Projeto Escola Alpha Lumen valoriza jovens cientistas em tempos de pandemia em todas as áreas

Alpha Lumen Jovens Cientistas

Foto demonstrando atividades no laboratório na unidade do Projeto Escola do IAL seguindo todos os protocolos e experimentos dos aprendizes que estão em casa. Foto: Arquivo/Divulgação

 

A pandemia do Coronavirus trouxe muitos desafios ao mundo e, no âmbito escolar, inúmeros foram os obstáculos. A ONG de impacto social, Instituto Alpha Lumen, aqui da cidade de São José dos Campos sempre de forma criativa e acolhedora uniu esforços para atender os diferentes interesses e talentos dos seus aprendizes dentro do Projeto Escola, nas várias áreas, incluindo a científica e tecnológica. São as atividades nas áreas STEAM (science, technology, engineering, arts and mathematics) que incluem, robótica, programação, design de games entre outros.

 

Um dos projetos iniciados nesta pandemia e de grande sucesso entre todos os participantes foi a maleta STEAM desenvolvida pelo IAL – o Mobile Maker Lab enviada para todos os alunos do fundamental I e II, repletas de experimentos incríveis e com muitas surpresas. A garotada pôde fazer as atividades tanto no presencial durante as aulas, seguindo todos os protocolos de saúde, como em casa, para aqueles que estão on-line. A garotada desenvolveu uma luneta, bússolas, fez análises de filtragem de água, construção de estruturas, cultivo de fungos e muito mais.

 

Para a galera do fundamental II e Médio temos ainda diversas equipes fazendo desenvolvimento e planejamento nas atividades de robótica e desenvolvimento de games. A turminha também tem aulas de programação, preparação de olimpíadas, aliás, a Alpha Lumen é recordista de medalha olímpica científica no Brasil em termos percentuais. Nossos jovens pesquisadores participam de um super projeto em parceria com a UNIFESP de iniciação científica chamado VERUS, que descreve cientificamente notícias que circulam nas redes sociais num trabalho de segurança no combate à fake news.

 

E as atividades do Projeto Escola não param por aí, as outras áreas humanas, artes, educação física também recebem um olhar super especial, tanto que o IAL lançou dois novos projetos, a 1ª edição do Galeria de Arte à céu aberto e o 1º Torneio de carrinhos de rolimã nos espaços do Projeto Escola da Alpha Lumen.

 

Lembrando que o Instituto Alpha Lumen preza pela segurança de todos seus aprendizes e colaboradores mantendo todas as medidas preventivas de distanciamento, máscara adequada e segura, álcool em gel.