O Congresso Internacional online que trará grandes reflexões e informações a respeito de soluções em educação, bem como estudos e práticas específicas com estudantes com altas habilidades. Um encontro para refletir e agir acerca do papel da educação frente à grandes desafios e mudanças repentinas que todos enfrentamos em nossa sociedade.
Maria Lúcia Sabatella: Profissional da educação, consultora e pesquisadora, especializada nas áreas de Inteligência Humana, Superdotação e Talento. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Graduada em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP. É delegada do Brasil no World Council for Gifted and Talented Children – WCGTC desde 1997 e membro da National Association for Gifted Children – NAGC – EUA. É sócia-fundadora do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) e também fundadora e presidente do Instituto para Otimização da Aprendizagem – INODAP, considerado referência entre as instituições brasileiras pelo seu trabalho pioneiro na descoberta de talentos, avaliação do potencial intelectual de crianças, jovens e adultos superdotados, acompanhamento e orientação escolar, familiar e capacitação de profissionais. Atua em cursos de pós-graduação e tem vários artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior.
Vera Borges Sá: Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco, mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunto da Universidade Católica de Pernambuco. Coordena o Grupo de Estudos Altas Habilidades/Superdotação, Humanismo e Cidadania nessa mesma universidade. Desenvolve estudos na área de Sociologia da Educação, Sociologia da Cultura, Memória Coletiva e Altas Habilidades/Superdotação. É cofundadora do Instituto Scientia de Pernambuco onde atua desde 2008; e membro da Comissão Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação – CONBRASD biênio 2018-2020