Conexões 2020

PAINÉIS CONEXÕES:

Solange Wechsler

e Tatiana Nakano

Criatividade e Inovação em uma perspectiva multidimensional

O Congresso Internacional online que trará grandes reflexões e informações a respeito de soluções em educação, bem como estudos e práticas específicas com estudantes com altas habilidades. Um encontro para refletir e agir acerca do papel da educação frente à grandes desafios e mudanças repentinas que todos enfrentamos em nossa sociedade.

 

Solange Wechsler: Psicóloga, com mestrado e doutorado nos Estados Unidos, na University of Georgia, tendo por orientador Dr. Paul Torrance. Pós-doutorada na University of Buffalo e no Torrance Center of Creative Studies. Suas áreas de pesquisa e ensino têm sido a avaliação e desenvolvimento da criatividade, inteligências múltiplas, avaliação do desenvolvimento cognitivo e criativo por desenhos, liderança criativa, estilos de pensar e criar, temperamento, psicologia positiva, e construção e validação de testes psicológicos. Possui vários testes publicados no país e publicação de inúmeros artigos. Autora de livros sobre a criatividade: “Criatividade: Descobrindo e Encorajando”, “Criatividade no ensino superior”, “O desenho infantil: Forma de expressão cognitiva, criativa e emocional”. Recebeu os títulos honoríficos de “Creative Scholar” nos Estados Unidos, “Personalidade Destacada en las Artes y Ciências”, na Venezuela, “Honra ao Mérito em Psicologia Escolar” no Brasil e, mais recentemente o de “Distinction in International Psychology”, pela American Psychological Association. Fundou e presidiu a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, o Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, e a Associação Brasileira de Criatividade e Inovação, sendo a atual presidente. É pesquisador nível I do CNPQ. Atualmente exerce atividades de docência e pesquisa junto ao departamento de pós-graduação em Psicologia da PUC-Campinas, onde dirige o Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas (LAMP).

 

Tatiana Nakano: Docente permanente do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Atualmente encontra-se como visiting scholar na University of California – Berkeley como bolsista Fapesp. Pós Doutorado na Universidade São Francisco e Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência pela PUC-Campinas. Pesquisadora produtividade nível 2 CNPq. Presidente passado da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis), atual membro colaborador do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) e membro do grupo de trabalho Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp. Editora associada da Revista Estudos de Psicologia e Revista Iberoamericana de Criatividade e Inovação. Atua principalmente na área de Avaliação Psicológica, Criatividade, Altas Habilidades e Superdotação, Inteligência, Competências Socioemocionais, Psicologia do Esporte e Psicologia Positiva.

MODERADORA:

Angélica Shigihara de Lima

Arteterapeuta, artista plástica, professora de desenho, educadora infantil, especialista em AH/SD pela UFRGS. Co-coordena Curso de formação em Arteterapia Trabalha em atelier arteterapêutico com diferentes faixas etárias. Presidente da Associação de Arteterapia do RS, e Conselheira de Honra da União Brasileira de Associações de Arteterapia. Como artista desenvolve trabalhos em diferentes suportes e técnicas. Atualmente trabalha com colagens escultóricas. Participou de exposições coletivas e individuais em diversas cidades do Brasil, Argentina. Trabalha na área das AH/SD desde 1996 na AGAAHSD e no ConBraSD desde sua fundação. Desenvolve projetos para desenvolvimento da criatividade, arteterapia e arte.

FÓRUM INTERNACIONAL DE SOLUÇÕES EM EDUCAÇÃO E O CONGRESSO NACIONAL EM ALTAS HABILIDADES JUNTOS EM 2020!