Instituto Alpha Lumen

INSTITUCIONAL

Certificações e

Transparência

CONHEÇA AS PRINCIPAIS CERTIFICAÇÕES DO INSTITUTO ALPHA LUMEN

54654654 - 2017

A Utilidade Pública Municipal é o reconhecimento da Câmara Municipal de São José dos Campos do IAL como entidade relevante no âmbito municipal.

CMDCA

Registro nº 162

O Cadastro no CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes é o reconhecimento da nossa defesa dos direitos dos jovens e crianças.

554555000 - 2019

Imunidade Tributária é o reconhecimento do poder executivo municipal da importância do trabalho comunitário do IAL.

Entidade Filantrópica é uma certificação da Receita Federal para as entidades, como o IAL, que comprovadamente não possuem fins lucrativos.

Protocolo: 554555000 - 2019

Em 2019, o IAL ingressou no pedido do CEBAS. O certificado é do Ministério da Educação e do Ministério dos Direitos Humanos.

Em 2020, o Alpha Lumen Internacional ingressou (ainda em tramitação) com o pedido de reconhecimento de filantropia junto ao governo dos EUA.

O Instituto Alpha Lumen é cadastrado no UNESCO Associated Schools Network (ASPNETUNESCO) sob o registro BRA_7406 como escola candidata ao PEA UNESCO Brasil

Registro: 554555000

Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos na arrecadação de alimentos, itens de higiene e limpeza, roupas, etc para atendimento de demandas sociais.

O Alpha Lumen é entidade reconhecida pelo estado de São Paulo – ALESP – para recebimento de emendas parlamentares.

Transparência e Governança

O IAL busca na sua gestão financeira extrema transparência com os Doadores e Apoiadores. A contabilidade é mensal e pública aos Doadores e Apoiadores. Nesse sentido, somos também entidade auditada desde 2018 por auditorias nacionais e internacionais. Todos nossos apoiadores recebem os relatórios de auditoria que, desde que começaram a ser feitos, foram sempre sem ressalvas.

Em 2018, a Alpha Lumen foi auditada pela Martinelli Auditores Independentes. O processo de auditoria, primeiro do Alpha Lumen, foi um importante marco na estruturação dos nossos processos financeiros internos de transparência e gestão.

Nossa governança foi estruturada e planejada pelo escritório de Advocacia Mattos Filho, durante os anos de 2018 e 2019, de modo totalmente probono.

Também foi estruturado pela Mattos Filho o Fundo Patrimonial (Endowment), da Alpha Lumen e nossa Associação Alumni.

Todas as movimentações financeiras do IAL, acontecem dentro de um sistema de Enterprise Resources Management – ERP e são integradas realtime com nossa contabilidade.