Alpha Notícias

Sete premissas para uma nova educação

Fundadora do Instituto Alpha Lumen, Nuricel Agulera lista as sete premissas para uma nova educação

 

 

 

A educação, assim como qualquer área, necessita se manter atualizada e estar renovando sua forma de interagir com o mundo o tempo todo. Para isso, algumas premissas podem ser seguidas para trazer um novo meio de ensinar aos alunos. A fundadora do Instituto Alpha Lumen (IAL), Nuricel Aguilera, listou as sete premissas para uma nova educação, confira:

 

1. INVESTIMENTO

A solução para a maioria dos problemas estruturais em sociedade é investir em educação. No Brasil, por exemplo, nem todo mundo enxerga a questão dessa forma – o que é em si um grande obstáculo para o crescimento do país como um todo.

 

2. VALORIZAÇÃO

Quem trabalha com educação precisa ter orgulho e saber a real importância de sua atuação – e inspirar os outros com este pensamento. E agregar valor passa por ampliar cada vez mais o conhecimento acadêmico e do mundo, apreendendo as conexões entre a teoria e a realidade.

 

3. PERSEVERANÇA

Teimosia é uma característica importante para quem gosta de ensinar e aprender: é a atitude de transformar sonhos em realidade independentemente das dificuldades. Priorizar o foco nas soluções, e não nos problemas pensando: o que fiz para sair de uma situação adversa? O que eu fiz de bom, para mudar, para construir? E com base nas respostas reinventar-se!

 

4. INSPIRAÇÃO

O processo educacional baseia-se em instigar no outro (seja um colega professor, ou, um aprendiz) a buscar o autoconhecimento, a autonomia, a articulação e a apropriação do saber de forma aplicável no dia a dia. Inspirá-los, por exemplo, a utilizar aquele aprendizado em matemática em uma situação real – para crianças, uma divisão de brinquedos.

 

5. CIDADANIA

É função primária do educador balancear os aprendizados para que o aluno se torne, acima de tudo, um bom cidadão, com noções éticas e de boa convivência em grupo. O estudante tem que ser capaz de enxergar o que está nas entrelinhas de seu cotidiano e colocar seu talento a serviço da sociedade.

 

6. DETERMINAÇÃO

É claro que quem se aventura na jornada do saber – para ensinar ou aprender – precisa estar ciente dos riscos e dificuldades pelo caminho. No caso dos docentes, a falta de reconhecimento e de uma remuneração mais adequada, e, para os jovens, a responsabilidade na tomada de decisões que podem definir seu futuro. Mas só dessa forma é possível enfrentá-los com ainda mais vontade.

 

7. FOCO

A verdade é que Educação (assim, com E maiúsculo) é muito mais do que formar um estudante para que ele seja bom em uma ou duas matérias, que cresça com um simples objetivo do passar no vestibular – sem saber, na verdade, qual profissão seguir ou mesmo se as regras sociais vigentes se aplicam a ele. É preciso elucidar sobre os caminhos a serem seguidos.

 


FONTE: UNIVERSIA