Aprovado em Yale, Vitor coleciona medalhas em olimpíadas científicas

Aceito em diversas universidades de renome, aos 16 anos se interessou por Economia. Foto: Divulgação.

 

Vitor Alexandre Theodosio de Carvalho Ayres de Camargo, ou simplesmente Vitão, mas guardem este nome de um aluno com um desempenho fantástico. Este é Vitor de Camargo – um exemplo clássico da capacidade de aprendizagem, organização e aproveitamento das facilidades em diversos conhecimentos.

 

Gabaritou o SAT Scholastic Aptitude Test – um dos exames mais difíceis dos EUA, utilizado pelas universidades estadunidenses em seus processos de admissão para graduação. Foi aprovado em seis universidades internacionais, mais 8 na lista de espera, além da Faculdade de Moscou pela inédita conquista da Medalha de Ouro na OIE – Olimpíada Internacional de Economia, também foi aprovado na Universidade Yale, situada em New Haven, Connecticut. “Os medalhistas da olimpíada foram convidados a cursar na Rússia, achei legal, mas meu foco sempre foi nos Estados Unidos, mas é gratificante receber este convite” comentou Vitão durante uma entrevista para a TV Vanguarda que enalteceu o feito.

 

Recente visita de Vitor de Camargo a sede da Alpha Lumen onde recebeu duas placas em sua homenagem. Foto: Divulgação.

Vitão chegou ao Alpha no nono ano, isto em 2018, e já despontou com um dos mais dedicados e organizados alunos do Projeto Escola do Instituto Alpha Lumen, em São José dos Campos. “Vim para o Alpha em 2018 buscando um maior desafio acadêmico e um ambiente onde estaria rodeado de pessoas excepcionais. Estava insatisfeito com o método de ensino tradicional e o comodismo que me causava, e a proposta do Alpha de desenvolvimento contínuo e colaborativo foi o que me atraiu.”

 

Para estrear bem, Vitor de Carmargo conquistou uma pontuação incrível e consequentemente a medalha de ouro na 4ª edição da Copa Brasil de Matemática, faturou o bronze nacional na OBR Olimpíada Brasileira de Robótica e já no primeiro ano dentro da Alpha se destacou academicamente e com diversas premiações de matemática e física na ocasião. “Inicialmente me envolvi mais com matemática e física por sempre ter tido facilidade com as exatas, mas sabia que não era o que queria para o futuro. Continuei explorando olimpíadas de diversas áreas e me interessei muito por economia ao estudar para a Olimpíada Brasileira de Economia no segundo ano.”

 

Em 2019 seu desempenho seguiu uma trajetória ascendente, ele integrou a comitiva Alpha que viajou até a China para participar da WMTC – World Mathematics Team Championship e saiu de lá com a medalha de prata. Já em 2020, em plena pandemia, além de se dedicar aos estudos pois estava no 2º ano do ensino médio, integrou a equipe de desenvolvimento da 1ª OIMC Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento criando mais de 50 problemas de matemática do ensino médio em Teoria dos Números, Geometria, Trigonometria, Probabilidade, Sequências e muito outros conteúdos, dirigindo a produção do teste para alunos assegurando sua qualidade, equilíbrio e diversidade em temas-problema. Está olimpíada internacional realizada pelo Instituto Alpha Lumen conquistou ano passado (2021) o prêmio máximo da ASPnet global da Unesco no Prize For Education SDG 4. “Foi bastante desafiador, mas também gratificante. Criar questões interdisciplinares  me ensinou muito não só sobre matemática, mas também sobre outras matérias e sobre a cultura de outros países, e as longas reuniões me mostraram como pode ser difícil trabalhar em grupo. No final, porém, acredito que estes aprendizados, somados ao impacto expressivo do projeto, tenham trazido grande crescimento pessoal e contribuído direta e indiretamente para minha aprovação em Yale.”

 

Primeiro registro fotográfico de Vitor que ingressando no Projeto Escola Alpha Lumen. Foto: Divulgação.

 

Quando estava no terceiro ano, em seu último ano do Ensino Médio, Vitor ainda alcançou importantes conquistas em Economia, sua mais nova paixão. Além das medalhas que conquistou, foi premiado com o Best Business Case e Best in Finance por ter tido a maior nota na prova de finanças.

 

No Brasil, Vitor de Carmargo foi aprovado nas melhores universidades do país como INSPER (1º colocado) e USP para o curso de Engenharia Aeronáutica. Também foi aprovado em Medicina na UFRJ. Sua pontuação alcançada no ENEM foi digna de destaque e o aluno recebeu da instituição uma placa em homenagem ao feito.

 

Na área de economia  já dá seus primeiros passos, foi estagiário de uma grande empresa nacional e já produziu mais de 12 relatórios sobre vários países, destacando indicadores micros, macroeconômicos, políticos e financeiros, entre outras atividades.

 

TV Vanguarda/Globo entrevistando Vitor sobre a conquista internacional em Economia. Foto: Divulgação.

 

Vitor de Camargo comenta que gostaria de inspirar outros jovens a estudar fora do país. “Espero trazer o exemplo e mostrar para mais gente que é possível estudar fora. Uma coisa positiva das universidades americanas é que o sistema de admissão é muito mais humano, e o contexto em que o estudante está inserido é levado em consideração. Isso alivia o impacto negativo de uma educação desigual, pois os avaliadores entenderão que aquele candidato não teve as mesmas oportunidades, e isso será considerado.”

 

As universidades que Vitor de Carmargo foi aprovado foram: Yale University, Rice University, Bocconi University (Itália), Insper 1° lugar, HSE University (Rússia) e University of Toronto (Canadá), na lista de espera está em Princeton University, Columbia University, Brown University, University of Pennsylvania, Duke University, Williams College, Emory University e Grinnell College.

 

O jovem talentoso aluno da Alpha comenta que gostaria de cursar em YALE “Pretendo cursar Economia e Matemática em Yale e aproveitar o currículo flexível para explorar outras matérias que gosto. As aulas começam em setembro, então até lá o plano é ocupar o tempo com coisas interessantes (inclusive, aberto para oportunidades de estágio) para chegar com energia para a graduação.”

 

 

Outras reportagens sobre o aluno:

 

alphalumen.org.br/vitor-camargo-obtem-resultado-inedito-no-processo-seletivo-do-insper

 

youtube.com/watch?v=wZbcbxlPr64

 

Tags :