Terceira edição do Congresso Internacional Conexões está com inscrições abertas

GRANDES NOMES ANALISAM A VIDA NOS UNIVERSOS DO REAL E DO VIRTUAL, ENTRE ELES EDGAR MORIN, RICCARDO MAZZEO E NOMES DE DESTAQUE NA INTELECTUALIDADE NACIONAL.

 

O 3º Congresso Internacional Conexões 2022: A Vida em Dois Universos, promovido pelo Instituto Alpha Lumen, ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de novembro. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia do início das atividades, na plataforma Sympla e haverá emissão de certificado. O evento, totalmente virtual, reúne nomes de destaque no cenário nacional e internacional e uma intensa programação com temas que vão desde a educação ao metaverso.

 

O encontro investe numa leitura analítica e crítica sobre os impactos da tecnologia na sociedade e na educação. Diante desta proposta, foram convidados profissionais com grande reconhecimento e poder de análise sobre o atual cenário. O evento tem apoio da Fondation Edgar Morin e do Instituto Virgolim.

 

“Uma nova Era está sendo criada pela complexidade e pela convergência entre novos modelos e isso está mudando a sociedade e abrindo novas e múltiplas oportunidades e também ameaças. Esse encontro é para refletir e agir acerca do papel da educação frente aos grandes desafios e mudanças repentinas que todos enfrentamos em nossa sociedade”, propõe a diretora do Instituto Alpha Lumen, Nuricel Villalonga.

 

Entre os palestrantes estão nomes de destaque em suas áreas como o editor, escritor, ensaísta e filósofo italiano Riccardo Mazzeo. E ainda a participação especial de um dos maiores intelectuais do século 20, o antropólogo, sociólogo e filósofo francês Edgar Morin. Além de intelectuais consagrados no país nas áreas da filosofia e da educação, que estarão entre as palestras mais concorridas.

 

Estão programadas 10 palestras e 2 painéis nos três dias de evento.

 

No dia 10, a abertura ocorrerá às 15 horas com a fundadora e diretora do Instituto Alpha Lumen, a astrofísica Nuricel Villalonga. Haverá duas palestras na sequência, com temas sobre altas habilidades e educação, e o dia se encerrará com a palestra magna de Luiz Felipe Pondé, Educação: A convergência do físico e do digital, das 19 às 20 horas.

 

Na sexta-feira (11) serão três palestras e dois painéis, tendo início às 9 horas e seguindo até 20h30 com abordagem sobre educação, saúde mental, altas habilidades, tecnologia e educação. O dia se encerrará com a palestra magna às 19 horas com a filósofa e escritora Viviane Mosé, que abordará Educação: A democratização das tecnologias. Todas as atividades terão mediadores.

 

No sábado (12) e último dia do congresso, que se iniciará às 9 horas e se encerrará às 18h30, ocorrerão quatro palestras. Os temas continuam numa pegada analítica sobre os universos da realidade e da virtualidade como Complexidade: Transformação social e tecnologia, Educação e Altas Habilidades, além de Complexidade e Educação. Das 17 às 18h30 o filósofo italiano Ricardo Mazzeo apresentará a palestra magna A complexidade entre o humano e a AI Inteligência Artificial, com tradução simultânea do italiano para o português.

 

Os congressos internacionais Conexões acontecem sempre em novembro, desde 2020, quando aconteceu sua primeira edição sob o tema A Educação Gerando Rede de Transformação. Em 2021, o segundo encontro trouxe o tema A Nova Era da Complexidade. E esse ano sob a temática A Vida em Dois Universos. São sempre gratuitos e com certificado de participação.

 

Link para inscrição:  https://www.sympla.com.br/evento-online/conexoes-2022-a-vida-em-dois-universos/1773421

 

Acesse a página oficial:

https://alphalumen.org.br/conexoes2022/

Tags :