< Ed / Tech >

DÉFICIT DE PROFISSIONAIS EM

UM MERCADO SUPER AQUECIDO

PROCESSO SELETIVO 2021 Alpha EdTech

A competição global, a alta exigência dos consumidores e as novas tecnologias tem ampliado os investimentos de todo setor produtivo na criação de produtos melhores e serviços ainda mais eficientes e convenientes. Essa dinâmica vem impulsionando continuamente o mercado de tecnologia que é um dos mais promissores. Mas esse aquecimento precisa, além de investimentos, um número maior de profissionais preparados para implementar essas soluções digitais. O déficit crescente de formação de profissionais de tecnologia pode contribuir para a desaceleração do desenvolvimento de diversos segmentos importantes da economia brasileira.

ONDE ESTÃO ESSES PROFISSIONAIS?

Se há tanta gente procurando emprego, como se explica a dificuldade em unir trabalhadores que buscam oportunidades às vagas disponíveis? Embora a demanda por especialistas em tecnologia seja alta, as universidades formam apenas algo em torno de 46 mil pessoas em áreas ligadas a TI, por ano. Ou seja, é uma profissão que conta com pouca concorrência e possui alta demanda no mercado.

André Street

Quem são os apoiadores do

Instituto Alpha Lumen

para iniciar a Alpha EdTech?

O empresário André Street e Fundações Brava e Behring porque acreditam que, para melhorar a sociedade, é preciso investir em redes de transformação!

DESAFIOS QUE TRAZEM ESPAÇO DE OPORTUNIDADES

Apesar de ser um cenário desafiador para o crescimento da área, a grande demanda e o número reduzido de profissionais especializados em desenvolvimento de software traz uma oportunidade para a construção de soluções que permitam às empresas não terem sua evolução freada por essa necessidade, mas ainda pode ir muito além da simples preparação de mão de obra especializada. O momento viabiliza soluções sociais pela geração de estruturas voltadas a formação de pessoas em vulnerabilidade dando-lhes as condições necessárias para que possam se inserir no mercado de tecnologia. Vulnerabilidade não se restringe à categoria econômica apenas, passando por organizações políticas de raça, orientação sexual, gênero, etnia.

SOLUÇÃO QUE VEM GERAR MOBILIDADE SOCIAL

O Instituto Alpha Lumen desenvolveu o projeto Alpha EdTech como solução que atende às empresas em sua demanda por profissionais na área de TI ao mesmo tempo que possibilita a jovens e adultos, sem a distinção de gênero, raça, orientação sexual ou etnia, em estado de vulnerabilidade, o acesso a oportunidades de mobilidade social efetiva. O Projeto dá ênfase na promoção da igualdade de gênero, ampliando a participação das mulheres nas áreas de TI, e contribuição na redução da pobreza por meio de formação especializada acessível a populações de todo o país. Trata-se de uma iniciativa que envolve pessoas, empresas e instituições por meio da democratização do conhecimento em uma grande rede de transformação.

O QUE O PROJETO Alpha EdTech PREVÊ

O Projeto prevê, a partir intensa participação das empresas, a difusão de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional, combatendo as dinâmicas de discriminação e desigualdade de gênero e raça, muitas vezes presentes no ambiente de trabalho, e estabelecer junto as empresas participantes, um sentimento de valor pelo diferencial construído a partir do compromisso com ações de responsabilidade social, que ao mesmo tempo contribuem como solução para as suas demandas de profissionais especializados e lhes permite acelerar seu desenvolvimento.

METODOLOGIA Alpha EdTech – FORMAÇÃO PLENA DE PROFISSIONAIS NA ÁREA DE TECNOLOGIA

O Instituto Alpha Lumen traz a Alpha EdTech – uma code academy de formação acelerada, com excelência, sem fins lucrativos, que contrata pessoas advindas de situações de vulnerabilidade com interesse e talento para a área TI, como trainees remunerados(aspirantes a dev)  de forma a permitir-lhes dedicação integral no seu desenvolvimento, trabalhando em projetos reais numa conexão direta com empresas e mercado de trabalho. Um processo que inclui o desenvolvimento dos soft skills necessários na formação de um profissional, não apenas preparado ficar atrás de um computador lidando com códigos, mas que saiba lidar com pessoas e equipes e ainda, atuar dentro das empresas como uma liderança e uma referência.

CONHEÇA AS EMPRESAS MENTORAS QUE ACREDITAM NA PROPOSTA E INVESTEM NELA!

Necessários na formação de um profissional, não apenas preparado ficar atrás de um computador lidando com códigos, mas que saiba lidar com pessoas e equipes e ainda, atuar dentro das empresas como uma liderança e uma referência.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PENSA A Alpha EdTech:

  • ABRE OPORTUNIDADES – Encontra talentos em situação de vulnerabilidade, num processo seletivo de âmbito nacional que traz em si mesmo uma experiência inspiradora e educativa como estímulo de crescimento. Por ser uma interação de aprendizagem híbrida viabiliza o acesso independentemente da localização sua geográfica.
  • GERA MOBILIDADE SOCIAL – A iniciativa traz conexão efetiva com emprego e verdadeira transformação social preparando e remunerando esses talentos durante a sua formação como desenvolvedores e com isso, possibilitando-lhes dedicação integral numa aprendizagem intensiva e de qualidade.
  • CONEXÃO COM EMPRESAS – Cria valor real para empresas a partir formação acelerada de profissionais de TI numa construção colaborativa de compartilhamento de conhecimento e experiência. Para as empresas envolvidas no projeto, essa participação também pode gerar oportunidade de aceleração de resultados positivos em seu desempenho do ESG (Environmental, Social and Governance), estimulando um ambiente corporativo ainda mais inovador, ágil e socialmente responsável.
  • A DIFUSÃO DE NOVAS CONCEPÇÕES NA GESTÃO DE PESSOAS E NA CULTURA ORGANIZACIONAL – O Projeto prevê, a partir intensa participação das empresas, a construção de novas perspectivas na cultura organizacional que reforcem o combate às dinâmicas de discriminação e desigualdade de gênero e raça, muitas vezes presentes no ambiente de trabalho, e estabeleçam um sentimento de valor pelo diferencial construído a partir do compromisso com ações de responsabilidade social, que ao mesmo tempo contribuem como solução para as suas demandas de profissionais especializados e lhes permite acelerar seu desenvolvimento.

SAIBA MAIS SOBRE O PROCESSO SELETIVO