Alpha Lumen está na final de prêmio internacional de Física para ensino médio

Além da entidade brasileira, uma dos Estados Unidos e duas da Ásia disputam o prêmio. Foto: Divulgação.

 

Apenas quatro instituições de ensino de todo mundo disputam o Prêmio de Ensino Médio de Física, em sua terceira edição internacional, entre elas o Instituto Alpha Lumen, de São José dos Campos. A decisão será no próximo dia 6 de dezembro. Foram mais de 1,8 mil inscritos neste concurso e a final será disputada entre duas escolas da América e duas da Ásia. Além da escola brasileira, também concorrem ao prêmio entidades de ensino dos EUA, Hong Kong e Cingapura.

 

 

A disputa é patrocinada pela Associação de Físicos Canadenses e  Chineses e é ligada a ASPNet Global, rede de escolas associadas da UNESCO. O PEA é uma rede de escolas comprometida a promover os ideais, valores e prioridades das Nações Unidas.

 

O trabalho brasileiro inscrito “O Mecanismo de Geração de Massa de Partículas Elementares” foi desenvolvido pelo grupo do Alpha Lumen formado pelos estudantes do 2º ano do ensino médio, Ana Carolina Theodosio de Carvalho Ayres de Camargo, João Felipe Magalhães Diniz e Maria Eduarda Colferai Soufia que formaram um trio com o nome de ARCHÉ THE PHYSICS TEAM, sob a supervisão dos professores Victor Silva Tona de Abranches e Maxsuel de Oliveira Ribeiro.

 

Foto: Divulgação

 

O trabalho foi submetido todo no idioma inglês acompanhado do videoclipe e dos relatórios com as conquistas acadêmicas de cada aprendiz e suas participações em projetos e eventos extracurriculares, algo que o Projeto Escola da Alpha Lumen mantém para todos os estudantes com bastante empenho.

 

“Isso mostra a dedicação de nossos aprendizes e professores por um ensino de alta qualidade e na excelência do que produzem, o valor da ciência, do estudo para superar barreira e construir uma sociedade melhor está em nosso DNA. O resultado disto é que conseguimos nos posicionar muito bem tanto no Brasil como no exterior”, explicou a diretora geral da ONG Nuricel Villalonga Aguilera.

 

Essa premiação teve início na China, em 2008, mas só para os nativos. Em 2013 foi feita uma parceria com a Associação Canadense de Física e foram criadas as edições internacionais, sendo a primeira em 2016. Entretanto, os chineses não participam desta premiação especificamente, pois mantém a competição original nos mesmos moldes quando a criaram.

 

Em 2019, com o ingresso das instituições da Rede PEA, ligada a Unesco, possibilitou que fosse criada a divisão América no ano passado e em 2021 o convite formal para o Instituto Alpha Lumen participasse do evento. Em sua primeira atuação no concurso, a entidade brasileira já chega à fase final. A premiação, além de placas para o estabelecimento de ensino e réplicas para a equipe, possibilitará bolsas de iniciação científica para os estudantes.

 

O Instituto Alpha Lumen (IAL) é uma entidade sem fins lucrativos, que busca soluções de impacto social com pesquisas, desenvolvimento e aplicação de projetos de inovação em metodologias de aprendizagem e tecnologias digitais voltados a ações educativas, democratização do conhecimento e apoio ao talento com vistas a ampliar oportunidades, prioritariamente a adultos, jovens e crianças de baixa renda ou em vulnerabilidade, no Vale do Paraíba paulista, no Brasil e no exterior.