamos participado de uma competição em equipe, ainda mais uma tão diversificada quanto a OBT em que pudemos utilizar e desenvolver as habilidades de cada membro.”

 

Acostumados com conquistas individuais em olimpíadas, a maioria dos membros da equipe já foram medalhistas na ONC, OBA, OBMEP entre outras, na OBT tiveram uma experiência fenomenal. “no decorrer da olímpiada tivemos vários outros motivos e objetivos, como poder aprender mais sobre design e programação de aplicativos, além de desenvolver habilidades para interpretação e resolução de problemas”

 

O time Mocha foi inscrito no nível 2 para alunos do ensino médio representando a escola, a cidade e o estado cearense e foi formado por seis jovens talentosos alunos Elias David, José Maria, Ludmila Aysha, Matheus Barbosa, Natécia Marques e Pedro Henrique, tendo como professor orientador José Maria da Soledade.

 

Eles contaram que receberam com grande alegria e surpresa a medalha de ouro “a participação e premiação na olímpiada foi motivo de alegria e encorajamento acadêmico para todos nós, membros da Equipe Mocha, e também para toda nossa comunidade escolar”.

 

Apesar de desenvolverem o projeto com muito carinho e dedicação, eles não esperavam que em meio a tantas outras equipes ficaríamos nas primeiras colocações. “foi uma surpresa positiva ver o nome da equipe em destaque na tabela dos classificados durante o evento de premiação” O time Mocha dividiu a medalha de ouro com uma outra equipe nordestina, a Neurotechs da escola Anexo do Distrito de Caatinga do Moura, em Jacobina/BA

 

Os alunos comentaram como foi unir uma equipe de pesquisa/matemática e outra equipe social para buscar identificar problemas sugerindo soluções baseados na Agenda 2030 das Nações Unidas.

 

“Os membros da equipe já foram convocados sob demanda pensando nessa divisão, portanto, a repartição de tarefas ocorreu de forma tranquila e natural. Dessa forma, as tarefas propostas pelo Instituto Alpha Lumen, por meio da OBT – Olímpiada Brasileira de Tecnologia contemplou as habilidades individuais de cada membro.”

 

Além de que a participação na olímpiada promoveu o desenvolvimento de habilidades críticas, sociais, matemáticas e lógicas, de design e programação dos membros da equipe, pois a olímpiada apresentou-se como um desafio interdisciplinar.

 

De forma geral, o trabalho foi realizado inteiramente pelo time de alunos, membros da Equipe Mocha. Mas durante todas as fases da olímpiada, o professor e a escola serviram como um recurso de tira-dúvidas que poderíamos consultar eventualmente, além de serem os responsáveis pelo recebimento das premiações.

 

A etapa mais criativa da Equipe Mocha na olímpiada foi durante a 2ª fase de prototipagem em que tiveram que elaborar e prototipar uma representação visual e funcional de nossa aplicação Mocha no programa Figma. Buscaram pensar em todas as ferramentas que seriam oferecidas aos potenciais usuários para solucionar ou minimizar o problema social escolhido – a fome e a agricultura sustentável -, além do design e funcionamento intuitivo que deveria facilitar o uso para todos os tipos de pessoas. A segunda fase foi a mais criativa e desafiadora, pois tiveram que se imaginar dentro do problema e elaborar uma aplicação que poderia resolvê-lo.

 

Os alunos do Time MOCHA estão buscando apoio para confirmar presença na Semana da Escola Avançada de Tecnologia que acontece de 18 a 23 de julho, em São José dos Campos.

 

A OBT foi organizada pelo Instituto Alpha Lumen em parceria com MIT Brazil, ITA e apoio da STONE e CloudWalk

 

 

Time: Mocha

Alunos (as): Elias David, José Maria, Ludmila Aysha, Matheus Barbosa, Natécia Marques, Pedro Henrique

Professor orientador: José Maria da Soledade

Escola: E.E.E.P José Victor Fontenelle Filho

Estado: Ceará

Cidade: Viçosa do Ceará

.

Premiação simbólica da OBT na EEEP José Victor Fontenelle Filho em 19/11/2021. Foto: Divulgação.

.


Alpha Lumen organiza a Semana da Escola Avançada de Tecnologia em julho

 

Devido a pandemia com a variante Omicron,o Instituto Alpha Lumen, ONG de Impacto Social, prorrogou a data da Semana EAT de janeiro para julho. Será um dos mais impactantes eventos para alunos das escolas públicas e privadas e que abrange estudantes de todo o país no segmento de tecnologias de ponta.

 

Trata-se da Semana da Escola Avançada da Tecnologia, que acontecerá entre os dias de 18 a 23 de julho, em São José dos Campos. Neste encontro haverá um circuito de palestras com profissionais da área tecnológica, diversas oficinas e talk shows. Logo na abertura serão apresentados cerca de 20 projetos de vários grupos integrantes do evento.

 

No circuito de palestra haverá, inclusive, exposições com integrantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ambos parceiros na constituição do evento.

 

A semana já tem confirmado a presença de 21 times, formados por professores e alunos, de 12 escolas privadas e 7 públicas de diversas partes do país.

 


A OBT – Olimpíada Brasileira de Tecnologia tem o apoio e parceria com a STONE e CLOUDWALK.