Ball e Alpha Lumen anunciam vencedores do 2º Torneio Brasileiro de Sustentabilidade

Em um cenário de aumento de 215% de projetos submetidos em relação à primeira edição, crianças e jovens desenvolveram projetos para a cadeia de reciclagem.

 

O Instituto Alpha Lumen (IAL) e a Ball Corporation anunciaram os vencedores do 2º Torneio Brasileiro de Sustentabilidade (TBS), iniciado em 2022. Os grupos ganhadores, que se reuniram em até três integrantes, são de escolas públicas e privadas de três regiões brasileiras, e se destacaram entre mais de 500 inscritos de todo o país. A iniciativa da ONG de Impacto Social e da líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio tem o objetivo de conscientizar jovens, adolescentes e crianças sobre a necessidade de pensar um planeta sustentável e em harmonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, destacando a Agenda 2030 ainda na juventude.

 

 

Com o tema central do torneio focado na cadeia de reciclagem, os estudantes desenvolveram projetos de impacto em relação ao descarte de resíduos eletrônicos, aproveitamento de materiais, pontos de coleta de lixos, compromisso social, entre outros. Os ganhadores definidos pelo Júri Popular são de Belo Horizonte (MG), Campina Grande (PB) e Rolândia (PR).

 

O Júri Especialista escolheu como vencedores do grupo 1, que abrange alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, projetos da Escola Municipal Professor Cláudio Brandão, de Belo Horizonte, e Colégio Objetivo, de Capela do Alto (SP). O Colégio Militar da capital de Minas, e a Escola Estadual Profª Maria Apparecida Pinto da Cunha, de Indaiatuba (SP) levaram o ouro no grupo 2, composto por estudantes do Fundamental II. O último grupo, que contempla o Ensino Médio e Técnico Profissionalizante, teve ganhadores do Colégio Flávio Pinheiro, de Ibitinga (SP), e Escola Estadual Padre Dionísio Homem de Faria, de Bom Jesus do Galho (MG). Entre os ganhadores de prata e bronze, estão escolas de São José dos Campos (SP), Campina Grande, e Rolândia.

 

“É muito inspirador poder assistir essa nova geração de consumidores pensando de maneira sustentável e entendendo a importância de um descarte correto de materiais, gestão de resíduos e consumo consciente. E traz muito orgulho para a Ball, que tem educação e reciclagem como principais pilares em atuação social no Brasil, poder incentivar a juventude a olhar para o meio ambiente com carinho e cuidado por meio do Torneio Brasileiro de Sustentabilidade. Esse futuro almejado pelos estudantes participantes é o que idealizamos quando pensamos nossas metas de sustentabilidade, e é estimulante ver jovens engajados conosco na caminhada em direção a uma economia cada vez mais circular”, diz Thaís Moraes, Diretora de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da Ball para América do Sul. A empresa contribui com o torneio via Recurso Incentivado, com doação para o Fundo da Criança e do Adolescente.

 

“Apesar de ser um momento especial a cerimônia de encerramento e premiação, a caminhada e o todo o engajamento e processo no TBS é muito valioso para estes jovens. Num momento em que questões climáticas e questões de reciclagem tão presentes nas nossas vidas, tão marcantes, é importante que a gente trabalhe com a garotada numa lógica e mentalidade de preservação, de reciclagem e de sustentabilidade. Por  isto a importância de torneios como este que alcança todo o Brasil e  com parceiros muito engajados como a querida Ball” – comentou Nuricel Villalonga, Diretora-Fundadora do Instituto Alpha Lumen

 

A primeira edição do TBS, realizada em 2020, aconteceu durante a pandemia e contou com 430 times inscritos oriundos de 60 escolas de 12 estados brasileiros. Mesmo com a segunda edição não contando com alunos do ensino superior, a disputa 2022/2023 teve aumento em todos os seus índices: com a participação de escolas 45% maior, foi registrado crescimento de quase 30% de alunos participantes e cerca de 215% de projetos submetidos.

.

Tags :