OIMC

Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento

O Instituto Alpha Lumen em parceria com a organização da maior olimpíada de matemática internacional da China WMTC – World Mathematics Team Championship & Hope Cup International, promove a 1ª edição da Olimpíada OIMC. Mais de 30 milhões de estudantes já participaram ao redor do mundo dessa competição.

A parceria tem o intuito de abrir a possibilidade para estudantes brasileiros de competirem nessa olimpíada internacional que possui 30 anos de tradição e envolve países de grande desempenho olímpico. Além de novas descobertas, novas ideias, técnicas e conhecimentos, uma vez que a organização promoverá aulas on-line de preparação para os competidores e classificará para a etapa internacional em Pequim, na China.

 

A olimpíada é totalmente gratuita para estudantes de toda rede pública. A melhor equipe da escola pública receberá do Instituto Alpha Lumen, suporte com as passagens da viagem e da organização internacional com a estadia e alimentação na China.

FORMATO INOVADOR

Em sua primeira fase abrangerá várias áreas do conhecimento e demandará intensa colaboração dos estudantes dentro de cada equipe participante.

Essas equipes serão divididas, no momento da inscrição, em dois grupos, um de pesquisa e outro de matemática. A dinâmica acontece da seguinte forma:

  1. A olimpíada acontece em rounds. Cada round versará sobre um tema: história, geografia, atualidades e tecnologia, artes, cultura Nerd, e ciências. Os temas de história, geografia e ciências serão abordados conforme a BNCC;
  2. Em cada round serão de 4 ou 5 questões. Para cada questão, o grupo de pesquisa busca as informações incógnitas faltantes. Essas informações são ligadas a temática do round;
  3. O grupo de matemática recebe as informações do grupo de pesquisa e resolve os desafios de matemática (os grupos podem, e devem, se ajudar).

FASE ON-LINE

Equipes formadas por dois grupos: um de pesquisa e outro de matemática. Cada um composto de 4 a 6 alunos.

A primeira fase da olimpíada será on-line!

 

As equipes formadas por dois grupos, um de pesquisa e outro de matemática, cada um composto de 4 a 6 alunos (equipe total, com os dois grupos, fica constituída de 8 a 12 alunos) deverão criar um grupo para sua comunicação (sugerimos um grupo de WhatsApp).

 

Um dos membros, o capitão da equipe, se conectará na plataforma IAL 360 usando o login e senha que serão enviados pela organização. No dia 21/08, os desafios serão disponibilizados na plataforma em horário especificado. O capitão, e apenas ele, será responsável pelo envio.

 

Os desafios serão cronometrados e divididos em rounds. Cada desafio envolverá uma parte de pesquisa (dentro da temática de cada round) e uma parte matemática.

 

Pontuação e maiores detalhes estão descritos no edital.

Veja o exemplo a seguir:

Questão X - Tema Star Wars

Tempo: 4 minutos

a = altura do Mestre Yoda em metros com 2 casas decimais de precisão
b = altura do Darth Vader em metros com 2 casas decimais de precisão
c = número de filhos do Anakin Skywalker

Calcule a área do triângulo usando o teorema de Herão

SEGUNDA FASE

SELETIVA

Segunda fase da OIMC e seletiva da Hope Cup International

Exclusivamente no ano de 2020, a segunda fase também será on-line.

 

Nesta fase, apenas a equipe de matemática deverá participar, uma vez que as questões não envolverão pesquisa e já serão no formato da fase internacional.

 

Para tanto, serão disponibilizadas aulas, vídeos, e materiais preparados por professores medalhistas olímpicos, voluntários e da equipe do projeto escola Alpha Lumen, com vasta experiência nesse tipo de preparação.

Nuricel Aguilera

Física e Astrônoma, Mestranda em Tecnologias da Inteligência Digital, Educadora e pesquisadora. Com 40 anos lecionando em sala de aula, Nuricel é Fundadora do Instituto Alpha Lumen.

José Lucivaldo

O Prof. José é Licenciado em matemática pela USP e mestrando em matemática pela Unifesp. Com 29 anos de aula foi Professor Destaque OBMEP, Team Líder Olimpíada de Matemática.

Maxsuel de Oliveira

Professor do ensino médio e pré-vestibular, atua na área, desde 2005, lecionando na rede pública e em universidades privadas. Formado em matemática pela Universidade de Taubaté.

Arthur Covatti

Graduado no ITA é professor de Olimpíadas, há 5 anos. Foi duas vezes premiado na OBM Universitária e fez parte da equipe brasileira na International Mathematics Competition e da Copa Internacional de Cálculo.

Felipe Martins

Olímpico universitário. Medalhista de bronze na OBM (2019) e menção honrosa na OLUF (2018). Prata na OBF e bronze na OBQ, durante o ensino médio. Graduando em Engenharia da Computação pelo ITA.

Gustavo Empinotti

Ex-olímpico de matemática. Medalhista de ouro na OBM, bronze na IMO (2010 e 2011), entre outras olimpíadas internacionais. Formado em Matemática pela Universidade de Stanford.

FASE INTERNACIONAL

As melhores equipes poderão participar da WMTC na China!

Na fase internacional, a prova será feita em equipe com premiação por equipe e dos destaques individuais. A competição envolve milhares de alunos de dezenas de países.

 

Todos os times ficam em um mesmo hotel, em Pequim, na China, de 4 a 5 dias, sendo que além da prova são feitos passeios pela região, como: para a Cidade Proibida, o Palácio de Verão e a Grande Muralha da China.

 

Mais detalhes, clique aqui.

PREMIAÇÃO

Prêmios para a escola, professor e alunos!

PREMIAÇÃO DIAMANTE

Alunos
Escola Pública
  • Equipe de matemática classifica para etapa internacional (viagem custeada)
  • Tablet para todos alunos da equipe de pesquisa
Escola Particular
  • Equipe de matemática classifica para a etapa internacional
  • Tablet para todos alunos (de ambas equipes)
Professores
Escola Pública
  • Mil reais em dinheiro
Escola Particular
  • Mil reais em dinheiro
Escola
Escola Pública
  • Um datashow
  • Troféu
Escola Particular
  • Troféu

FASE 01 - 21 DE AGOSTO

Participe deste grande evento Brasil-China que vai além da matemática e envolve várias áreas do conhecimento

INSCRIÇÕES

Lembrando que a melhor escola pública e a melhor escola particular são classificadas para a etapa internacional que acontece em Beijing na China!

 

A melhor escola pública terá ajuda da organização para custear parte das despesas.

REGULAMENTO E CALENDÁRIO

Faça aqui o download do regulamento:

OUTRAS DÚVIDAS

ENVIE UM EMAIL PARA