As olimpíadas do conhecimento promovidas pelas instituições de ensino são tradicionalmente uma forma de proporcionar a estudantes e professores novas descobertas que estimulam ideias e técnicas em diversas áreas do saber.
Durante o período da pandemia, no entanto, essa atividade teve que ser readequada para o ambiente virtual, criando mais um desafio de engajamento aos alunos. Mas um fato positivo também ocorreu: a oportunidade de gerar interação entre jovens de cidades distintas pelo Brasil e até mesmo de outros países que buscam oportunidade de desenvolver novas habilidades para resolver problemas.
Este foi o caso do Instituto Alpha Lumen, de São José dos Campos, interior de São Paulo. Ao adaptar as suas competições anuais que envolviam majoritariamente a participação de escolas públicas da cidade, a ONG percebeu um grande interesse de alunos de outros Estados brasileiros e até inscrições de escolas da Angola, Moçambique, Cabo Verde e dos Estados Unidos.
Há dois anos a instituição já vinha desenvolvendo uma plataforma virtual que pudesse promover desafios de alcance global e para outros projetos, mas foi a Covid-19 que acelerou o processo de implantação. A primeira experiência ocorreu com o lançamento da Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento (OIMC), com prioridade para escolas públicas. O objetivo era motivar estudantes de todo país a estudar de forma prazerosa, apesar dos desafios do momento.
No total, cerca de cinco mil alunos e professores de 500 instituições de ensino de todos os Estados do Brasil e Distrito Federal fizeram inscrições, além das equipes dos países estrangeiros. A próxima ação educacional que seguirá o mesmo formato será o Torneio Brasileiro de Sustentabilidade, com início em 21 de setembro.
“As olimpíadas, torneios e todas outras formas que tornem o aprendizado em algo prazeroso fazem com que alunos e professores sintam-se mais estimulados a descobrir o novo. Mas a pandemia trouxe um desafio adicional para o sistema de ensino convencional e acelerou a implantação de tecnologias que estavam ainda em desenvolvimento”, disse Nuricel Villalonga Aguilera, diretora do Instituto Alpha Lumen. “No nosso caso, a surpresa positiva é que o ambiente virtual conseguiu não somente manter o interesse dos jovens pelo conhecimento, mas também possibilitou um intercâmbio de escolas públicas e privadas brasileiras e internacionais de forma sem precedente.”
Segundo o Instituto Alpha Lumen, além criar a motivação necessária para a interação dos alunos nesse momento de crise sanitária e necessidade de isolamento social, a intenção é continuar desenvolvendo novas plataformas digitais que permitem oferecer cursos e oficinas para escolas de todo o país. Um dos objetivos é prestar apoio às crianças com altas habilidades de cidades pequenas que não tem o suporte necessário, e oferecer ajuda a professores que buscam soluções inovadoras.
R. Clóvis Beviláqua, 868 - Jd. Esplanada
São José dos Campos - SP, 12242-790
R. Cel. Manoel Martins Jr., 421 - Jd. Esplanada II
São José dos Campos - SP, 12242-810
© Copyright 2024 - Instituto Alpha Lumen | Política de Privacidade | Termos de Uso