Instituto Alpha Lumen parabeniza Ano Novo Chinês 2022 – Ano do Tigre

Em parceria coma China, o Alpha Lumen foi responsável pelo lançamento da primeira Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento no Brasil, reconhecida como a melhor iniciativa ODS 4 – Educação de Qualidade do mundo. Foto: Divulgação.

.

Não é de hoje que o Instituto Alpha Lumen, ONG de impacto social, tem uma relação estreita com o país asiático. No universo da Conexão Global, a Alpha Lumen busca interação com muitos países ao redor do mundo e com a China não seria diferente, por sua cultura milenar, seu poder de investimento tecnológico, cultural e educacional.

 

O Ano Novo Lunar, também chamado de Festa da Primavera, ou Ano Novo Chinês no ocidente, é uma das maiores datas festivas do mundo comemorada não só na China, mas também em diversos países do oriente, como a Tailândia, Vietnã, Tibete, Coreia e Japão.

 

As comemorações  estão presentes em quase todos os países que possuem forte imigração de asiáticos. No Brasil, o bairro da Liberdade, tradicional região com população sino e nipo-brasileira, realiza anualmente as comemorações do ano novo no fim de semana seguinte à passagem de ano. Entretanto, devido às restrições da COVID-19, a edição não aconteceu.

 

A relação da Alpha Lumen com a comunidade chinesa é bem estreita, iniciando com o Instituto Confúcio – UNESP e  em 2015 tivemos a primeira exibição  Cultura e Educativa Brasil-China para aprendizes e professores da Alpha estabelecendo inúmeras conexões e parcerias. Já em 2016 a aproximação foi ainda maior com a visita dos alunos da instituição ao Consulado Geral da China no Brasil para recepcionar a Vice-Primeira Ministra. O primeiro intercâmbio se deu em 2017 quando tivemos  a viagem de Lucas Gabriel para terras chinesas em busca de mais conhecimento e parcerias para a instituição. Dando sequência aos inúmeros intercâmbios e aproximação, a China foi tema de Comitê do I MUNDIAL Model Nations Debate (Simulação das Nações Unidas) realizada pelo Instituto Alpha Lumen onde alunos do próprio instituto e das escolas públicas da região puderam debater, pesquisar e discutir sobre o país asiático de forma geopolítica e econômica.

 

O marco da relação foi em 2019 quando a Alpha teve a sua primeira comitiva para a República Popular da China, considerada uma das mais antigas civilizações do mundo para participar da World Mathematics Team Championship (WMTC) uma competição mundial em grupo que avalia os conhecimentos matemáticos dos estudantes da Educação Básica a partir de uma prova realizada em várias etapas e que dura um dia inteiro.

 

Aprendizes da Equipe Alpha Lumen na OIMC foi a mais bem colocada em medalhas entre todas as escolas brasileiras que representaram o país na China, em 2019. Foto: Arquivo – Divulgação.

 

Superando inúmeros obstáculos por ser um desafio com alto nível de conhecimento exigido e mais de mil estudantes do mundo todo competindo entre si, a Equipe Alpha Lumen, foi destaque entre as escolas brasileiras com 2 medalhas de Prata, 3 medalhas de Bronze e 2 Menções honrosas.

 

A partir destas relações estabelecidas surgiu a ideia de lançar no Brasil a primeira edição da OIMC – Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento que foi um grande sucesso com a participação do país todo e com o reconhecimento da melhor iniciativa ODS 4 – Educação de Qualidade do mundo.

 

Os dois últimos anos reservaram iniciativas e participações virtuais com diversas entidades chinesas. Em 2021 um trio de estudantes da Alpha participaram e conquistaram a medalha de ouro no High School Physics Award, competição de física voltada para elaboração de artigo científico. Participaram 1835 iniciativas em todo o mundo.

 

E neste ano  já lançou o Winter Course do Brasil realizado pela CUFE Central University of Finances and Economics da China em parceria com o Instituto Alpha Lumen. O curso busca difundir a língua e cultura chinesa através de aulas de mandarim e imersões culturais com oficinas didáticas. Além disso, este ano o Winter Course engloba assuntos relacionados a Economia do Brasil e da China e Relações Internacionais entre os dois países.

 

O IAL avança dentro da sua vocação internacional com iniciativas que visam ampliar parcerias com universidades, fortalecer vínculos com instituições chinesas e ainda gerar um canal aberto para troca de experiências. O Alpha Lumen disponibiliza cursos de mandarim no Projeto Escola para seus aprendizes e para a comunidade, mantendo uma estreita relação com a Unesp e a Universidade de Hubei que com o apoio do Ministério de Educação da China, se uniram para oferecer o melhor curso de chinês do Brasil.

 

Assista ao vídeo realizado pela Alpha Lumen enaltecendo as relações estabelecidas e desejando um Feliz Ano Novo Chinês – ano do Tigre.