Alpha Digital: Escola virtual, cursos, oficinas, competições e muito mais!

Digital Alpha Online

Alpha digital – 2º Semestre 2020

 

Rede de Transformação: Alpha Digital cria oportunidades para estudantes da rede pública de ensino

 

A NOVA PLATAFORMA DO INSTITUTO ALPHA LUMEN TORNA ACESSÍVEL O CONHECIMENTO PARA TODOS

 

Hoje, a situação da educação no país tende a ampliar a desigualdade e a aumentar o abismo educacional entre quem tem garantido acesso às soluções de ensino remoto e a quem tem esse acesso de forma muito limitada. Inovação para uma educação de qualidade, principalmente voltada aos estudantes de escolas públicas que se encontram em vulnerabilidade social compõem as ações da ONG, Instituto Alpha Lumen.

 

Este ano, o IAL lança uma série de recursos digitais para dar suporte a todos os alunos da Rede Pública de Ensino tendo como destaque, o Projeto Escola Virtual – Alpha Online, que nesse momento tão desafiador, vem abrir oportunidade de educação remota de alta qualidade para as crianças e jovens carentes com altas habilidades e que sonham em ir além do limite estabelecido pelos desafios econômicos e sociais vividos por eles e amplificados pela pandemia.

 

POR QUE CRIANÇAS E JOVENS COM ALTAS HABILIDADES?

 

Pouco se fala a respeito, mas no Brasil, estudantes talentosos passam desapercebidos com frequência pela escola. Apesar de suas múltiplas inteligências, são em torno de 10% de qualquer população. Dos quase 50 milhões de estudantes matriculados no ensino básico em nosso país, apenas 0,004%, quase 20 mil, são identificados como estudantes com altas habilidades. Entretanto, calcula-se existirem perto de 5 milhões deles no Brasil, o que aponta um grande número de talentos não identificados e nem estimulados. E há poucas iniciativas ainda que busquem alavancar esses estudantes.

 

É justamente aí que o Alpha Lumen entra! Voltado para o segmento da população nesse perfil e principalmente jovens e crianças de baixa renda, o IAL, com sua atuação digital, amplia ainda mais o acesso a um acompanhamento direcionado e específico para esses estudantes com grandes potencialidades e talentos da cidade de São José dos Campos, região do Vale e de todo o Brasil. Uma excelente oportunidade para se desenvolverem, estabelecerem novas perspectivas e sonharem mais alto.

 

ENSINO REMOTO – O VIRTUAL QUE O ALUNO TEM QUE SENTIR COMO REAL

“Não promovemos só um ensino remoto, a ideia é realmente gerar uma conexão com os aprendizes!”, explica a Fundadora, Nuricel Aguilera. “Para nós, o ensino remoto tem que incluir trilhas autônomas e atividades em tempo real – uma boa atividade educativa tem que ser vinculante, de modo que cada estudante se sinta conectado com seus parceiros de aprendizagem, mentores e professores. O computador deve ter apenas o papel de mediador da comunicação, em uma interação que é virtual, mas totalmente real.”.

Desde o ano passado, o IAL já vinha desenvolvendo uma plataforma online integrada à nova realidade digital. Por essa razão, assim que foi estabelecido o isolamento social pelos órgãos oficiais de saúde, como medida de contenção da propagação do coronavírus, imediatamente os aprendizes do Projeto Escola Alpha Lumen tiveram a continuidade pedagógica dentro da nova linguagem, valendo o mesmo para as atividades educacionais formativas. Por causa dessa nova demanda e urgência, o Instituto Alpha Lumen, antecipou também o lançamento de todas as suas novas atividades virtuais voltadas para os estudantes de escolas públicas.

 

COMO PARTICIPAR DESSES CURSOS E ATIVIDADES?

 

Os interessados em participar do Projeto Escola Virtual, que por ora, não substitui a matrícula presencial na escola da localidade do aluno, precisa inscrever-se no processo seletivo que inicia na segunda quinzena de julho. Quando aprovado, ele deve apresentar muita dedicação e também mostrar interesse em querer partilhar o conhecimento como uma liderança positiva no seu entorno. Todo aprendiz do Alpha Lumen, virtual ou presencial, é um agente da mudança, um multiplicador.

