Motivados pela OBT, time de Novo Hamburgo já almeja voos maiores no Desafio APP

A equipe Atrôpelando, formada por alunos do Curso Técnico em Eletrônica, conquistou a medalha de bronze.

 

Orientados pelo ex-aluno e professor tutor Chrystian Antônio Alves Martins, time de jovens alunos do curso de eletrônica integrados com o Ensino Médio estão contando os dias para viagem até São José dos Campos na Semana da Escola Avançada de Tecnologia.

 

Foram 6 alunos envolvidos no projeto Vladimir Simões da Luz Junior, Pedro Stanislau Tomacheski e Luís Gustavo Lauermann Hartmann pela equipe de Matemática/Técnica e Nicolas Fernandes Kologeski, Guilherme da Cunha Pioner e Ana Maria Ramos Silveira pela equipe social.

 

Registro dos alunos que por diversas vezes se reuniram on-line devido a pandemia. Foto: Arquivo.

 

O time ATRÔPELANDO é composta por alunos de diferentes anos do curso de eletrônica que não necessariamente se conheciam. Então, o surgimento do nome foi em homenagem a uma das equipes de gincana da escola, fundada dentro do curso de eletrônica da instituição e que todos os integrantes da equipe fazem parte.

 

Os alunos desenvolveram um projeto na área do ODS 12 Consumo e Produção Responsável, eles identificaram problemas como o desperdício de alimentos. Todos os alunos fazem parte da Fundação Liberato, que possui uma estrutura voltada à educação profissional de nível técnico com 3 mil alunos matriculados, provenientes de mais de 50 municípios do Rio Grande do Sul, entre eles Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Esteio, Sapucaia do Sul, Canoas, Estância Velha, Campo Bom, Portão, Sapiranga, Dois Irmãos, São Sebastião do Caí, Bom Princípio, Feliz, Montenegro, Ivoti e muitos outros.

 

Eles contam que uma das principais motivações para participar da OBT foi a oportunidade de um desafio grandioso A simples ideia de desenvolver habilidades para criar um aplicativo, que pudesse impactar vidas e conseguir de alguma forma atenuar algum problema que hoje existe no nosso planeta, foi algo motivador.” salientaram os integrantes do time.

 

Para os alunos do time Atropelândo, ter a chance de conhecer o ITA é sensacional “conhecer centro mais importante de engenharia do nosso país e ter a chance de ir para MIT é algo maravilhoso.”

 

Além disto, o time reconhece a importância do Instituto Alpha Lumen nesta caminhada “Acreditamos que esses contatos, que o Instituto proporciona, dão a chance de muitos alunos expandirem os horizontes do conhecimento e verem que realmente o melhor caminho é estudar.”

 

Eles contam que ficaram satisfeitos com a medalha conquistada e que a escola participa de algumas outras olimpíadas.Ficamos satisfeitos, pois foi um reconhecimento de um trabalho em equipe que nos desafiou a ir além do que conhecíamos. Tradicionalmente a Fundação Liberato participa de diversas olimpíadas de diferentes áreas do conhecimento todos os anos.”

 

Também disseram que foi uma experiência muito interessante unir uma equipe de pesquisa/social e outra de matemática/técnica para identificar soluções baseados na Agenda 2030 das Nações Unidas. Foi um processo gratificante, porque tivemos a oportunidade de dividir a equipe, cada um escolheu a sua área, explorando as habilidades individuais, facilitando as divisões de tarefas e assim criando mais fluidez no andamento do projeto.”

 

Eles contam também que o apoio do professor tutor foi fundamental durante toda a jornada, pois ele acreditou no projeto e no potencial dos integrantes da equipe, nos incentivando, ajudando quando preciso e guiando quando necessário. O professor tutor convidado também atua como Gerente Comercial na Cappta | Uma empresa Stone Co, que é apoiadora da OBT.

 

Professor Mauricio Piber Maciel e Chrystian Antônio Alves Martins (mentor do time).

 

A parte mais criativa do processo todo foi a escolha do tema de pesquisa, pois foi preciso muita pesquisa, muitas ideias, todas discutidas para criar o vídeo e mostrar a importância do que o time queria abordar. O vídeo figurou entre os 10 primeiros colocados no geral, ficando com o Top 8 entre os mais de 300 vídeos analisados na OBT.

 

 

Dois representantes do time Atropelando desembarcam dia 18 de julho em São José dos Campos para a Semana Avançada de Tecnologia. Eles foram contemplados pela organização do evento Instituto Alpha Lumen com duas passagens, do professor e da aluna Ana Maria.

 

Alpha Lumen organiza a Semana da Escola Avançada de Tecnologia em julho

 

Devido a pandemia com a variante Omicron, o Instituto Alpha Lumen, ONG de Impacto Social, prorrogou a data da Semana EAT de janeiro para julho. Será um dos mais impactantes eventos para alunos das escolas públicas e privadas e que abrange estudantes de todo o país no segmento de tecnologias de ponta.

 

Trata-se da Semana da Escola Avançada da Tecnologia, que acontecerá entre os dias de 18 a 23 de julho, em São José dos Campos. Neste encontro haverá um circuito de palestras com profissionais da área tecnológica, diversas oficinas e talk shows. Logo na abertura serão apresentados cerca de 20 projetos de vários grupos integrantes do evento.

 

No circuito de palestra haverá, inclusive, exposições com integrantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ambos parceiros na constituição do evento.

 

A semana já tem confirmado a presença de 21 times, formados por professores e alunos, de 12 escolas privadas e 9 públicas de diversas partes do país.

 


A OBT – Olimpíada Brasileira de Tecnologia tem o apoio e parceria com a STONE e CLOUDWALK.