Os quatro pilares do saneamento básico

TBS 2020 aborda a importância dos quatro pilares do saneamento básico

A qualidade de vida na sociedade só é possível com o respeito ao meio ambiente porque depende de saneamento básico, dividido em quatro pilares: tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem da água da chuva e, por fim, a gestão de resíduos sólidos gerados e a limpeza urbana.

 

Precisamos de água potável para beber e sobreviver e o seu tratamento é fundamental, assim como a distribuição para chegar até as pessoas. A coleta e o tratamento de esgoto são necessários, pois a água utilizada não deve poluir os rios, mares, oceanos e solos.

 

As águas pluviais não conseguem infiltrar no solo impermeabilizado e, por este motivo, é feita a coleta e destinação adequada para esta água da chuva. E, para finalizar os quatro pilares, a gestão de resíduos sólidos gerados e a limpeza urbana precisam acontecer para evitar a poluição também.

 

Água de qualidade, drenagens pluviais, esgoto eficiente, resíduos sólidos e limpeza urbana integram os quatro pilares do saneamento básico. Imagem: Divulgação.

 

Você já criou consciência de tudo o que é necessário para ter qualidade de vida? Não perca o Primeiro Torneio Brasileiro de SustentabilidadeTBS que será totalmente online para estudantes de escolas e universidades de todo o Brasil e é organizado pelo Instituto Alpha Lumen em parceria com a Ball Corporation.

 

 

Aprenda, Pesquise, Planeje e Execute!

 

O TBS 2020 é uma competição para quem gosta de desafios e queira fazer a diferença.

 

Acesse o site alphalumen.org.br/torneio-brasileiro-de-sustentabilidade e inscreva seu projeto. Sua ideia pode ganhar muitos prêmios e ainda ajudar a melhorar o mundo!