Projeto Cabeça Legal

SAÚDE MENTAL

CRIANÇAS E ADOLESCENTES PEDEM SOCORRO

Problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão, TDHA e esgotamento podem ter um impacto devastador sobre a vida das nossas crianças e jovens estudantes.  Os índices registrados de depressão, ansiedade generalizada, síndrome do pânico e suicídios, são alarmantes. Além disso, o estresse emocional dos dias atuais de incerteza, causada pelo isolamento social em virtude da pandemia, pode desencadear transtornos mentais cumulativos que as crianças e adolescente podem carregar para a vida adulta.

O projeto ”Cabeça Legal”

O PROJETO CABEÇA LEGAL trabalha com atividades voltadas ao mapeamento da saúde mental de crianças e jovens na faixa de 12 a 17 anos.

Esse trabalho visa apoiar e orientar as escolas de educação básica quanto ao acompanhamento e ação junto aos estudantes e suas famílias, para a prevenção e enfrentamento de demandas socioemocionais e mentais presentes na vida desses estudantes além de discutir medidas de atenção e intervenções nas situações de risco iminente/emergência, opções de tratamento e como prevenir o suicídio.

PLATAFORMA

COM ACESSO

LIVRE

O serviço será gratuito e aberto para todas as escolas interessadas.

O aplicativo estará disponível a partir do mês de junho.

ESTUDO E MAPEAMENTO DA SAÚDE MENTAL

Através de PLATAFORMA DIGITAL com software gamificado que atua no estudo e mapeamento da saúde mental em estudantes de 12 a 17 anos, para detectar comportamentos de risco.

Com base nos resultados, os coordenadores das escolas receberão sugestões de ações de prevenção que poderão ser implementadas para escolas de educação básica.

APOIO E ORIENTAÇÃO

O Cabeça Legal fornece acompanhamento e apoio à ação junto aos estudantes e suas famílias, buscando a prevenção e o enfrentamento de demandas socioemocionais e mentais.

Esse trabalho incluí medidas de atenção e intervenções frente a situações de risco iminente com ações de tratamento e prevenção ao suicídio.

CONTRIBUA COM ESTE PROJETO

Você pode destinar até 3%do seu IR devido para projetos sociais como o Cabeça Legal do Instituto Alpha Lumen.

ASSISTA O VÍDEO

PALESTRA

CABEÇA LEGAL

Plataforma Diagnóstica
de Saúde Mental

VEJA MAIS

A equipe de desenvolvimento socioemocional do Instituto Alpha Lumen e os pesquisadores Leonardo Batista, da Brown University, e Tauily Claussen, da UNIFOR, apresentam o Projeto Cabeça Legal, que atua em duas frentes, uma no estudo e mapeamento da saúde mental em crianças e adolescentes de 12 a 17 anos e seus fatores de risco. Outra, no apoio e orientação às escolas de educação básica quanto ao acompanhamento e ação junto a estudantes e suas famílias, para a prevenção e enfrentamento de demandas socioemocionais e mentais.