AS PESSOAS NÃO SÃO IGUAIS

O QUE ELAS PRECISAM É TER OPORTUNIDADES IGUAIS!

As pessoas não são iguais – elas tem singularidades que devem ser trabalhadas com estruturas adaptativas que se ajustem a aprendizagem do individuo. Assim, Jovens e crianças superdotadas ou com altas habilidades precisam de uma estrutura educacional que dê conta dos seus perfis. Temos que encarar o talento como um patrimônio intelectual e social da nação que se concretiza por meio do esforço pessoal, do acesso a espaços de oportunidades e da convivência com bons exemplos. O trabalho com esse segmento de jovens e crianças talentosos demanda consistência teórica e vivência prática direcionada a resultados.

O perfil de altas habilidades pode ocorrer em estudantes de diferentes grupos culturais e econômicos. Desse modo, o Projeto Escola atua para dar o apoio necessário ao desenvolvimento de jovens e crianças com este perfil abrindo oportunidades de crescimento para que possam compartilhar suas habilidades e assim dar sua contribuição ao país, à coletividade e a si próprios. O Projeto Escola Alpha Lumen tem como proposta ser esse espaço de aprendizagem com estruturas que possam fornecer-lhes o suporte adequado para alavancar seus potenciais e talentos.

O IAL identifica e seleciona aprendizes por meio de um denso processo seletivo e prepara-os para desenvolverem seus potenciais e projetos de vida e também, como parte do processo, ingressar nas melhores universidades do Brasil e do mundo como cidadãos globais, pronto para construírem ações que gerem impacto e inovação. Essa cultura de protagonismo instiga esses estudantes a desenvolverem projetos e a articular os conhecimentos em soluções criativas.

450

APRENDIZES

70% são bolsistas parciais ou integrais

EDUCAÇÃO MUITO ALÉM DO DISCURSO

No IAL os aprendizes vão muito além de conteúdos. O ensino é adaptativo, voltado para a preparação de lideranças com olhar social. Para tanto, são desenvolvidas novas tecnologias, dinâmicas pedagógicas numa metodologia educativa de perspectiva embasada nas teorias da Complexidade, Múltiplas inteligências e Inteligência Emocional. O IAL constrói estruturas educacionais que atuam no desenvolvimento dos aprendizes de modo a estruturar cidadãos capazes de trabalhar o conhecimento e o autoconhecimento, articular oportunidades, gerir emoções, relações e conflitos, indivíduos capazes de construir seus projetos de vida e estabelecer seu legado ao mundo.

NÚCLEOS DE APRENDIZAGEM

CONHECIMENTO QUE FAZ SENTIDO

Os fazeres pedagógicos são divididos em “Núcleos”, cada qual com o propósito de desenvolver as estruturas necessárias para compor um indivíduo em sua formação integral. São o Núcleo Acadêmico, com as disciplinas curriculares, o Núcleo STEAMS (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics and Sports), com as disciplinas formativas que desenvolvem habilidades diversificadas, e o Núcleo Socioemocional  que visa desenvolver o

conjunto de competências interpessoais, como comunicação, colaboração criatividade, pensamento crítico, proatividade e perseverança que impactam a vida pessoal e coletiva. Além do desenvolvimento pessoal, cada aprendiz tem a responsabilidade de ser multiplicador em um projeto do Núcleo Social,  já desenvolvido pela escola ou proposto por ele, para se conectar com a realidade do mundo e contribuir com soluções.

NÚCLEOS DE FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM

NÚCLEO ACADÊMICO

Núcleo Acadêmico ou Núcleo Comum, traz as disciplinas obrigatórias, com um currículo que extrapola o exigido pelo MEC, utilizando dinâmicas e processos pedagógicos inovadores.

NÚCLEO EMOCIONAL

Para a Alpha o socioemocional e o cognitivo estão completamente associados. habilidade de trabalhar em equipe com eficiência e harmonia, facilidade de comunicação e a postura flexível são comportamentos trabalhados desde o infantil.

