Escolas do Nordeste levam premiação máxima na Escola Avançada de Tecnologia

Grupos da Bahia e da Paraíba vencem os desafios do programa criado pelo Instituto Alpha Lumen. Foto: Divulgação.

 

A força do ensino médio da região nordeste do país foi demonstrada na primeira edição da Escola Avançada de Tecnologia (EAT), um programa nacional voltado ao ensino e desenvolvimento da ciência e tecnologia criado pelo Instituto Alpha Lumen. As duas equipes vencedoras são de escolas nordestinas, dos Estados da Bahia e da Paraíba, num grupo de 21 instituições de ensino, de 12 Estados do país. Como prêmio máximo está um curso no mais conceituado centro de pesquisa dos Estados Unidos.

 

A primeira edição da EAT aconteceu na semana de 17 a 22 de julho, em São José dos Campos, cidade sede do Alpha Lumen. Os vencedores foram divididos em categorias de escolas públicas e particulares. Entre as instituições públicas a vencedora foi a Escola Estadual Jacobina, na cidade de Jacobina, no interior da Bahia. E entre as entidades particulares de ensino o ganhador foi o Colégio Motiva, da cidade Campina Grande, na Paraíba.

 

Essa conquista dará a possibilidade dos alunos e professores premiados seguiram para um curso em 2023 no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. O que foi entendido pelos participantes como uma oportunidade única de estudarem em um dos maiores e mais conceituados centros de pesquisa em tecnologia do mundo. O programa EAT recebeu 90 estudantes e 22 professores em sua primeira edição.

 

A decisão sobre os vencedores foi tomada após análise de um júri de especialistas que avaliaram os aplicativos para telefones celulares (App) desenvolvidos pelos grupos das escolas públicas e particulares inscritas no programa Escola Avançada de Tecnologia. Também ocorreu uma votação popular, numa exibição pública dos projetos. O Desafio App foi o tema proposto para os estudantes de ensino médio.

 

Os parâmetros para o desenvolvimento dos App foram pré-definidos tendo como base o desafio de pensar em como solucionar um problema social, usando como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Os vencedores estiveram ligados diretamente aos recursos hídricos e a questão de saúde.

 

Foto: Divulgação.

 

Times campeões

 

Os vencedores foram anunciados sob grande expectativa no auditório do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), também sediado em São José dos Campos (SP), pela direção do Instituto Alpha Lumen. O vencedor das escolas públicas foi o time ‘Neurotechs’, da Escola Estadual de Jacobina.

 

A equipe baiana, que seguirá com alunos e a professora coordenadora do projeto, receberá do Alpha Lumen o suporte financeiro de passagens aéreas, hospedagem e alimentação durante a estadia nos Estados Unidos. O Neurotechs ainda levou o troféu do voto popular ocorrido em votação presencial na feira dos aplicativos. Os estudantes apresentaram o Sinensi Tech, um app com atividades para crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

 

O outro campeão, pelo grupo das escolas particulares, foi o grupo ‘Os πraios’, pertencente ao Colégio Motiva, da cidade de Campina Grande, local da Paraíba reconhecido como um dos maiores polos industriais do Nordeste. Esse grupo foi medalha de prata na Olímpiada Brasileira de Tecnologia 2021 e por este motivo foram convidados a seguirem com o desenvolvimento do aplicativo mostrado na Feira dos Apps durante o evento, como os demais integrantes da EAT.

 

O time Os πraios recebeu da organização o voucher do MIT Brazil que também dá direito a participar das atividades de imersão tecnológica. A apresentação do App Infoágua, que informa as autoridades e a companhia responsável de vazamentos no sistema de distribuição de água na rede de abastecimento.  O desperdício de água potável se perde antes de chegar às torneiras, na Paraíba, é de 38%. A constatação faz parte de um estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil.

 

Em segundo lugar ficaram uma escola pública do interior de São Paulo e uma particular do Rio de Janeiro. Em terceiro, uma pública do interior do Ceará e a particular do Distrito Federal. Entre os três primeiros lugares, que classificou seis escolas, o Nordeste ficou com 3 representantes, o Sudeste com duas e o Distrito Federal com uma.

 

A Semana EAT e a OBT Olimpíada Brasileira de Tecnologia é organizada pelo Instituto Alpha Lumen, ONG de impacto social e com foco no segmento educativo, em parceria com o ITA e o MIT Brazil. O projeto também conta com o apoio da Stone e Cloudwalk.

 

Tags :