Conexões 2020

PAINÉIS CONEXÕES:

Viviane Mosé

e Carlos Abranches

Desafios da Educação no Brasil

O Congresso Internacional online que trará grandes reflexões e informações a respeito de soluções em educação, bem como estudos e práticas específicas com estudantes com altas habilidades. Um encontro para refletir e agir acerca do papel da educação frente à grandes desafios e mudanças repentinas que todos enfrentamos em nossa sociedade.

 

Viviane Mosé: É poeta, filósofa e psicanalista. Graduada em Psicologia, Especialista em Elaboração e Implementação de Politicas Públicas pela UFES. Mestra e doutora em Filosofia pela UFRJ. Autora de doze livros entre poesia, filosofia, educação, com duas indicações ao Prêmio Jabuti, Stela do Patrocínio, de 2002, e A Escola e os desafios contemporâneos, de 2013. Escreveu e apresentou a Série Ser ou não Ser no Fantástico da TV Globo e do Canal Futura (2005 a 2008), com temas de filosofia e linguagem cotidiana. Durante sete anos fez comentários diários na Radio CBN junto com Carlos Heitor Cony e Arthur Xexéu no quadro Liberdade de Expressão e no quadro A arte da Gestão. É comentarista do Programa Encontro com Fátima Bernardes. Tem como principais temas a sociedade em rede e os desafios do mundo contemporâneo, especialmente aplicados à Educação e à gestão pública e privada.

 

Carlos Abranches: É jornalista e apresentador de telejornais e programas de entrevistas. Além do jornalismo, é formado em Música, com habilitação em violão erudito, pelo Conservatório Estadual de Minas Gerais. Formou-se também em Filosofia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É também psicanalista clínico, formado pela Associação Psicanalítica do Vale do Paraíba. Professor de pós graduação em psicopedagogia na Univap. Na área da literatura é autor de sete livros, sendo três de poesia e quatro de reflexões históricas, com base em relações humanas e filosofia espiritualista.

MODERADORA:

Debora Diniz

Debora Regina Magalhães Diniz é mãe de três, professora, doula e educadora perinatal. Cursou Letras e é especialista em Língua, Literatura e Semiótica. Faz parte da equipe de Pesquisas Eduacionais no Instituto Alpha Lumen onde também leciona para Fundamental II e Ensino Médio. É cofundadora do Milc – Movimento Infância Livre de Consumismo, coordenadora da Roda Bebedubem SJC e membro da Parto do Princípio e Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. É ativista e implicante com a sociedade atual desde sempre.

FÓRUM INTERNACIONAL DE SOLUÇÕES EM EDUCAÇÃO E O CONGRESSO NACIONAL EM ALTAS HABILIDADES JUNTOS EM 2020!