Conexões 2020

PALESTRA MAGNA:

Joseph S. Renzulli

(participação especial)

Modelo de Enriquecimento Escolar: Desenvolvendo habilidades de funções executivas

O Dr. Joseph Salvatore Renzulli é um dos maiores líderes da atualidade na educação de superdotados, pioneiro desde a década de 1970 na aplicação de estratégias da pedagogia de ensino da educação de superdotados a todos os alunos no espaço escolar. A Associação Psicológica Americana nomeou-o entre os 25 psicólogos mais influentes do mundo. Renzulli recebeu o Prêmio Harold W. McGraw, Jr. por Inovação em Educação, considerado por muitos como o “Nobel” para educadores, e foi consultor da Força-Tarefa da Casa Branca americana para Educação de Superdotados e Talentosos. É conhecido internacionalmente pelo seu trabalho sobre a Teoria dos Três Anéis, o Modelo da Triádico de Enriquecimento e a compactação e diferenciação do currículo para alunos com superdotação e talento, extensamente divulgados como Modelo de Enriquecimento Escolar – SEM. Sua produção que conta com centenas de livros, capítulos de livros, artigos e monografias, muitos dos quais traduzidos para outros idiomas. No Brasil, o SEM foi adotado desde 2005 para guiar a prática pedagógica dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação – NAAHS em todo território nacional.

 

Há 43 anos acontece, no campus de Storrs da Universidade de Connecticut, o Confratute, que Renzulli dirige juntamente a dra. Sally Reis, sua companheira de vida e pesquisadora principal do Renzulli Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development. Neste programa de verão são desenvolvidas as mais diversas oficinas sobre a diferenciação de ensino baseada em enriquecimento, tendo atendido a mais de 35.000 professores de todo o mundo desde 1978; além disso, o Confratute oferece créditos para programa de mestrado, recebendo alunos de todas as partes do globo. Dr. Renzulli também estabeleceu o UConn Mentor Connection, um programa de verão que permite que estudantes do ensino médio de alto potencial trabalhem lado a lado com líderes, cientistas, historiadores, artistas e outros pesquisadores universitários de ponta. Ele também é o fundador, junto com a Dra. Reis, da Joseph S. Renzulli Gifted and Talented Academy em Hartford, que se tornou um modelo para a reforma escolar urbana local e nacional para alunos de alto potencial e de baixa renda.

 

Seu trabalho mais recente é um programa de aprendizado personalizado online (Renzulli Learning) que fornece perfis dos pontos fortes acadêmicos, interesses, estilos de aprendizagem e modos de expressão preferidos de cada aluno. Este programa exclusivo também possui um mecanismo de busca que combina recursos de codificação múltipla com os perfis de alunos. Os professores também usam o programa para selecionar e infundir atividades de enriquecimento de alto envolvimento em todos os tópicos do currículo. O seu livro mais vendido – The Schoolwide Enrichment Model: A how-to guide for Talent Development, 3a. ed., foi traduzido pela profa. Dra. Angela Virgolim, da Universidade de Brasília e em breve será disponibilizado aos leitores brasileiros. Clique aqui para saber mais sobre suas publicações.

Dr. Joseph S. Renzulli

MODERADORA:

Denise de Souza Fleith

Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília, doutorado em Psicologia Educacional pelo National Research Center on the Gifted and Talented (atualmente denominado Renzulli Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development) da University of Connecticut. Realizou pós-doutorado no National Academy for Gifted and Talented Youth (University of Warwick) e na Universidade do Minho. Professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. É Pesquisadora Colaboradora Sênior do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (UnB) no qual orienta estudantes de mestrado e doutorado. Foi professora visitante na University of Connecticut e realizou estágio sênior na Universidade do Minho, em Portugal. Atuou como editora associada da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa e tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Psicologia na Universidade de Brasília. Foi membro do Comitê Executivo, Vice-presidente e Presidente do World Council for Gifted and Talented Children; e também vice-presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação – ConBraSD. É membro do Conselho Técnico-científico da Rede Ciência para Educação (CpE) e do Comitê Assessor de Psicologia do CNPq. Suas áreas de interesse são criatividade no contexto escolar, medidas de criatividade, processos de ensino-aprendizagem, desenvolvimento de talentos e superdotação e psicologia escolar. Clique aqui para saber mais sobre suas publicações.

FÓRUM INTERNACIONAL DE SOLUÇÕES EM EDUCAÇÃO E O CONGRESSO NACIONAL EM ALTAS HABILIDADES JUNTOS EM 2020!