Conexões 2020

PAINÉIS CONEXÕES:

Luiz Felipe Pondé

e Pedro Demo

O Desafio da Mudança

O Congresso Internacional online que trará grandes reflexões e informações a respeito de soluções em educação, bem como estudos e práticas específicas com estudantes com altas habilidades. Um encontro para refletir e agir acerca do papel da educação frente à grandes desafios e mudanças repentinas que todos enfrentamos em nossa sociedade.

 

Luiz Felipe Pondé: é um filósofo e escritor brasileiro, doutor em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e com pós-doutorado pela Universidade de Tel Aviv, em Israel. Escreveu, dentre outras obras, o Guia Politicamente Incorreto da Filosofia e Marketing existencial. É colunista da Folha de S. Paulo, escrevendo semanalmente no jornal.

 

Pedro Demo: Professor titular da Universidade de Brasília tem atuação acadêmica destacada na política social e na metodologia científica. Ultimamente, vem dedicando-se especialmente à educação contemplada sob a ótica do desenvolvimento. Conferencista e consultor publicou mais de trinta livros, dentre eles, pela Editora Vozes, Petrópolis, RJ: Cidadania Menor, 1992; Desafios Modernos da Educação, 6ª ed., 1997; Conhecimento Moderno, 1997; Questões para a Telê educação, 1998.

MODERADORA:

Nuricel Villalonga Aguilera

Física e Astrônoma pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo – USP. Mestranda em Tecnologias da Inteligência Digital na PUC/SP. Educadora e pesquisadora, nos seus 42 anos de trabalho com Educação atuou como docente e gestora em grandes Redes de Ensino. Desenvolveu projetos voltados à estudantes com altas habilidades e superdotação e cursos preparatórios para Olimpíadas Científicas e Vestibulares Nacionais e Internacionais. Atuou como team leader de equipes internacionais em olimpíadas científicas em países como Rússia, Suécia, Índia, Ucrânia e China. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura – ABCiber, da Sociedade Astronômica Brasileira – SAB e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. Membro da Comissão para a Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA (até 2009), da equipe fundadora da Olimpíada Internacional de Matemática e Conhecimento – OIMC e do Torneio Brasileiro de Sustentabilidade – TBS (2020) e orientadora de Projetos premiados na FEBRACE (2006 – 2010). Fundou a ONG Escola Aberta, voltada à divulgação das ciências e apoio para estudantes com altas habilidades nas escolas públicas que deu origem à ONG Instituto Alpha Lumen e ao Projeto Escola Alpha Lumen, cuja metodologia é embasada na teoria da complexidade.

FÓRUM INTERNACIONAL DE SOLUÇÕES EM EDUCAÇÃO E O CONGRESSO NACIONAL EM ALTAS HABILIDADES JUNTOS EM 2020!