Vinícius Vanzella foi aprovado nas três principais universidades do país

Aluno do Instituto Alpha Lumen conquista a tríplice coroa, USP, Unicamp e UNESP

Sua última apresentação no Alpha Em Canto de 2021 ainda no 3º médio antes da formatura. Foto: Divulgação.

 

Vanzella entrou em 2017 no Projeto Escola do Instituto Alpha Lumen no 8º ano do Ensino Fundamental II. Aos 13 anos, o jovem aluno se encantou com tantas possibilidades de conteúdo e logo se aproximou da construção do projeto Alpha Em Canto..

 

Contagiados por sua irmã, Luna, que havia participado do Processo Seletivo e se matriculado nos anos finais do Ensino Médio, a família toda viu uma grande possibilidade dos filhos de estudarem na Alpha “A experiência de estudar no Alpha Lumen ofereceu ao Vinicius uma oportunidade de ampliar profundamente os horizontes e isso foi fundamental na sua formação e no caminho que escolheu. O amplo “cardápio” oferecido e a seriedade com que os aprendizes conduzem projetos, como o Alpha Em Canto, se refletiu no sucesso que ele teve ao ser aprovado na Unicamp, onde se matriculou, na Unesp e na USP, onde inclusive obteve o 1° lugar.” – comentou a mãe Márcia Vanzella.

 

Memorável apresentação no Alpha Em Canto de 2019 no Teatro Colinas. Foto: Divulgação.

 

No início Vanzella, como é chamado, foi relutante em prosseguir principalmente pela troca de ambiente escolar, já estava há muito tempo na escola anterior e formado vários vínculos. Aos poucos Vinicius foi se adaptando ao movimento acolhedor que a Alpha mantém junto aos seus aprendizes. Com isto, ele se permitiu a novas relações sociais dentro da nova escola (o Projeto Escola Alpha). “A princípio eu estava relutante quanto a poder pertencer ao Alpha, mais porque não queria ter de me adaptar a uma vida nova. Depois de uma semana de praticamente birra, sem nem tentar socializar, eu simplesmente cedi ao esperado que era minha adaptação. Sinto que isso foi a única coisa que impediu meu acolhimento no começo porque meus colegas de sala sempre estavam ali tentando falar comigo e dispostos a me acolher e os professores eram muito amigáveis. Mas quanto aos projetos como AEC, eu só fui me sentir mais pertencente no fim do ano, mas também por uma dificuldade minha de falar em um ambiente novo. Participei do audiovisual e AEC somente ouvindo durante muitos meses, pra começar a ter voz mesmo no fim de 2017 e começo de 2018.” comentou Vini

 

Apesar de uma espetacular inclinação para atividade artística, principalmente na música, Vinicius Vanzella se destacou em todas as matérias de acordo com os seus professores “Sem dúvida o Vinicius era muito dedicado, a gente sabia que ele iria bem seja qual matéria fosse” – comentaram seus professores nas mais variadas disciplinas.

 

Vinicius foi aprovado em várias Universidades e obteve uma pontuação relevante no ENEM 2021, a maioria relacionada com a música. Ele alcançou a tríplice coroa USP, UNESP e UNICAMP. Para sua mãe este momento é único “É contagiante o entusiasmo dele com o ambiente universitário e, para nós, uma tranquilidade perceber o preparo que teve para este momento, a estrutura de apoio oferecida pela Unicamp, além da integração com os “Alpha unicampers”, o grupo de egressos do Alpha que se formou em Campinas. Estamos todos muito felizes! – comentou Marcia Vanzella

 

Durante o II Mundial (simulação das Nações Unidas) em dueto com outra aluna da Alpha. Foto: Divulgação.

 

Ele também comenta sobre o que a música representa e quais são os seus próximos passos. “A música, no contexto que eu a percebo (pois existem outros ângulos para se ver isso, claro), representa antes de tudo a arte como forma de expressão, os motivos da necessidade dessa expressão ou não, os motivos do consumo comercial e/ou artístico dela e todos os porquês que levam o ser humano a tomar uma atitude ou não, sejam estes porquês estéticos, ideológicos ou comerciais. Assim, o porquê de fazer música, para mim, é simplesmente uma busca por uma melhor compreensão dos porquês em geral, simbolizados em uma atividade com diversas e amplas possibilidades, que exige tanto estudo quanto prática, e pode ser muito agradável para minha cabeça. Assim, meus próximos passos tanto na graduação quanto após isso, é compreender cada vez mais o porquê de tudo que posso compreender. Como quero seguir nesse caminho mais “intelectual” e teórico do que necessariamente prático, meu plano (atual) é seguir na universidade após a graduação com mestrados, doutorados e quem sabe dar aula.

 

2021 recebendo o diploma de conclusão do 3º médio. Foto: Divulgação.

 

Vinícius conta como está a sua vida em 2022 já em Campinas “Já estou morando em Campinas mas não diria que já vivenciei bem o curso. Só tive um mês de aulas até agora e ainda nem consegui organizar direito (como eu queria) um cronograma de estudos ou conhecer as salas, saber quanto tempo eu vou ter livre pra sair nem nada, mas já posso afirmar que é uma experiência muito nova do que eu conhecia. Tanto em termos gerais de universidade quanto como um contexto musical, visto que eu nunca tinha estado em um lugar em que haviam tantos músicos tão capacitados, andando não só com violões mas com clarinetas, flautas, marimbas e contra baixos para todos os lados, tornando esse ambiente de universidade muito rico. E durante as aulas tenho tido contato com gente realmente muito manjada de cada assunto que antes eu só consegui pesquisar em livros por não saber quem eram as pessoas capacitadas para me ensinar esses assuntos como é possível no ambiente acadêmico. E nesse sentido, ainda me sinto muito bem de ter escolhido a Unicamp porque me aparenta ser muito mais fácil de conviver com pessoas para além do meu curso e além do meu Instituto. Não posso falar sobre as outras universidades que não estou presenciando, mas posso dizer que, apesar do nítido sucateamento que a Unicamp vem e está passando, o meio universitário de contato com estudantes das engenharias, exatas, humanas, biológicas e as mais diversas áreas em um só lugar, e o contato com a iniciação científica e à pesquisa que a Unicamp me vem proporcionando será de extrema significância para meu desenvolvimento como pessoa.”

Tags :