Conexões 2020

PAINÉIS CONEXÕES:

Maria Inês Fini

Mario Sergio Cortella

e Anderson Correa

As competências para o Hoje

O Congresso Internacional online que trará grandes reflexões e informações a respeito de soluções em educação, bem como estudos e práticas específicas com estudantes com altas habilidades. Um encontro para refletir e agir acerca do papel da educação frente à grandes desafios e mudanças repentinas que todos enfrentamos em nossa sociedade.

 

Maria Inês Fini: Doutora em Educação, pedagoga, professora e pesquisadora de Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e Social, especialista em Currículo e Avaliação. Fundadora da Faculdade de Educação da UNICAMP (1972-1996); Diretora de Avaliação para Certificação de Competências do INEP (1997-2002) período em que criou e coordenou o ENEM e o ENCCEJA, Presidente do INEP (2016-2019). Coordenou o desenvolvimento de Propostas Curriculares em instituições escolares e redes de ensino e desenvolveu sistemas de avaliação para Prefeituras, Secretarias Estaduais e Instituições de Ensino Superior. Membro do Comitê Gestor da BNCC (2016 – 2018), Membro do Conselho do Todos pela Educação desde 2017; Membro do Movimento pela Base desde 2016; Membro do Conselho de Administração da ACERP/ TV Escola, desde 2017, Membro do Conselho Científico da ABAVE desde 2018. Presidente da ANEBHI desde julho de 2020 e diretora pedagógica da EDUCARE. Presidente do Conselho de administração da TVEscola.

 

Mario Sergio Cortella: Filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro. Autor de vários livros, entre eles Por que Fazemos o que Fazemos?, uma análise da vida profissional na contemporaneidade. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991–1992) no governo de Luiza Erundina. Graduado na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1975). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob a orientação do Prof. Dr. Moacir Gadotti (1989). Doutor em Educação pela PUC-SP, sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Freire (1997). É professor titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e de pós-graduação em Educação da PUC-SP. Professor-convidado da Fundação Dom Cabral. Foi membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da CAPES/MEC (2008–2010). Em 2017, foi um dos dez finalistas do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação. O Prêmio foi criado para contemplar pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram destaque especial na defesa e na promoção da educação brasileira.

 

Anderson Correa: Professor, doutor e graduado em engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/1998). Mestre em engenharia de infraestrutura aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Fez doutorado em engenharia de transportes pela University of Calgary, no Canadá (2004). Membro do Conselho de Administração da Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Controle do Espaço Aéreo (CTCEA); do comitê Transportation Research Board – USA, e do conselho deliberativo da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET). Foi Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo. É bolsista de Produtividade 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nos últimos três anos esteve à frente da Pró-reitoria de Extensão e Cooperação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

MODERADORES:

Nuricel Villalonga Aguilera

Física e Astrônoma pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo – USP. Mestranda em Tecnologias da Inteligência Digital na PUC/SP. Educadora e pesquisadora, nos seus 42 anos de trabalho com Educação atuou como docente e gestora em grandes Redes de Ensino. Desenvolveu projetos voltados à estudantes com altas habilidades e superdotação e cursos preparatórios para Olimpíadas Científicas e Vestibulares Nacionais e Internacionais. Atuou como team leader de equipes internacionais em olimpíadas científicas em países como Rússia, Suécia, Índia, Ucrânia e China. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura – ABCiber, da Sociedade Astronômica Brasileira – SAB e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. Membro da Comissão para a Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA (até 2009), da equipe fundadora da Olimpíada Internacional de Matemática e Conhecimento – OIMC e do Torneio Brasileiro de Sustentabilidade – TBS (2020) e orientadora de Projetos premiados na FEBRACE (2006 – 2010). Fundou a ONG Escola Aberta, voltada à divulgação das ciências e apoio para estudantes com altas habilidades nas escolas públicas que deu origem à ONG Instituto Alpha Lumen e ao Projeto Escola Alpha Lumen, cuja metodologia é embasada na teoria da complexidade.

Arthur Covatti

Graduado no ITA é professor de Olimpíadas, há 5 anos. Foi duas vezes premiado na OBM Universitária e fez parte da equipe brasileira na International Mathematics Competition e da Copa Internacional de Cálculo.

FÓRUM INTERNACIONAL DE SOLUÇÕES EM EDUCAÇÃO E O CONGRESSO NACIONAL EM ALTAS HABILIDADES JUNTOS EM 2020!