NÚCLEO STEAMS

Science, Technology, Engineering, Art, Mathematics, Sport

Estudantes de baixa renda que se destacam em algum dos projetos do IAL tem acesso a oportunidades internacionais por meio da Alpha nos EUA.

NÚCLEO SOCIAL

Essas jovens lideranças ampliam seu universo atuando na evolução dos projetos, em meio a construção de soluções para as questões do mundo.

FAZERES PEDAGÓGICOS

PREPARANDO LIDERANÇAS

O Projeto Escola dispõe de apenas 450 vagas que vão do Infantil ao Ensino Médio e está focado em jovens e crianças nas múltiplas inteligências, para formar lideranças com olhar social. O IAL estimula aprendizes preparando-os para desenvolverem seus projetos de vida, motivando-os a alcançarem altas metas e, como parte do processo, ingressarem nas melhores universidades do Brasil e do mundo. Conecta-os com o que há de melhor no planeta, abrindo assim seus horizontes, como cidadãos globais, para que construam ações e soluções criativas e de impacto social.

EQUIPE ESPECIALIZADA E

PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO

O IAL, com sua equipe de pesquisa em educação, trabalha para modificar as estruturas que reduzem artificialmente a aprendizagem a um mero cardápio de conteúdos estanques e desconectados. A pesquisa está presente em todo o processo educacional, revendo soluções pedagógicas e pactuando com inovações o desenvolvimento de novas estratégias de aprendizagem que respeitem e alavanquem cada estudante. Grande parte da equipe docente é formada por especialistas, pesquisadores, mestres ou doutores, que empenhados em para que ela atenda as demandas do mundo.

ALGUNS NÚMEROS

Lugar

ENEM

em SJC

1143

Medalhas Individuais

em Olimpíadas Nacionais

30

Aprovações em

UNIVERSIDADES INTERNACIONAIS

A maior nota da região em

Matemática no ENEM

pelo segundo ano consecutivo!

TORNEIOS, OLIMPÍADAS, MOSTRAS RESULTADOS DE UMA

EDUCAÇÃO INTEGRAL

O projeto escola Alpha Lumen é proporcionalmente a escola mais medalhada do país – cerca de 1/3 dos nossos aprendizes conquistam medalhas nas olimpíadas nacionais das várias áreas do conhecimento e está entre as Top 5 no número total de medalhas conquistadas. Mas  as conquistas vão além! Vitórias e prêmios em Olimpíadas e Torneios Internacionais de Robótica, Matemática e Segurança da Informação e ainda prêmios em Mostras de Arte, Música, Esporte e Empreendedorismo entre outros.

 

A Alpha Lumen também é referência em aprovações nos vestibulares nacionais e internacionais.

COMO ENTRAR NO PROJETO ESCOLA ALPHA LUMEN E ALPHA ONLINE

PROCESSOS SELETIVOS

O Projeto Escola dispõe de apenas 450 vagas que vão do Infantil ao Ensino Médio no presencial e para o novo projeto digital, 200 vagas no Alpha Online,  direcionadas a estudantes que cursam o 6º ano do Fundamental a 1ª série do Ensino Médio, em escolas públicas. Ambos estão visam alavancar jovens e crianças com altas habilidades, nas múltiplas inteligências, para formar lideranças que possam ser referências de competência e ética, contribuindo com seus talentos para transformar seu entorno  e melhorar a sociedade. A seleção é feita com base na sinergia com os valores e o propósito do Projeto Escola Alpha Lumen.

 

O IAL não tem fins lucrativos, mas arca, por meio de contribuições mensais, com o custo de manutenção da estrutura que oferece aos aprendizes dentro do Projeto Escola. Estudantes sem recursos econômicos entram no programa Clube dos Sonhos, que busca mentores – parceiros, empresários, pessoas físicas ou empresas que se comprometem a apoiar os aprendizes para viabilizar seus estudos.