Sistema Aquífero Guarani

TBS 2020 aborda sobre a importância do sistema aquífero Guarani.

 

O gigante subterrâneo

 

Os aquíferos são reservas de águas subterrâneas, que se formam a partir de solos compostos por rochas porosas e permeáveis. Eles são os principais responsáveis pelos rios que não somem no período de seca: os rios perenes, essenciais para o abastecimento das cidades.

 

O SAG – Sistema Aquífero Guarani recebeu o atual nome em 1996, em homenagem aos povos que habitavam a região. Porém, antigamente era conhecido por “Aquífero gigante do Mercosul” ou “Aquífero Botucatu”.

 

E sua fama de gigante não é à toa: o maior Aquífero do mundo se encontra em 4 países da América do Sul e, somente no Brasil, ele ocupa uma área superior a 840.000 Km², armazenando 160 trilhões de litros de água subterrânea.

 

São números tão grandes que a quantidade de água da qual estamos nos referindo é desafiadora para a imaginação. Para ter uma ideia, o Aquífero Guarani armazena a quantidade de água de 64 mil piscinas olímpicas, aproximadamente.

 

Além de suas dimensões colossais, o Sistema Aquífero Guarani tem muita importância para o meio ambiente e para a sociedade. A cada nova crise hídrica, o diálogo sobre o uso da água subterrânea aumenta e precisamos considerar essas reflexões para a exploração do SAG, que não é exclusivamente do brasileiro, e causará impactos ambientais.

 

Fonte: SAG. Imagem: Divulgação.

 

Esse e outros temas relacionados ao Meio Ambiente você confere durante o 1º TBS – Torneio Brasileiro de Sustentabilidade, totalmente online para estudantes de escolas e universidades de todo o Brasil e é organizado pelo Instituto Alpha Lumen em parceria com a Ball Corporation.

 

 

Aprenda, Pesquise, Planeje e Execute!

 

O TBS 2020 é uma competição para quem gosta de desafios e queira fazer a diferença.

 

Acesse o site alphalumen.org.br/torneio-brasileiro-de-sustentabilidade e inscreva seu projeto. Sua ideia pode ganhar muitos prêmios e ainda ajudar a melhorar o mundo!