 

As atividades na plataforma da Alpha Digital, são gratuitas para os estudantes de escolas públicas. O Alpha Online (Projeto Escola Virtual), tem 200 vagas direcionadas aos estudantes do 6º ano do Fundamental à 1ª série do Ensino Médio. Para o AlphaVest, curso Pré-Vestibular por matéria inteiramente gratuito, também são 200 vagas. O IAL lança ainda diversos cursos como o de inglês, espanhol, programação e os projetos virtuais de formação de orquestra, robótica, audiovisual e teatro, além de oficinas de fotografia, artes, música, entre outros.

 

A plataforma, também traz cursos de preparação para olimpíadas do conhecimento e lança a OIMC – Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento com muitos recursos digitais. Todas as ações oferecidas contam com professores e profissionais super experientes unidos em uma força tarefa que traz sua contribuição para que os estudantes da rede pública possam ter mais acessos à educação.

 

O PROJETO ESCOLA ALPHA LUMEN É REFERÊNCIA EM OLIMPÍADAS E VESTIBULARES NACIONAIS E INTERNACIONAIS.

 

O IAL, uma instituição referência em projetos educacionais, tanto no seu Projeto Escola  Alpha Lumen, quanto em projetos educacionais que contemplam, não apenas o foco acadêmico, pretende abrir para estudantes de escolas públicas, oportunidades de desenvolvimento das múltiplas inteligências por meio de projetos educacionais como o projeto Robótica e Cidadania, Arte e Tecnologia, e o Mobile Maker Lab, entre outros. O IAL desenvolve também projetos de Pesquisa em Educação e Saúde Socioemocional, como o Cabeça Legal, que conta com a parceria de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais.

 

Os processos pedagógicos e a cultura educativa desenvolvidos pelo IAL tem feito do seu Projeto Escola Alpha Lumen, uma referência em Olimpíadas Científicas e em vestibulares nacionais e internacionais. Prova disso, é o desempenho no ENEM 2019 – 1º Lugar em Matemática do Vale do Paraíba e 2ª geral entre as escolas de São José dos Campos e ainda está na 103ª posição entre as quase 20 mil escolas em todo o país. O Projeto também tem aprendizes aprovados em outras universidades de ponta, sejam elas brasileiras ou no exterior. A Alpha Lumen é destaque também nas Olimpíadas do Conhecimento como a escola mais medalhada do Brasil em diversos prêmios, torneios e olimpíadas nacionais e internacionais.

 

 

OIMC – OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE MATEMÁTICA E DO CONHECIMENTO

 

A delegação joseense de aprendizes do Projeto Escola do IAL conquistou o maior número de medalhas entre os brasileiros na 10ª Olimpíada Internacional de Matemática, em Beijing, China. A equipe Alpha Lumen, foi destaque entre as escolas brasileiras com 2 medalhas de Prata, 3 medalhas de Bronze e 2 menções honrosas. A atuação dos talentosos estudantes chamou a atenção do comitê organizador chinês da Hope Cup International de tal forma que este ano, em parceria com a própria instituição, o Brasil irá receber a primeira Olimpíada Internacional de Matemática – OIMC 2020, com inscrições abertas até 21 de agosto pelo site www.alphalumen.org.br

 

O Evento Brasil-China, é voltada para a matemática, mas em um formato que envolve várias áreas do conhecimento.  Além de prêmios, a OIMC classificará as equipes medalhistas mais bem colocadas na competição em duas categorias: Escolas Públicas e Escolas Privadas. Ambas poderão participar da próxima Hope Cup International na China. A equipe da categoria Escola Pública terá tudo pago pela organização.

 

“A olimpíada é totalmente gratuita para estudantes da rede pública e nosso objetivo é abrir mais possibilidades para estudantes brasileiros em competirem nas olimpíadas científicas internacionais, além de adquirem novas descobertas, novas ideias, técnicas e conhecimentos”, explica Arthur Covatti, um dos coordenadores à frente dessa Olimpíada que conta com uma equipe dedicada de brasileiros e chineses.

 

Em tempos de recolhimento e despertar de uma nova consciência, a educação está mais do que nunca em pauta. Por isso mesmo, quando nos integramos em um bem comum, fortalecendo e oportunizando aqueles que menos possuem acesso ao conhecimento, é importante reconhecermos e passar adiante para que mais e mais pessoas construam uma sociedade capaz de realizar ações transformadoras para as gerações futuras.

 

Para saber mais sobre os cursos, oficinas, webinars, e outras atividades oferecidas acesse www.alphadigital.org.br