História da Alpha Lumen

A construção da cultura e metodologia do Instituto Alpha Lumen veio com os estudos, pesquisas, experimentações e vivências desenvolvidas ao longo de quase quatro décadas na área educacional.

A lógica da Alpha nasceu embasada na teoria da complexidade aplicada à educação unindo-se às teorias os múltiplos aspectos do intelecto e da inteligência emocional para compor a integralidade da formação de jovens e crianças.

Agora o IAL entra no universo virtual para oferecer soluções educacionais a mais jovens e criança em todo o país.

1995

Iniciam-se as ações junto as escolas públicas e em comunidades carentes com a implementação de oficinas de astronomia como fio condutor para trabalhar também a autoestima e a ampliação de perspectivas nos estudantes. A partir dessas ações inicia o projeto que culminou na fundação da ONG Escola Aberta.

“O maior bem que você pode fazer pelo outro não é somente dividir suas riquezas, mas revelar a ele as dele.”

Benjamin Disraeli

2007

Projeto Escola Aberta
Cursos de astronomia e física, preparatórios para olimpíadas do conhecimento e iniciação científica com a intenção de instigar a curiosidade em estudantes da rede pública de ensino, todas ações sempre gratuitas. No Escola Aberta também era desenvolvido um trabalho específico para os estudantes superdotados, com altas habilidades

2013

O Instituto Alpha Lumen é fundado pela Física, Astrônoma e Educadora, Nuricel Villalonga Aguilera, em São José dos Campos – SP para dar apoio a jovens e crianças com altas habilidades e articular soluções de impacto social por meio de ações educativas, junto a escolas públicas e a comunidades carentes. Em 2014 inicia o Projeto Escola – Infantil, Fundamental e Médio – para crianças e jovens com altas habilidades.

2019

O Instituto gera estruturas de apoio ao ensino de estudantes com altas habilidades, advindos principalmente da escola pública e de baixa renda. Desenvolve inúmeros projetos junto à comunidade, voltados para a formação de lideranças transformadoras entre jovens e crianças com potencial para se tornarem agentes disruptivos da sociedade, no Brasil e no mundo. Além disso, a Alpha realiza atividades diversificadas – grandes eventos, cursos, oficinas – que propõem instigar a curiosidade, ampliar horizontes e motivar vocações. O IAL desenvolve também pesquisas nas áreas de Educação.

A fundadora do IAL em busca das luzes brilhantes
A construção de mais que um sonho:

Uma missão!

O IAL foi fundado pela Física e Astrônoma, Mestranda em Tecnologias da Inteligência Digital, Educadora e pesquisadora, Nuricel Villalonga Aguilera, que nos seus 42 anos de trabalho com Educação atuou como docente e gestora em grandes escolas particulares e com estudantes de altas habilidades e superdotação desenvolvendo cursos preparatórios para as Olimpíadas Científicas e Vestibulares Nacionais e Internacionais. Nesse período, atuou como team leader de equipes internacionais em olimpíadas científicas e fundou a ONG Escola Aberta, voltada à divulgação das ciências nas escolas Públicas.

O IAL nasceu a partir da ONG “Escola Aberta” que já desenvolvia ações voltadas ao aprimoramento de qualidade de ensino em instituições públicas no Estado de São Paulo e um trabalho específico com estudantes talentosos da rede pública de ensino promovendo ainda, a difusão da ciência e tecnologia, cultura e arte. A partir de 2009, a Escola Aberta trouxe a sede para São José dos Campos e iniciou suas atividades com as escolas públicas do Vale.

Em 2010, deu-se início a Alpha Consultoria Educacional que daria suporte financeiro à Escola Aberta. A Alpha foi aberta pelos professores José Lucivaldo Leite e Nuricel Villalonga Aguilera em parceria com professores que acreditaram no projeto e desde então vem desenvolvendo projetos junto a escolas públicas e comunidades carentes com uma equipe de profissionais de excelência. Em 2013, findou-se a Alpha Consultoria.

Em 2013, Nuricel fundou o Instituto Alpha Lumen – IAL (sem fins lucrativos) e migrou os projetos educacionais e sociais, de divulgação científica e apoio às múltiplicas inteligências, da Escola Aberta para o IAL.