Alpha Notícias

Aprendizado na pandemia

Alpha Lumen garante aprendizado durante a pandemia

 

A suspensão das aulas presenciais como medida de prevenção da pandemia colocou em xeque o modelo tradicional de ensino, forçando educadores e estudantes na adaptação do aprendizado à distância.

 

Há dois anos a ONG, Instituto Alpha Lumen, vem desenvolvendo projetos de educação remota para dar acesso e suporte à educação especializada voltada a estudantes com Altas Habilidades e de baixa renda, em todo o país. Dentro dessa proposta, traz a plataforma digital, ial360°, integrada à realidade da educação virtual do momento.

 

Com a orientação do isolamento social pelos órgãos oficiais de saúde, o IAL, colocou em ação, essa e outras estruturas digitais para compor o ensino remoto com atividades e aulas de interação síncrona (em tempo real) e outras com interatividade assíncrona (disponíveis em tempo integral).

 

Assim, desde o dia 23 de março, as turmas do Projeto Escola da Alpha Lumen, do Infantil ao Ensino Médio, continuaram suas atividades acadêmicas de modo remoto, com todas as atividades que compõem a cultura e a metodologia do IAL – acadêmica, cultural, socioemocional, científica, social, empreendedora e tecnológica – inseridas gradativamente nas diversas áreas que integram a construção educacional dessas jovens lideranças. E isso, levando em conta o tempo de adaptação para essa nova estrutura educacional totalmente digital.

 

Nesse processo, a Alpha também retomou as atividades socioemocionais, com o acompanhamento de psicólogos e psicopedagogos, tais como o Papo Reto, voltada para estudantes e as Rodas de Conversas, direcionadas às famílias, que abrem espaços de diálogo e da busca colaborativa de soluções para os problemas enfrentados em decorrência da crise gerada pela COVID-19.

 

Um olhar social preparado para o futuro

 

Nesse momento difícil, aprendizes e suas famílias, bem como a equipe docente e colaboradores do IAL, tem recebido o apoio necessário para enfrentar esse período tão desafiador e incerto. E é justamente essa a lógica da cultura da Alpha Lumen: preparar jovens e crianças, com todo o arcabouço cognitivo e socioemocional necessários, para que possam desenvolver e gerir seus projetos de vida em um mundo de futuro inesperado e imprevisível.

 

Com a o apoio de parceiros e ajuda de voluntários, o IAL consegue distribuir alimentos e assistência necessária às famílias de jovens aprendizes.

 

De acordo com a fundadora Nuricel Aguilera, que é Física e Mestranda em Tecnologias da Inteligência Digital, a experiência no desenvolvimento e utilização prévia de tecnologias digitais nos fazeres pedagógicos, além da forte conexão e compromisso com todos da Alpha — a equipe, estudantes e suas famílias — foram ingredientes essenciais para o sucesso da jornada educacional, durante as atuais circunstâncias.

 

Como diz a máxima, “A união faz a força”. E foi a partir dessa mesma união que a Alpha estruturou apoio às famílias dos estudantes com Altas Habilidades, mas de baixa renda, que compõem o projeto do “Clube dos Sonhos” e que constituem grande parte dos 450 aprendizes da Alpha. “Por meio de doações e voluntariado, os núcleos de apoio estão distribuindo cestas básicas, prestando suportes médico e psicológico além de providenciarem equipamentos e internet para os estudantes que não tinham essas estruturas”, reforça Nuricel que acompanha diariamente as questões e preocupações dessas famílias.

 

Cursos, oficinas e atividades

Alpha Lumen: Apoiando a educação e os estudantes de escolas públicas

Agora, o IAL se volta novamente para a comunidade, retomando e ainda antecipando os projetos sociais, educacionais e de saúde socioemocional previstos para 2020, direcionados a estudantes de escolas públicas.

 

Entre as várias ações a serem implementadas, a Alpha lança, em junho, cursos on-line gratuitos, entre eles o de preparação para o ENEM, por disciplina, os preparatórios para as Olimpíadas Científicas, Mandarim, Inglês, Teatro, Fotografia, Audiovisual, Orquestra e Programação. Também serão lançados painéis e mini cursos para professores, pais e escolas, sobre temas educacionais da sua expertise, tais como: “Identificar e Alavancar Crianças com Altas Habilidades e Superdotação”, “Educação Socioemocional e Relacional”, “Empreendedorismo Jovem”, “Desenvolvimento Cognitivo”, entre outros. Todos acessíveis via computador, tablet ou celular. Mais informações pelo site do IAl, newsite.alphalumen.org.br, a partir do dia 25 de maio.

 

Essa nova realidade social acelerou a implementação de inúmeros projetos que a ONG vem desenvolvendo para atender estudantes de escolas públicas e crianças em vulnerabilidade, trazendo mais oportunidades de formação e crescimento profissional.

 

Ainda segundo, Nuricel, “Esse é um momento que exige soluções ágeis que minimizem as distâncias sociais que devem se amplificar se a sociedade não atuar de forma colaborativa e transformadora”.

 

O Instituto Alpha Lumen trabalha para deixar a sua contribuição e exemplo na construção de um futuro mais solidário e com oportunidades mais justas para jovens e crianças em todo o Brasil.

 

 

Além de Entidade Sem Fins Lucrativos e com projetos aprovados no FUMCAD – Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/2012), o Instituto Alpha Lumen é uma ONG de Utilidade Pública Municipal, Entidade Filantrópica e registrada no CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 


FONTE: JORNALISMO COLABORATIVO 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *